Salário para o cargo de Representante de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante de produtos farmacêuticos

Um Representante de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.249,07 e R$ 10.726,80, com a média salarial de R$ 4.975,47 e o salário mediana em R$ 4.731,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.975,47 59.705,69 1.243,87 24,26
1º Quartil 2.249,07 26.988,81 562,27 10,96
Salário Mediana 4.731,00 56.772,00 1.182,75 23,06
3º Quartil 8.180,72 98.168,63 2.045,18 39,88
Teto Salarial 10.726,80 128.721,65 2.681,70 52,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.136 - 11.007 5.890,79 3.136,00 5.781,81 9.087,52 11.007,08
Rio de Janeiro - RJ 2.348 - 9.254 4.402,48 2.347,84 3.895,00 7.639,77 9.253,51
Goiânia - GO 2.072 - 6.985 4.492,67 2.071,60 5.553,00 5.766,64 6.984,73
Guarulhos - SP 4.433 - 7.332 5.062,88 4.433,29 4.997,00 6.053,21 7.331,83
Brasília - DF 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Alhandra - PB 3.005 - 4.342 3.249,22 3.005,36 3.150,00 3.584,94 4.342,19
Poços de Caldas - MG 2.056 - 4.461 2.669,51 2.055,66 2.581,46 3.683,03 4.461,00
Barueri - SP 4.285 - 12.862 7.075,64 4.284,70 6.742,00 10.619,18 12.862,27
Colatina - ES 2.599 - 3.485 2.692,04 2.598,89 2.646,00 2.877,28 3.485,05
Belo Horizonte - MG 1.089 - 5.864 2.659,10 1.088,72 2.532,00 4.841,47 5.864,13
Hortolândia - SP 4.562 - 6.251 4.872,09 4.562,08 4.942,80 5.160,61 6.250,68
Campinas - SP 2.125 - 6.257 3.674,72 2.125,08 3.825,97 5.165,97 6.257,18
Mogi-Mirim - SP 1.717 - 2.132 1.738,51 1.717,31 1.738,33 1.760,06 2.131,84
Toledo - PR 5.958 - 7.620 6.168,06 5.958,33 6.200,00 6.291,14 7.620,02
Recife - PE 1.358 - 4.193 2.379,69 1.357,68 2.500,00 3.461,57 4.192,75
Itapevi - SP 6.386 - 11.249 8.086,59 6.386,11 8.989,00 9.287,00 11.248,69
Abreu e Lima - PE 2.539 - 3.642 2.693,81 2.538,79 2.600,00 3.007,18 3.642,39
Cotia - SP 4.725 - 14.266 6.945,57 4.725,08 5.371,00 11.778,00 14.265,87
Salvador - BA 1.930 - 6.263 3.390,52 1.930,43 2.611,00 5.170,71 6.262,92
Jandira - SP 6.392 - 8.923 6.959,62 6.391,67 7.200,00 7.366,67 8.922,73


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.906 - 10.662 5.640,08 2.906,23 5.135,00 8.802,44 10.661,78
Rio de Janeiro 2.325 - 9.235 4.388,03 2.325,35 3.895,00 7.624,24 9.234,71
Goiás 2.066 - 6.960 4.359,32 2.066,34 5.375,00 5.746,30 6.960,09
Distrito Federal 4.168 - 7.816 5.489,06 4.167,78 5.715,00 6.452,82 7.815,85
Minas Gerais 1.263 - 5.119 2.559,06 1.263,39 2.498,75 4.226,17 5.118,86
Paraíba 2.702 - 4.347 3.167,71 2.701,62 3.150,00 3.588,85 4.346,92
Espírito Santo 2.182 - 4.532 2.803,93 2.181,81 2.646,00 3.741,60 4.531,94
Pernambuco 1.452 - 3.992 2.454,15 1.452,40 2.600,00 3.296,17 3.992,42
Paraná 2.704 - 7.607 5.276,80 2.704,13 6.200,00 6.280,42 7.607,03
Bahia 1.260 - 6.074 2.738,28 1.259,98 2.200,00 5.014,50 6.073,71
Rio Grande do Sul 1.614 - 5.723 2.897,00 1.614,03 1.933,00 4.724,56 5.722,52
Santa Catarina 1.267 - 3.759 2.063,79 1.267,00 2.174,40 3.103,36 3.758,88
Ceará 1.154 - 6.379 2.864,86 1.153,75 2.385,01 5.266,80 6.379,31
Pará 1.425 - 5.200 2.702,60 1.425,00 2.800,00 4.293,49 5.200,41
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.360 1.060,50 1.045,00 1.045,00 1.122,50 1.359,61
Mato Grosso 1.117 - 2.301 1.409,26 1.116,67 1.116,67 1.900,00 2.301,34
Maranhão 1.045 - 3.876 2.059,16 1.045,00 1.938,00 3.200,00 3.875,94
Alagoas 1.799 - 5.501 2.290,70 1.798,81 2.000,00 4.541,61 5.500,93


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • contatar clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar confiança;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar resiliência;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • implementar estratégias de marketing;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • trabalhar em equipe;
    • entregar produtos vendidos;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • entregar brindes ao cliente;
    • agendar horário;
    • organizar material de trabalho;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • divulgar eventos científicos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • entrevistar novos candidatos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • renovar contratos;
    • prever vendas;
    • requisitar troca de produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • treinar novos funcionários;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • discutir estratégias com o superior;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • definir estratégia de marketing;
    • preencher contrato;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • implantar contratos de serviços;
    • consultar publicações técnicas;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • tirar pedidos de produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • gerar demanda de produtos;
    • calcular custo do produto;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • requisitar material de divulgação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • trabalhar sob pressão;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • participar de reuniões;
    • visitar cliente pós-venda;
    • explicar objetivos da visita;
    • relatar visitas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • obter informações de pré-venda;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • definir autonomia para negociação;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar senso ético;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • analisar potencial de clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • tomar decisões;
    • requisitar assistência técnica;
    • definir participação no mercado;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • atender solicitação de clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • fornecer amostras;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • visitar área industrial da empresa;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • fazer itinerário de visitas;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • discriminar tipos de serviços;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • controlar vendas efetuadas;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • identificar necessidades do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • classificar clientes por faturamento;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • planejar sequência de trabalho;
    • discriminar tipos de produtos;
    • contornar situações adversas;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • organizar eventos científicos;


    Setores que mais contratam Representante de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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