Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar operações;
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;

Atividades

  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • conferir certificação da embarcação;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • operar cobertas de cargas;
  • proferir palestras;
  • definir área segura para trabalho;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar equipe de convés;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • preparar a unidade para reboque;
  • operar equipamentos de navegação;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • avaliar as condições para amarração;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar planos de bordo;
  • transportar passageiros;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • elaborar apresentações;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar operações de reboque;
  • elaborar material didático;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • acionar plano de emergência;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • operar o sistema de lastro;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • tomar decisões;
  • manusear cargas a bordo;
  • controlar rancho;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • controlar material de combate à poluição;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • trabalhar sob pressão;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • controlar certificação da tripulação;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar material de passadiço;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • verificar marcação das cargas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • controlar medicamento de bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • supervisionar o sms;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • operar rampas de cargas;
  • realizar o plano de viagem;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar liderança;
  • controlar epi e epc;
  • consultar legislação;
  • aplicar legislação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de calado;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • manobrar a embarcação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • avaliar as condições de atracação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • verificar peação da carga;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • operar rampas de acesso;
  • discriminar cores;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • operar guincho de reboque;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • elaborar o plano para reboque;
  • acionar plano de contingência;
  • coordenar operações de resgate;
  • efetuar auditorias internas;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • ministrar treinamento em terra;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • supervisionar seção de câmara;
  • coordenar postos de emergência;
  • demonstrar criatividade;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • realizar comunicação de bordo;
  • orientar a navegação;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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