Salário para o cargo de Capitão de longo curso
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso

Um Capitão de longo curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.896,39 e R$ 14.088,29, com a média salarial de R$ 8.080,78 e o salário mediana em R$ 6.986,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.080,78 96.969,36 2.020,20 37,59
1º Quartil 5.896,39 70.756,68 1.474,10 27,43
Salário Mediana 6.986,00 83.832,00 1.746,50 32,49
3º Quartil 11.631,39 139.576,68 2.907,85 54,10
Teto Salarial 14.088,29 169.059,48 3.522,07 65,53


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso

Oficiais de convés devem:

  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;

Atividades

  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • avaliar as condições para amarração;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • coordenar postos de emergência;
  • orientar a navegação;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • verificar peação da carga;
  • controlar medicamento de bordo;
  • tomar decisões;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • preparar a unidade para reboque;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • discriminar sons e ruídos;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • verificar marcação das cargas;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar o sms;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • elaborar material didático;
  • controlar planos de bordo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • conferir certificação da tripulação;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • operar guincho de reboque;
  • realizar o plano de viagem;
  • transportar passageiros;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • demonstrar criatividade;
  • trabalhar sob pressão;
  • operar cobertas de cargas;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • definir área segura para trabalho;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar material de passadiço;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • elaborar conteúdo programático;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • operar rampas de cargas;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • aplicar legislação;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • demonstrar liderança;
  • ministrar treinamento em terra;
  • realizar comunicação de bordo;
  • operar rampas de acesso;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar epi e epc;
  • conferir certificação da embarcação;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • emitir permissão para trabalho;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • testar equipamentos de segurança;
  • acionar plano de contingência;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de atracação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • discriminar cores;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar material de combate à poluição;
  • efetuar auditorias internas;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • elaborar apresentações;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar as condições de calado;
  • supervisionar equipe de convés;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • consultar legislação;
  • operar equipamentos de navegação;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • operar tampas de escotilha;
  • proferir palestras;
  • manobrar a embarcação;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • controlar rancho;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • manusear cargas a bordo;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • acionar plano de emergência;
  • supervisionar seção de câmara;
  • controlar certificação da tripulação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • coordenar operações de resgate;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Obras de montagem industrial
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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