Salário para o cargo de Primeiro oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Primeiro oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica (comandante)

Um Primeiro oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Primeiro oficial de náutica (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.932,13 83.185,57 1.733,03 33,33
1º Quartil 1.679,37 20.152,41 419,84 8,07
Salário Mediana 5.769,83 69.237,96 1.442,46 27,74
3º Quartil 15.513,98 186.167,75 3.878,49 74,59
Teto Salarial 20.342,39 244.108,74 5.085,60 97,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 4.119 - 18.794 8.858,70 4.118,97 6.627,86 15.516,08 18.793,55
Rio de Janeiro - RJ 2.904 - 15.090 6.901,40 2.904,07 6.515,25 12.458,55 15.090,16
São Luís - MA 1.908 - 10.855 4.673,89 1.907,77 2.061,52 8.962,13 10.855,20
Manaus - AM 1.474 - 2.257 1.570,13 1.474,31 1.479,00 1.863,42 2.257,03
São Paulo - SP 2.782 - 9.326 4.493,94 2.781,79 2.976,45 7.700,00 9.326,47
Porto Velho - RO 7.257 - 9.271 7.562,75 7.257,41 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Niterói - RJ 3.433 - 10.138 6.286,19 3.433,42 6.670,50 8.370,36 10.138,43
São Gonçalo - RJ 5.770 - 8.736 6.346,82 5.769,83 5.769,83 7.212,30 8.735,75
Vitoria - ES 3.219 - 13.169 8.519,95 3.218,75 10.073,13 10.872,32 13.168,87
Guarujá - SP 1.241 - 2.738 1.513,50 1.240,65 1.308,84 2.260,87 2.738,43
São Simão - GO 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Santos - SP 1.600 - 13.335 6.071,60 1.600,00 6.882,30 11.009,69 13.335,27
Aracruz - ES 4.778 - 23.138 8.849,49 4.778,07 4.778,07 19.102,99 23.138,11
Rio Grande - RS 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74
Canindé de São Francisco - SE 1.482 - 1.795 1.482,02 1.481,95 1.482,04 1.482,04 1.795,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.275 - 17.093 7.651,80 3.275,25 6.627,86 14.112,30 17.093,24
Maranhão 1.911 - 10.855 4.708,49 1.910,85 2.061,52 8.962,13 10.855,20
São Paulo 1.449 - 9.901 4.067,14 1.449,18 2.781,79 8.174,18 9.900,82
Amazonas 1.435 - 2.676 1.639,13 1.435,12 1.479,00 2.209,16 2.675,80
Espírito Santo 3.998 - 17.955 8.664,13 3.998,41 8.950,64 14.823,48 17.954,64
Rondônia 5.614 - 9.271 7.201,12 5.613,61 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Ceará 1.048 - 186.814 39.710,78 1.048,33 1.824,86 154.235,09 186.814,17
Goiás 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Sergipe 1.482 - 3.242 1.827,01 1.482,00 1.482,04 2.676,49 3.241,84
Pará 1.286 - 3.056 1.621,69 1.286,12 1.350,43 2.522,90 3.055,81
Rio Grande do Sul 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;

  • Atividades

    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • definir área segura para trabalho;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • avaliar as condições para amarração;
    • verificar peação da carga;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • ministrar treinamento em terra;
    • conferir certificação da embarcação;
    • controlar material de custeio;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • transportar passageiros;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • operar o sistema de lastro;
    • discriminar cores;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • discriminar sons e ruídos;
    • preparar a unidade para reboque;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • realizar o plano de viagem;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • consultar legislação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • operar guincho de reboque;
    • demonstrar percepção espacial;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar atmosfera do tanque;
    • coordenar operações de reboque;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • acionar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • verificar marcação das cargas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • controlar certificação da tripulação;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • coordenar operações de resgate;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • efetuar auditorias internas;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • emitir permissão para trabalho;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • controlar planos de bordo;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar rancho;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar material de passadiço;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • operar rampas de cargas;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • aplicar legislação;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • proferir palestras;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar medicamento de bordo;
    • elaborar conteúdo programático;
    • controlar material de diques e comportas;
    • coordenar equipe de amarração;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • tomar decisões;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • elaborar material didático;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • conferir certificação da tripulação;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • operar tampas de escotilha;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar as condições de calado;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • supervisionar o sms;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • demonstrar liderança;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • inspecionar as condições de segurança;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • orientar a navegação;
    • testar equipamentos de segurança;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • operar equipamentos de navegação;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar seção de câmara;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • manusear cargas a bordo;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • manobrar a embarcação;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • elaborar o plano para reboque;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • coordenar equipe de resgate;
    • elaborar apresentações;
    • acionar plano de emergência;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar equipe de convés;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • realizar comunicação de bordo;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar postos de emergência;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • demonstrar criatividade;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • controlar material de combate à poluição;
    • operar rampas de acesso;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • operar cobertas de cargas;
    • controlar epi e epc;

    Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Operações de terminais
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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