Salário para o cargo de Propagandista de produtos famacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Propagandista de produtos famacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Propagandista de produtos famacêuticos

Um Propagandista de produtos famacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Propagandista de produtos famacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Propagandista de produtos famacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir estratégia de marketing;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • requisitar material de consumo;
    • entregar brindes ao cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • alterar contratos de clientes;
    • explicar objetivos da visita;
    • controlar vendas efetuadas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • definir participação no mercado;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • requisitar material de divulgação;
    • gerar demanda de produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • contatar clientes;
    • calcular custo do produto;
    • demonstrar senso ético;
    • enviar brindes ao cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • demonstrar flexibilidade;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • renovar contratos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • visitar área industrial da empresa;
    • trabalhar sob pressão;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • preencher contrato;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • organizar eventos científicos;
    • requisitar assistência técnica;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • fornecer amostras;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • entregar produtos vendidos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • gerenciar verbas;
    • atender solicitação de clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • discriminar tipos de serviços;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • participar de reuniões;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • receber pagamento do produto;
    • tomar decisões;
    • requisitar troca de produtos;
    • explicar formas de pagamento;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • verificar opiniões do cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • obter informações de pré-venda;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • agendar horário;
    • prever vendas;
    • definir autonomia para negociação;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar confiança;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • visitar cliente pós-venda;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • consultar publicações técnicas;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • implementar estratégias de marketing;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • apresentar tabelas de preços;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • implantar contratos de serviços;
    • entrevistar novos candidatos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • relatar visitas;
    • classificar clientes por faturamento;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • divulgar eventos científicos;


    Setores que mais contratam Propagandista de produtos famacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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