Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.111,42 e R$ 10.028,79, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 3.111,42 37.337,03 777,85 15,17
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 7.648,38 91.780,56 1.912,10 37,29
Teto Salarial 10.028,79 120.345,43 2.507,20 48,89


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • fazer itinerário de visitas;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • integrar novos funcionários;
    • agendar horário;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • gerenciar verbas;
    • fornecer amostras;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • planejar sequência de trabalho;
    • demonstrar resiliência;
    • discriminar tipos de serviços;
    • requisitar material de divulgação;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • contatar clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar confiança;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • preencher contrato;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • divulgar eventos científicos;
    • definir participação no mercado;
    • implantar contratos de serviços;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atender solicitação de clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • demonstrar senso de organização;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • visitar área industrial da empresa;
    • treinar novos funcionários;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • requisitar troca de produtos;
    • renovar contratos;
    • participar de reuniões;
    • explicar formas de pagamento;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • entrevistar novos candidatos;
    • classificar clientes por potencial;
    • discutir estratégias com o superior;
    • visitar cliente pós-venda;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar senso ético;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • classificar clientes por faturamento;
    • requisitar assistência técnica;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • contornar situações adversas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • identificar necessidades do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • prever vendas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • consultar publicações técnicas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • calcular custo do produto;
    • requisitar material de consumo;
    • verificar opiniões do cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar criatividade;
    • entregar brindes ao cliente;
    • implementar estratégias de marketing;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • tomar decisões;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • relatar visitas;
    • emitir recibo de venda;
    • obter informações de pré-venda;


    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista