Salário para o cargo de Imediato da marinha mercante
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Imediato da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.827,97 e R$ 19.756,21, com a média salarial de R$ 7.204,95 e o salário mediana em R$ 5.346,55 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Imediato da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.204,95 86.459,39 1.801,24 34,90
1º Quartil 2.827,97 33.935,66 706,99 13,70
Salário Mediana 5.346,55 64.158,60 1.336,64 25,90
3º Quartil 15.066,93 180.803,15 3.766,73 72,99
Teto Salarial 19.756,21 237.074,52 4.939,05 95,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.755 - 11.328 5.354,37 2.755,14 3.996,94 9.352,57 11.328,11
Macaé - RJ 4.414 - 10.961 6.976,73 4.413,82 7.677,84 9.049,38 10.960,88
Barra dos Coqueiros - SE 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Niterói - RJ 2.348 - 8.628 4.411,91 2.348,06 4.067,50 7.123,33 8.627,98
Guapimirim - RJ 4.450 - 5.390 4.450,00 4.450,00 4.450,00 4.450,00 5.389,97
São Gonçalo - RJ 5.207 - 8.638 6.238,67 5.207,10 6.508,86 7.131,63 8.638,04
Porto Velho - RO 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
São João da Barra - RJ 5.347 - 6.476 5.346,55 5.346,55 5.346,55 5.346,55 6.475,90
Rio das Ostras - RJ 13.570 - 19.687 15.154,04 13.570,34 15.479,37 16.253,33 19.686,52
São Luís - MA 1.071 - 4.290 3.047,87 1.070,63 3.542,18 3.542,18 4.290,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.051 - 11.727 5.987,44 3.051,39 5.346,55 9.682,22 11.727,39
Sergipe 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Ceará 1.254 - 1.647 1.325,98 1.254,02 1.360,16 1.360,16 1.647,47
Rondônia 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
Maranhão 1.071 - 5.451 3.289,89 1.070,63 3.542,18 4.500,00 5.450,54


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Imediato da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;

  • Atividades

    • demonstrar raciocínio matemático;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • aplicar legislação;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • discriminar cores;
    • coordenar postos de emergência;
    • realizar comunicação de bordo;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar material de custeio;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • controlar rancho;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • elaborar apresentações;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • definir área segura para trabalho;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • elaborar material didático;
    • controlar material de combate à poluição;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • emitir permissão para trabalho;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • controlar epi e epc;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • conferir certificação da tripulação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • tomar decisões;
    • elaborar o plano para reboque;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • acionar plano de emergência;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • consultar legislação;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • proferir palestras;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar planos de bordo;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • discriminar sons e ruídos;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • efetuar auditorias internas;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • verificar marcação das cargas;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • trabalhar em equipe;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • operar tampas de escotilha;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar equipe de resgate;
    • operar cobertas de cargas;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • coordenar equipe de amarração;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • operar rampas de cargas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • preparar a unidade para reboque;
    • controlar medicamento de bordo;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • transportar passageiros;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • demonstrar liderança;
    • manobrar a embarcação;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • operar rampas de acesso;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • avaliar as condições para amarração;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • avaliar as condições de atracação;
    • supervisionar o sms;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • supervisionar equipe de convés;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • controlar material de passadiço;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • acionar plano de contingência;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • elaborar conteúdo programático;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • operar o sistema de lastro;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • operar guincho de reboque;
    • realizar o plano de viagem;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • supervisionar seção de câmara;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • testar equipamentos de segurança;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • conferir certificação da embarcação;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • avaliar as condições de calado;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • verificar peação da carga;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • coordenar operações de resgate;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • orientar a navegação;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • trabalhar sob pressão;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • manusear cargas a bordo;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar material de diques e comportas;
    • operar equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • demonstrar percepção espacial;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • ministrar treinamento em terra;
    • demonstrar raciocínio analítico;


    Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades auxiliares dos transportes aquaviários
    • Escafandria e mergulho
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Navegação de apoio portuário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: