Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • verificar clientes inadimplentes;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar criatividade;
    • fornecer amostras;
    • consultar publicações técnicas;
    • entregar produtos vendidos;
    • agendar horário;
    • alterar contratos de clientes;
    • controlar vendas efetuadas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • visitar cliente pós-venda;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • planejar sequência de trabalho;
    • explicar objetivos da visita;
    • atender solicitação de clientes;
    • fazer itinerário de visitas;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • relatar visitas;
    • organizar material de trabalho;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • analisar potencial de clientes;
    • renovar contratos;
    • requisitar material de divulgação;
    • definir autonomia para negociação;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • explicar formas de pagamento;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • requisitar troca de produtos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • preencher contrato;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • contornar situações adversas;
    • participar de reuniões;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • divulgar eventos científicos;
    • treinar novos funcionários;
    • enviar brindes ao cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar confiança;
    • definir participação no mercado;
    • comunicar as transações realizadas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • calcular custo do produto;
    • entrevistar novos candidatos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • visitar área industrial da empresa;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • emitir recibo de venda;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar senso ético;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar resiliência;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • entregar brindes ao cliente;
    • tomar decisões;
    • definir estratégia de marketing;
    • obter informações de pré-venda;
    • requisitar material de consumo;
    • tirar pedidos de produtos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • prever vendas;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • requisitar assistência técnica;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • identificar necessidades do cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • discriminar tipos de serviços;
    • gerenciar verbas;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • apresentar tabelas de preços;
    • classificar clientes por potencial;
    • organizar eventos científicos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • contatar clientes;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerar demanda de produtos;


    Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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