Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.111,42 e R$ 10.028,79, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 3.111,42 37.337,03 777,85 15,17
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 7.648,38 91.780,56 1.912,10 37,29
Teto Salarial 10.028,79 120.345,43 2.507,20 48,89


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • atender solicitação de clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • contornar situações adversas;
    • requisitar material de consumo;
    • comunicar as transações realizadas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • contatar clientes;
    • prever vendas;
    • requisitar troca de produtos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • explicar formas de pagamento;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar criatividade;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar confiança;
    • treinar novos funcionários;
    • planejar sequência de trabalho;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • renovar contratos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar flexibilidade;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • explicar objetivos da visita;
    • participar de reuniões;
    • tirar pedidos de produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • implantar contratos de serviços;
    • enviar brindes ao cliente;
    • classificar clientes por potencial;
    • gerenciar verbas;
    • fornecer amostras;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar resiliência;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • receber pagamento do produto;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • tomar decisões;
    • visitar cliente pós-venda;
    • definir estratégia de marketing;
    • alterar contratos de clientes;
    • preencher contrato;
    • visitar área industrial da empresa;
    • organizar eventos científicos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • relatar visitas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • agendar horário;
    • definir participação no mercado;
    • calcular custo do produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar senso ético;
    • requisitar assistência técnica;
    • organizar material de trabalho;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • apresentar tabelas de preços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • implementar estratégias de marketing;
    • discutir estratégias com o superior;
    • requisitar material de divulgação;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • divulgar eventos científicos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • analisar potencial de clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • classificar clientes por faturamento;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • obter informações de pré-venda;
    • trabalhar sob pressão;
    • verificar opiniões do cliente;
    • discriminar tipos de serviços;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • emitir recibo de venda;
    • definir autonomia para negociação;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • fazer itinerário de visitas;


    Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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