Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • fazer itinerário de visitas;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • apresentar tabelas de preços;
    • requisitar material de consumo;
    • tomar decisões;
    • entrevistar novos candidatos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • definir participação no mercado;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • organizar eventos científicos;
    • organizar material de trabalho;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • preencher contrato;
    • alterar contratos de clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • atender solicitação de clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • visitar cliente pós-venda;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • contatar clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • gerar demanda de produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • classificar clientes por potencial;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • explicar formas de pagamento;
    • planejar sequência de trabalho;
    • integrar novos funcionários;
    • classificar clientes por faturamento;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • emitir recibo de venda;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • agendar horário;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar criatividade;
    • entregar brindes ao cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • entregar produtos vendidos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • relatar visitas;
    • explicar objetivos da visita;
    • analisar potencial de clientes;
    • discriminar tipos de serviços;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • discriminar tipos de produtos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar confiança;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • trabalhar sob pressão;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • participar de reuniões;
    • contornar situações adversas;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • calcular custo do produto;
    • requisitar assistência técnica;
    • enviar brindes ao cliente;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • prever vendas;
    • gerenciar verbas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • verificar opiniões do cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar senso ético;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • renovar contratos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • divulgar eventos científicos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • identificar necessidades do cliente;
    • implementar estratégias de marketing;
    • fornecer amostras;
    • comunicar as transações realizadas;
    • requisitar material de divulgação;
    • visitar área industrial da empresa;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • intermediar apoio científico para clientes;

    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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