Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • concretizar vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contatar Áreas internas da empresa;

  • Atividades

    • discriminar tipos de serviços;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • renovar contratos;
    • demonstrar criatividade;
    • identificar necessidades do cliente;
    • requisitar material de divulgação;
    • prever vendas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • calcular custo do produto;
    • relatar visitas;
    • requisitar material de consumo;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • trabalhar em equipe;
    • contornar situações adversas;
    • discutir estratégias com o superior;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • tomar decisões;
    • explicar formas de pagamento;
    • trabalhar sob pressão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • entregar produtos vendidos;
    • classificar clientes por faturamento;
    • tirar pedidos de produtos;
    • participar de reuniões;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • controlar vendas efetuadas;
    • enviar brindes ao cliente;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • atender solicitação de clientes;
    • organizar eventos científicos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • entregar brindes ao cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • definir estratégia de marketing;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • fazer itinerário de visitas;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir autonomia para negociação;
    • classificar clientes por potencial;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar resiliência;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • receber pagamento do produto;
    • fornecer amostras;
    • obter informações de pré-venda;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • agendar horário;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • visitar cliente pós-venda;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • demonstrar confiança;
    • gerar demanda de produtos;
    • definir participação no mercado;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • preencher contrato;
    • analisar potencial de clientes;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • divulgar eventos científicos;
    • contatar clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • requisitar assistência técnica;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar senso de organização;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • treinar novos funcionários;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar senso ético;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • visitar área industrial da empresa;
    • organizar material de trabalho;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • comunicar as transações realizadas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • requisitar troca de produtos;

    Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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