Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Guarulhos - SP 1.288 - 4.336 2.010,77 1.288,36 1.517,00 3.580,06 4.336,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • encaminhar documentação do cliente;
    • integrar novos funcionários;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • classificar clientes por potencial;
    • demonstrar criatividade;
    • explicar formas de pagamento;
    • demonstrar senso ético;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • emitir recibo de venda;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • relatar visitas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • contatar clientes;
    • atender solicitação de clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • contornar situações adversas;
    • visitar área industrial da empresa;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • entregar produtos vendidos;
    • requisitar material de divulgação;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • implementar estratégias de marketing;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar flexibilidade;
    • enviar brindes ao cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • controlar vendas efetuadas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • gerenciar verbas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de serviços;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • fazer itinerário de visitas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • treinar novos funcionários;
    • identificar necessidades do cliente;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • apresentar tabelas de preços;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • requisitar troca de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • definir autonomia para negociação;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • prever vendas;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • explicar objetivos da visita;
    • definir participação no mercado;
    • organizar eventos científicos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • discutir estratégias com o superior;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • organizar material de trabalho;
    • agendar horário;
    • demonstrar resiliência;
    • preencher contrato;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar confiança;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • gerar demanda de produtos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • fornecer amostras;
    • comunicar as transações realizadas;
    • receber pagamento do produto;
    • obter informações de pré-venda;
    • analisar potencial de clientes;
    • renovar contratos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • tomar decisões;
    • visitar cliente pós-venda;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • verificar opiniões do cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • participar de reuniões;
    • consultar publicações técnicas;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • calcular custo do produto;
    • requisitar material de consumo;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • divulgar eventos científicos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • alterar contratos de clientes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • trabalhar sob pressão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar senso de organização;

    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional