Salário para o cargo de Capitão de manobra da marinha mercante
CBO 2151-10 > Oficiais de convés

Capitão de manobra da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de manobra da marinha mercante

Um Capitão de manobra da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.372,43 e R$ 10.356,10, com a média salarial de R$ 3.719,92 e o salário mediana em R$ 1.635,88 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de manobra da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.719,92 44.638,98 929,98 17,69
1º Quartil 1.372,43 16.469,20 343,11 6,53
Salário Mediana 1.635,88 19.630,56 408,97 7,78
3º Quartil 7.898,00 94.776,01 1.974,50 37,57
Teto Salarial 10.356,10 124.273,14 2.589,02 49,26


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Manaus - AM 1.332 - 4.720 2.016,71 1.331,89 1.479,00 3.897,19 4.720,39
Macaé - RJ 3.009 - 7.519 5.534,15 3.009,01 6.207,52 6.207,52 7.518,73
Itajaí - SC 1.636 - 9.100 3.582,16 1.635,88 1.635,88 7.513,01 9.099,98
São João da Barra - RJ 1.600 - 1.938 1.600,00 1.600,00 1.600,00 1.600,00 1.937,97
Itaituba - PA 1.286 - 1.636 1.328,99 1.286,12 1.350,43 1.350,43 1.635,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.586 - 9.882 4.967,48 1.585,71 6.207,52 8.159,03 9.882,46
Amazonas 1.332 - 4.982 2.041,40 1.331,89 1.479,00 4.113,34 4.982,20
Santa Catarina 1.636 - 9.100 3.582,16 1.635,88 1.635,88 7.513,01 9.099,98
Pará 1.286 - 1.660 1.335,11 1.286,12 1.350,43 1.370,28 1.659,72


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de manobra da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • administrar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;

  • Atividades

    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • coordenar postos de emergência;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • coordenar equipe de resgate;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • demonstrar percepção espacial;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • controlar material de diques e comportas;
    • elaborar conteúdo programático;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • demonstrar criatividade;
    • operar rampas de cargas;
    • operar rampas de acesso;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • acionar plano de contingência;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • operar o sistema de lastro;
    • elaborar apresentações;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • emitir permissão para trabalho;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • demonstrar liderança;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar material de custeio;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • operar equipamentos de navegação;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • testar equipamentos de segurança;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar seção de câmara;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • supervisionar o sms;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • elaborar material didático;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • manobrar a embarcação;
    • aplicar legislação;
    • controlar medicamento de bordo;
    • ministrar treinamento em terra;
    • controlar material de combate à poluição;
    • consultar legislação;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • transportar passageiros;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • efetuar auditorias internas;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • operar cobertas de cargas;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • controlar epi e epc;
    • verificar marcação das cargas;
    • controlar planos de bordo;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • tomar decisões;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • preparar a unidade para reboque;
    • conferir certificação da tripulação;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • coordenar operações de resgate;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • operar guincho de reboque;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • discriminar cores;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • operar tampas de escotilha;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • realizar comunicação de bordo;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • verificar peação da carga;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • controlar certificação da tripulação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • conferir certificação da embarcação;
    • supervisionar equipe de convés;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar material de passadiço;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar o plano para reboque;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar as condições de calado;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • manusear cargas a bordo;
    • coordenar operações de reboque;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • orientar a navegação;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • discriminar sons e ruídos;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • coordenar equipe de amarração;
    • definir área segura para trabalho;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • proferir palestras;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar rancho;
    • acionar plano de emergência;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar as condições para desatracação;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • realizar o plano de viagem;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;


    Setores que mais contratam Capitão de manobra da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Operações de terminais
    • Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo