Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.182,39 e R$ 3.874,13, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.182,39 14.188,74 295,60 5,55
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 2.954,58 35.454,95 738,64 13,88
Teto Salarial 3.874,13 46.489,60 968,53 18,19


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Teresina - PI 1.085 - 5.890 2.043,97 1.085,08 1.117,84 4.862,99 5.890,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;

  • Atividades

    • relatar visitas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de reuniões;
    • prever vendas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • preencher contrato;
    • calcular custo do produto;
    • tomar decisões;
    • contornar situações adversas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • analisar potencial de clientes;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • entrevistar novos candidatos;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • definir estratégia de marketing;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • divulgar eventos científicos;
    • alterar contratos de clientes;
    • requisitar troca de produtos;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • discriminar tipos de produtos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • demonstrar criatividade;
    • renovar contratos;
    • gerenciar verbas;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • trabalhar sob pressão;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • classificar clientes por faturamento;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • obter informações de pré-venda;
    • atender solicitação de clientes;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • classificar clientes por potencial;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • contatar clientes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • trabalhar em equipe;
    • requisitar material de divulgação;
    • comunicar as transações realizadas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • requisitar assistência técnica;
    • controlar vendas efetuadas;
    • fornecer amostras;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerar demanda de produtos;
    • planejar sequência de trabalho;
    • tirar pedidos de produtos;
    • agendar horário;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • visitar cliente pós-venda;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • organizar material de trabalho;
    • receber pagamento do produto;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • visitar área industrial da empresa;
    • definir participação no mercado;
    • identificar necessidades do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • verificar opiniões do cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • treinar novos funcionários;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • organizar eventos científicos;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • consultar publicações técnicas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • requisitar material de consumo;
    • demonstrar resiliência;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • discutir estratégias com o superior;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar senso de organização;
    • entregar brindes ao cliente;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar confiança;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • entregar produtos vendidos;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • demonstrar senso ético;
    • definir autonomia para negociação;


    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria