Salário para o cargo de Capitão de manobra da marinha mercante
CBO 2151-10 > Oficiais de convés

Capitão de manobra da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de manobra da marinha mercante

Um Capitão de manobra da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.372,43 e R$ 10.356,10, com a média salarial de R$ 3.719,92 e o salário mediana em R$ 1.635,88 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de manobra da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.719,92 44.638,98 929,98 17,69
1º Quartil 1.372,43 16.469,20 343,11 6,53
Salário Mediana 1.635,88 19.630,56 408,97 7,78
3º Quartil 7.898,00 94.776,01 1.974,50 37,57
Teto Salarial 10.356,10 124.273,14 2.589,02 49,26


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Manaus - AM 1.332 - 4.720 2.016,71 1.331,89 1.479,00 3.897,19 4.720,39
Macaé - RJ 3.009 - 7.519 5.534,15 3.009,01 6.207,52 6.207,52 7.518,73
Itajaí - SC 1.636 - 9.100 3.582,16 1.635,88 1.635,88 7.513,01 9.099,98
São João da Barra - RJ 1.600 - 1.938 1.600,00 1.600,00 1.600,00 1.600,00 1.937,97
Itaituba - PA 1.286 - 1.636 1.328,99 1.286,12 1.350,43 1.350,43 1.635,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.586 - 9.882 4.967,48 1.585,71 6.207,52 8.159,03 9.882,46
Amazonas 1.332 - 4.982 2.041,40 1.331,89 1.479,00 4.113,34 4.982,20
Santa Catarina 1.636 - 9.100 3.582,16 1.635,88 1.635,88 7.513,01 9.099,98
Pará 1.286 - 1.660 1.335,11 1.286,12 1.350,43 1.370,28 1.659,72


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de manobra da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • operar o sistema de lastro;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • manobrar a embarcação;
    • realizar o plano de viagem;
    • transportar passageiros;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • supervisionar equipe de convés;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • efetuar auditorias internas;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • avaliar as condições de calado;
    • controlar material de diques e comportas;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • coordenar equipe de resgate;
    • orientar a navegação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • verificar marcação das cargas;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • elaborar conteúdo programático;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • definir área segura para trabalho;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • trabalhar sob pressão;
    • supervisionar o sms;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar seção de câmara;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar planos de bordo;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • ministrar treinamento em terra;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • elaborar o plano para reboque;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • operar rampas de cargas;
    • conferir certificação da embarcação;
    • operar tampas de escotilha;
    • discriminar sons e ruídos;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar rancho;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • trabalhar em equipe;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar material de passadiço;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • operar cobertas de cargas;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • acionar plano de emergência;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • controlar certificação da tripulação;
    • controlar epi e epc;
    • elaborar material didático;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • manusear cargas a bordo;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • proferir palestras;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • tomar decisões;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • operar equipamentos de navegação;
    • preparar a unidade para reboque;
    • aplicar legislação;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • discriminar cores;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • consultar legislação;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar material de custeio;
    • conferir certificação da tripulação;
    • operar guincho de reboque;
    • acionar plano de contingência;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • avaliar as condições de atracação;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • elaborar apresentações;
    • coordenar postos de emergência;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • testar equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar percepção espacial;
    • coordenar operações de resgate;
    • controlar material de combate à poluição;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • coordenar equipe de amarração;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • demonstrar liderança;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • emitir permissão para trabalho;
    • operar rampas de acesso;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar as condições de segurança;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar comunicação de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • controlar medicamento de bordo;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • verificar peação da carga;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;


    Setores que mais contratam Capitão de manobra da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Operações de terminais
    • Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico