Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar senso ético;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • entregar brindes ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • divulgar eventos científicos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • visitar área industrial da empresa;
    • organizar material de trabalho;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • verificar opiniões do cliente;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • analisar potencial de clientes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • discriminar tipos de produtos;
    • relatar visitas;
    • gerenciar verbas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • requisitar material de divulgação;
    • planejar sequência de trabalho;
    • explicar formas de pagamento;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • preencher contrato;
    • enviar brindes ao cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • implantar contratos de serviços;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • agendar horário;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • organizar eventos científicos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • consultar publicações técnicas;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • entregar produtos vendidos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • contornar situações adversas;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • participar de reuniões;
    • contatar clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • integrar novos funcionários;
    • obter informações de pré-venda;
    • apresentar tabelas de preços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • classificar clientes por potencial;
    • trabalhar em equipe;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar confiança;
    • requisitar material de consumo;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • prever vendas;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • demonstrar resiliência;
    • definir estratégia de marketing;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • tomar decisões;
    • fornecer amostras;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • explicar objetivos da visita;
    • definir participação no mercado;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • renovar contratos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • classificar clientes por faturamento;
    • calcular custo do produto;
    • atender solicitação de clientes;
    • requisitar troca de produtos;


    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional