Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica (comandante)
Um Primeiro oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.176,65 e R$ 18.328,89, com a média salarial de R$ 8.103,60 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.103,60 | 97.243,20 | 2.025,90 | 37,69 |
1º Quartil | 3.176,65 | 38.119,80 | 794,16 | 14,78 |
Salário Mediana | 7.000,00 | 84.000,00 | 1.750,00 | 32,56 |
3º Quartil | 15.132,46 | 181.589,52 | 3.783,12 | 70,38 |
Teto Salarial | 18.328,89 | 219.946,68 | 4.582,22 | 85,25 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de longo curso (comandante)
- Imediato da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de longo curso (imediato)
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica (comandante)
Oficiais de convés devem:
- coordenar manutenção de bordo;
- administrar pessoal;
- gerenciar operações;
- demonstrar competências pessoais;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- operar cargas;
Atividades
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- verificar marcação das cargas;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- consultar legislação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar equipe de lastro;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- manobrar a embarcação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- discriminar cores;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- discriminar sons e ruídos;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar equipe de hotelaria;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- orientar a navegação;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar planos de bordo;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- proferir palestras;
- controlar medicamento de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- elaborar apresentações;
- operar equipamentos de navegação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- definir área segura para trabalho;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- trabalhar sob pressão;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar equipe de convés;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- elaborar o plano para reboque;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- efetuar auditorias internas;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- aplicar legislação;
- supervisionar seção de câmara;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- avaliar o preparo da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- avaliar as condições para desamarração;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar estanqueidade dos porões;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar o sms;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- operar o sistema de lastro;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar as condições de atracação;
- elaborar material didático;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- conferir certificação da tripulação;
- tomar decisões;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- testar equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar temperatura dos tanques;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- demonstrar criatividade;
- avaliar as condições de calado;
- coordenar operações de resgate;
- acionar plano de contingência;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- inspecionar equipamentos de segurança;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- inspecionar equipamentos de convés;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições para desatracação;
- verificar peação da carga;
- ministrar treinamento em terra;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar percepção espacial;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- demonstrar raciocínio matemático;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- demonstrar capacidade de improvisação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- controlar material de custeio;
- inspecionar as condições de segurança;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- conferir certificação da embarcação;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar postos de emergência;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- operar guincho de reboque;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar comportamento proativo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- coordenar equipe de resgate;
- coordenar operações de reboque;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar rancho;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar certificação da tripulação;
- efetuar os registros pertinentes;
- avaliar as condições para amarração;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar material de combate à poluição;
- elaborar conteúdo programático;
- controlar material de passadiço;
- transportar passageiros;
- realizar o plano de viagem;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- demonstrar liderança;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Transporte por navegação interior de carga, municipal
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Operações de terminais
- Navegação de apoio portuário
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Outros transportes aquaviários
- Organização logística do transporte de carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
- Serviços de engenharia