Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.099,37 e R$ 4.458,51, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.099,37 13.192,49 274,84 5,16
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 3.400,25 40.803,03 850,06 15,97
Teto Salarial 4.458,51 53.502,15 1.114,63 20,94


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Teresina - PI 1.085 - 5.890 2.043,97 1.085,08 1.117,84 4.862,99 5.890,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;

  • Atividades

    • assessorar os vendedores na venda;
    • requisitar troca de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • classificar clientes por faturamento;
    • preencher contrato;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • discutir estratégias com o superior;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • demonstrar confiança;
    • prever vendas;
    • fornecer amostras;
    • fazer itinerário de visitas;
    • organizar eventos científicos;
    • agendar horário;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • emitir recibo de venda;
    • explicar objetivos da visita;
    • analisar potencial de clientes;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • gerar demanda de produtos;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • discriminar tipos de produtos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • demonstrar senso ético;
    • requisitar material de divulgação;
    • entregar produtos vendidos;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • verificar opiniões do cliente;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • discriminar tipos de serviços;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • planejar sequência de trabalho;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • definir participação no mercado;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • relatar visitas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • visitar cliente pós-venda;
    • apresentar tabelas de preços;
    • trabalhar sob pressão;
    • requisitar material de consumo;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • implementar estratégias de marketing;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar resiliência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • classificar clientes por potencial;
    • definir autonomia para negociação;
    • obter informações de pré-venda;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • explicar formas de pagamento;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • entregar brindes ao cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • divulgar eventos científicos;
    • treinar novos funcionários;
    • visitar área industrial da empresa;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • calcular custo do produto;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • participar de reuniões;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • enviar brindes ao cliente;
    • entrevistar novos candidatos;
    • atender solicitação de clientes;
    • consultar publicações técnicas;
    • integrar novos funcionários;
    • demonstrar criatividade;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • gerenciar verbas;
    • organizar material de trabalho;
    • receber pagamento do produto;
    • contornar situações adversas;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • renovar contratos;
    • tomar decisões;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • contatar clientes;


    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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