Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.227,68 e R$ 11.867,22, com a média salarial de R$ 6.474,14 e o salário mediana em R$ 6.032,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.474,14 77.689,68 1.618,54 30,83
1º Quartil 4.227,68 50.732,16 1.056,92 20,13
Salário Mediana 6.032,00 72.384,00 1.508,00 28,72
3º Quartil 9.797,66 117.571,92 2.449,42 46,66
Teto Salarial 11.867,22 142.406,64 2.966,81 56,51


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • divulgar eventos científicos;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • participar de reuniões;
  • esclarecer dados científicos do produto;
  • organizar material de trabalho;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • discutir estratégias com o superior;
  • verificar opiniões do cliente;
  • participar de palestras relacionadas a área;
  • implementar estratégias de marketing;
  • integrar novos funcionários;
  • gerenciar verbas;
  • contatar clientes;
  • intermediar apoio científico para clientes;
  • consultar publicações técnicas;
  • discriminar tipos de produtos;
  • gerar demanda de produtos;
  • tomar decisões;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar eventos científicos;
  • obter informações de pré-venda;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • demonstrar confiança;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • assessorar os vendedores na venda;
  • requisitar material de divulgação;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • demonstrar resiliência;
  • explicar objetivos da visita;
  • realizar pesquisas junto aos clientes;
  • participar de lançamento de novos produtos;
  • convidar clientes para lançamento de produtos;
  • relatar irregularidades dos produtos;
  • fornecer amostras;
  • demonstrar flexibilidade;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • identificar necessidades do cliente;
  • atualizar cadastro de clientes;
  • apresentar tabelas de preços;
  • comunicar as transações realizadas;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • atender solicitação de clientes;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • trabalhar sob pressão;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • treinar novos funcionários;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • relatar visitas;
  • demonstrar criatividade;
  • participar de feiras relacionadas a área;
  • demonstrar senso ético;
  • entregar brindes ao cliente;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • classificar clientes por potencial;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • visitar área industrial da empresa;
  • agendar horário;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • fazer itinerário de visitas;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • planejar sequência de trabalho;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • analisar potencial de clientes;


Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Agências de publicidade
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Fabricação de alimentos dietéticos e complementos alimentares
  • Fabricação de outros produtos alimentícios
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico
  • Fabricação de materiais para medicina e odontologia
  • Comércio varejista de medicamentos veterinários
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria




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