Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Guarulhos - SP 1.288 - 4.336 2.010,77 1.288,36 1.517,00 3.580,06 4.336,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • concretizar vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • divulgar eventos científicos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • receber pagamento do produto;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • obter informações de pré-venda;
    • classificar clientes por faturamento;
    • organizar eventos científicos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • visitar área industrial da empresa;
    • atender solicitação de clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • gerenciar verbas;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • treinar novos funcionários;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • contornar situações adversas;
    • definir estratégia de marketing;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • requisitar material de consumo;
    • discriminar tipos de produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • relatar visitas;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • organizar material de trabalho;
    • discutir estratégias com o superior;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • requisitar assistência técnica;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • fornecer amostras;
    • controlar vendas efetuadas;
    • agendar horário;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • requisitar material de divulgação;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • planejar sequência de trabalho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • consultar publicações técnicas;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar resiliência;
    • comunicar as transações realizadas;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • trabalhar sob pressão;
    • entrevistar novos candidatos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • emitir recibo de venda;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • explicar formas de pagamento;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • apresentar tabelas de preços;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • discriminar tipos de serviços;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • visitar cliente pós-venda;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • contatar clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • participar de reuniões;
    • implantar contratos de serviços;
    • prever vendas;
    • demonstrar confiança;
    • alterar contratos de clientes;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • tomar decisões;
    • analisar potencial de clientes;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • preencher contrato;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • entregar produtos vendidos;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • verificar opiniões do cliente;
    • classificar clientes por potencial;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • calcular custo do produto;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • definir autonomia para negociação;
    • demonstrar criatividade;
    • fazer itinerário de visitas;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • renovar contratos;
    • integrar novos funcionários;
    • tirar pedidos de produtos;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • definir participação no mercado;


    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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