Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Guarulhos - SP 1.288 - 4.336 2.010,77 1.288,36 1.517,00 3.580,06 4.336,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • controlar vendas efetuadas;
    • demonstrar senso ético;
    • discutir estratégias com o superior;
    • alterar contratos de clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • organizar eventos científicos;
    • tirar pedidos de produtos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • fornecer amostras;
    • tomar decisões;
    • calcular custo do produto;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • entregar produtos vendidos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • divulgar eventos científicos;
    • visitar cliente pós-venda;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • atender solicitação de clientes;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • definir participação no mercado;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar resiliência;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • planejar sequência de trabalho;
    • entregar brindes ao cliente;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • definir estratégia de marketing;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • trabalhar em equipe;
    • prever vendas;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • requisitar material de divulgação;
    • participar de reuniões;
    • treinar novos funcionários;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • obter informações de pré-venda;
    • demonstrar senso de organização;
    • apresentar tabelas de preços;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • gerar demanda de produtos;
    • receber pagamento do produto;
    • preencher contrato;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • relatar visitas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • requisitar assistência técnica;
    • organizar material de trabalho;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • agendar horário;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • contornar situações adversas;
    • definir autonomia para negociação;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • implantar contratos de serviços;
    • entrevistar novos candidatos;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • gerenciar verbas;
    • explicar objetivos da visita;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • classificar clientes por faturamento;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • demonstrar confiança;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • contatar clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • emitir recibo de venda;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • visitar área industrial da empresa;
    • renovar contratos;
    • verificar opiniões do cliente;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • informar ao superior resultados de vendas;

    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo