Salário para o cargo de Imediato da marinha mercante
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Imediato da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Imediato da marinha mercante

Um Imediato da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.052,33 e R$ 16.007,69, com a média salarial de R$ 8.915,97 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Imediato da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.915,97 106.991,64 2.228,99 41,47
1º Quartil 6.052,33 72.627,96 1.513,08 28,15
Salário Mediana 8.475,00 101.700,00 2.118,75 39,42
3º Quartil 13.216,06 158.592,72 3.304,02 61,47
Teto Salarial 16.007,69 192.092,28 4.001,92 74,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Imediato da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • qualificar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;

Atividades

  • controlar atmosfera do tanque;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • efetuar auditorias internas;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • operar rampas de acesso;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • elaborar material didático;
  • ministrar treinamento em terra;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • acionar plano de contingência;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • operar o sistema de lastro;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar material de custeio;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • manobrar a embarcação;
  • discriminar cores;
  • operar tampas de escotilha;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • controlar medicamento de bordo;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • controlar material de passadiço;
  • proferir palestras;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • controlar planos de bordo;
  • elaborar o plano para reboque;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar operações de reboque;
  • consultar legislação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • elaborar apresentações;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • definir área segura para trabalho;
  • controlar material de combate à poluição;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • tomar decisões;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • elaborar conteúdo programático;
  • realizar o plano de viagem;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • operar rampas de cargas;
  • avaliar as condições de atracação;
  • conferir certificação da embarcação;
  • transportar passageiros;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • realizar comunicação de bordo;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • controlar rancho;
  • demonstrar percepção espacial;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • testar equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar temperatura dos tanques;
  • controlar epi e epc;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar equipe de convés;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • inspecionar as condições de segurança;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • emitir permissão para trabalho;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • coordenar postos de emergência;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • operar equipamentos de navegação;
  • supervisionar seção de câmara;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • verificar marcação das cargas;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • discriminar sons e ruídos;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • avaliar as condições de calado;
  • preparar a unidade para reboque;
  • orientar a navegação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar o sms;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • conferir certificação da tripulação;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • aplicar legislação;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • controlar certificação da tripulação;
  • operar cobertas de cargas;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • operar guincho de reboque;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • demonstrar liderança;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • avaliar as condições para amarração;
  • manusear cargas a bordo;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • coordenar operações de resgate;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • acionar plano de emergência;
  • verificar peação da carga;
  • orientar praticante-aluno a bordo;


Setores que mais contratam Imediato da marinha mercante no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo