Salário para o cargo de Prático de portos da marinha mercante
CBO 2151-45 > Oficiais de convés

Prático de portos da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Prático de portos da marinha mercante

Um Prático de portos da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.232,00 e R$ 4.428,46, com a média salarial de R$ 1.727,08 e o salário mediana em R$ 1.232,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Prático de portos da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.727,08 20.724,92 431,77 8,05
1º Quartil 1.232,00 14.784,00 308,00 5,74
Salário Mediana 1.232,00 14.784,00 308,00 5,74
3º Quartil 3.377,33 40.528,00 844,33 15,74
Teto Salarial 4.428,46 53.141,53 1.107,12 20,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Raposa - MA 1.232 - 1.492 1.232,00 1.232,00 1.232,00 1.232,00 1.492,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Maranhão 1.232 - 1.492 1.232,00 1.232,00 1.232,00 1.232,00 1.492,24


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Prático de portos da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar pessoal;

  • Atividades

    • controlar medicamento de bordo;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • coordenar equipe de resgate;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar material de combate à poluição;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • transportar passageiros;
    • efetuar auditorias internas;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • controlar material de custeio;
    • elaborar apresentações;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar operações de resgate;
    • definir área segura para trabalho;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • verificar marcação das cargas;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • testar equipamentos de segurança;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • coordenar operações de reboque;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar material de diques e comportas;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • manobrar a embarcação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • tomar decisões;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • realizar o plano de viagem;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • supervisionar equipe de convés;
    • preparar a unidade para reboque;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • conferir certificação da embarcação;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • discriminar sons e ruídos;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições de calado;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar rancho;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • coordenar equipe de amarração;
    • operar o sistema de lastro;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • elaborar conteúdo programático;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • operar cobertas de cargas;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • operar guincho de reboque;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • elaborar material didático;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • emitir permissão para trabalho;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • supervisionar seção de câmara;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • operar rampas de acesso;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • conferir certificação da tripulação;
    • consultar legislação;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • demonstrar percepção espacial;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar material de passadiço;
    • acionar plano de contingência;
    • operar rampas de cargas;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • controlar epi e epc;
    • operar tampas de escotilha;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • realizar comunicação de bordo;
    • orientar a navegação;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • supervisionar o sms;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar certificação da tripulação;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • acionar plano de emergência;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • ministrar treinamento em terra;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • demonstrar liderança;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar atmosfera do tanque;
    • aplicar legislação;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • verificar peação da carga;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • manusear cargas a bordo;
    • operar equipamentos de navegação;
    • discriminar cores;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar planos de bordo;
    • trabalhar sob pressão;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • coordenar postos de emergência;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • efetuar os registros pertinentes;
    • proferir palestras;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;


    Setores que mais contratam Prático de portos da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Outras obras de engenharia civil
    • Atividades de organizações sindicais
    • Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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