Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.519,81 e R$ 4.539,62, com a média salarial de R$ 2.218,65 e o salário mediana em R$ 1.747,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.218,65 26.623,83 554,66 10,34
1º Quartil 1.519,81 18.237,71 379,95 7,09
Salário Mediana 1.747,00 20.964,00 436,75 8,14
3º Quartil 3.462,11 41.545,34 865,53 16,14
Teto Salarial 4.539,62 54.475,49 1.134,91 21,16


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.523 - 7.200 2.871,20 1.522,96 1.879,50 5.944,19 7.199,78
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 4.095 2.018,72 1.412,00 1.590,00 3.380,66 4.094,76
Belo Horizonte - MG 1.415 - 5.486 2.370,27 1.414,50 1.689,50 4.529,36 5.486,09
Barueri - SP 1.462 - 7.550 2.879,73 1.462,34 1.824,00 6.233,64 7.550,37
Curitiba - PR 1.619 - 5.733 2.622,95 1.619,41 2.000,00 4.732,94 5.732,68
Goiânia - GO 1.420 - 3.344 1.858,85 1.420,50 1.630,00 2.760,69 3.343,83
Ribeirão Preto - SP 1.539 - 4.038 2.031,60 1.539,32 1.559,00 3.333,76 4.037,95
Fortaleza - CE 1.412 - 2.936 1.731,56 1.412,00 1.500,00 2.424,18 2.936,24
Campinas - SP 1.626 - 6.111 2.682,40 1.626,42 1.901,00 5.045,66 6.111,46
Brasília - DF 1.436 - 3.339 1.874,42 1.436,35 1.600,00 2.756,72 3.339,02
Porto Alegre - RS 1.551 - 6.253 2.724,98 1.551,33 1.991,00 5.162,87 6.253,42
Salvador - BA 1.413 - 3.249 1.800,78 1.413,23 1.520,00 2.682,34 3.248,93
Florianópolis - SC 1.718 - 5.424 2.686,62 1.718,48 2.208,00 4.478,36 5.424,33
Olinda - PE 1.412 - 2.019 1.495,32 1.412,00 1.455,00 1.666,94 2.019,04
Recife - PE 1.426 - 4.215 2.072,71 1.426,34 1.630,00 3.479,71 4.214,73
Rio Bonito - RJ 1.412 - 1.983 1.468,01 1.412,00 1.412,00 1.636,97 1.982,74
São Luís - MA 1.412 - 2.610 1.639,14 1.412,00 1.482,00 2.154,71 2.609,85
Maringá - PR 1.546 - 3.700 2.088,39 1.546,41 1.851,00 3.054,79 3.700,06
Manaus - AM 1.413 - 3.233 1.770,10 1.412,76 1.498,00 2.669,03 3.232,81
Teresina - PI 1.415 - 2.192 1.531,56 1.414,91 1.450,00 1.809,43 2.191,63


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.517 - 6.134 2.598,09 1.516,91 1.839,00 5.064,16 6.133,87
Minas Gerais 1.413 - 4.159 2.001,83 1.412,72 1.528,00 3.433,74 4.159,05
Rio de Janeiro 1.412 - 3.572 1.873,47 1.412,00 1.547,00 2.948,92 3.571,82
Paraná 1.565 - 4.718 2.332,90 1.565,32 1.900,00 3.895,39 4.718,22
Santa Catarina 1.678 - 5.053 2.493,10 1.677,73 2.000,00 4.171,92 5.053,16
Rio Grande do Sul 1.528 - 4.490 2.234,97 1.528,34 1.800,00 3.706,60 4.489,54
Goiás 1.416 - 3.456 1.876,57 1.416,37 1.600,00 2.853,38 3.456,10
Ceará 1.412 - 2.728 1.677,58 1.412,00 1.500,00 2.252,01 2.727,70
Pernambuco 1.412 - 3.074 1.727,48 1.412,00 1.455,00 2.537,95 3.074,04
Bahia 1.412 - 3.111 1.756,19 1.412,00 1.510,00 2.568,65 3.111,23
Distrito Federal 1.436 - 3.339 1.874,42 1.436,35 1.600,00 2.756,72 3.339,02
Espírito Santo 1.429 - 3.963 1.979,76 1.428,93 1.536,00 3.272,07 3.963,23
Mato Grosso 1.423 - 4.103 2.045,20 1.422,71 1.650,00 3.387,52 4.103,07
Maranhão 1.412 - 2.606 1.636,83 1.412,00 1.482,00 2.151,51 2.605,98
Pará 1.412 - 2.826 1.704,49 1.412,00 1.550,00 2.332,97 2.825,76
Mato Grosso do Sul 1.446 - 3.121 1.805,96 1.446,30 1.601,00 2.576,60 3.120,85
Alagoas 1.412 - 2.211 1.524,20 1.412,00 1.431,00 1.825,45 2.211,04
Piauí 1.414 - 2.252 1.543,38 1.413,67 1.448,00 1.859,02 2.251,70
Amazonas 1.413 - 3.185 1.760,50 1.412,93 1.498,00 2.629,51 3.184,94
Paraíba 1.412 - 2.739 1.670,94 1.412,00 1.510,00 2.261,44 2.739,12
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.955 1.703,55 1.412,00 1.440,00 2.439,86 2.955,23
Sergipe 1.412 - 3.265 1.777,57 1.412,00 1.512,00 2.695,82 3.265,26
Rondônia 1.422 - 3.025 1.759,54 1.421,64 1.581,00 2.497,18 3.024,65
Tocantins 1.414 - 3.074 1.785,70 1.414,12 1.579,00 2.537,75 3.073,80
Acre 1.412 - 1.960 1.463,52 1.412,00 1.412,00 1.618,06 1.959,85
Roraima 1.412 - 2.602 1.618,24 1.412,00 1.412,00 2.148,21 2.601,97
Amapá 1.413 - 2.467 1.627,43 1.413,35 1.500,00 2.036,41 2.466,56


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • verificar opiniões do cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • tirar pedidos de produtos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • enviar brindes ao cliente;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • tomar decisões;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • gerenciar verbas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • demonstrar criatividade;
    • contornar situações adversas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • discutir estratégias com o superior;
    • visitar área industrial da empresa;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • planejar sequência de trabalho;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • controlar vendas efetuadas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • fornecer amostras;
    • entregar produtos vendidos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar confiança;
    • requisitar material de consumo;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • comunicar as transações realizadas;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • fazer itinerário de visitas;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • definir estratégia de marketing;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • discriminar tipos de serviços;
    • preencher contrato;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • definir autonomia para negociação;
    • demonstrar senso ético;
    • visitar cliente pós-venda;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • definir participação no mercado;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • obter informações de pré-venda;
    • implementar estratégias de marketing;
    • discriminar tipos de produtos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • analisar potencial de clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • relatar visitas;
    • requisitar assistência técnica;
    • requisitar troca de produtos;
    • entrevistar novos candidatos;
    • gerar demanda de produtos;
    • divulgar eventos científicos;
    • atender solicitação de clientes;
    • integrar novos funcionários;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar resiliência;
    • trabalhar sob pressão;
    • prever vendas;
    • agendar horário;
    • alterar contratos de clientes;
    • contatar clientes;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • renovar contratos;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • trabalhar em equipe;
    • apresentar tabelas de preços;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • classificar clientes por potencial;
    • calcular custo do produto;
    • requisitar material de divulgação;
    • participar de reuniões;
    • emitir recibo de venda;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar senso de organização;
    • entregar brindes ao cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • organizar eventos científicos;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • explicar formas de pagamento;


    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Promoção de vendas
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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