Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • apresentar tabelas de preços;
    • visitar cliente pós-venda;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • fornecer amostras;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar senso ético;
    • prever vendas;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • contornar situações adversas;
    • definir participação no mercado;
    • definir autonomia para negociação;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar resiliência;
    • classificar clientes por potencial;
    • contatar clientes;
    • entregar brindes ao cliente;
    • agendar horário;
    • emitir recibo de venda;
    • discutir estratégias com o superior;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • enviar brindes ao cliente;
    • discriminar tipos de produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • trabalhar sob pressão;
    • organizar eventos científicos;
    • relatar visitas;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar confiança;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar criatividade;
    • gerar demanda de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • visitar área industrial da empresa;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • participar de reuniões;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • verificar opiniões do cliente;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • comunicar as transações realizadas;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • receber pagamento do produto;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • preencher contrato;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • gerenciar verbas;
    • obter informações de pré-venda;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • atender solicitação de clientes;
    • requisitar material de divulgação;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • entrevistar novos candidatos;
    • entregar produtos vendidos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • renovar contratos;
    • tirar pedidos de produtos;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • tomar decisões;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • requisitar material de consumo;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • planejar sequência de trabalho;
    • implementar estratégias de marketing;
    • explicar objetivos da visita;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • organizar material de trabalho;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • analisar potencial de clientes;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • integrar novos funcionários;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • fazer itinerário de visitas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • requisitar troca de produtos;
    • consultar publicações técnicas;
    • controlar vendas efetuadas;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • divulgar eventos científicos;
    • calcular custo do produto;
    • implantar contratos de serviços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • explicar formas de pagamento;


    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear