Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Prático de portos da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Inspetor naval
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Vistoriador naval
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Imediato da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Agente de manobra e docagem
Oficiais de convés devem:
- realizar inspeção naval a bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- qualificar pessoal;
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar material de bordo;
- gerenciar operações;
Atividades
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- ministrar treinamento em terra;
- orientar a navegação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- coordenar operações de reboque;
- trabalhar em equipe;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar raciocínio matemático;
- tomar decisões;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- elaborar conteúdo programático;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- elaborar material didático;
- proferir palestras;
- trabalhar sob pressão;
- discriminar sons e ruídos;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar material de diques e comportas;
- realizar comunicação de bordo;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar as condições de segurança;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- consultar legislação;
- demonstrar liderança;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- discriminar cores;
- demonstrar percepção espacial;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar as condições para desatracação;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- avaliar as condições de calado;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- coordenar as embarcações de apoio;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar comportamento proativo;
- aplicar legislação;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar as condições de atracação;
- elaborar apresentações;
- efetuar os registros pertinentes;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- ministrar aulas de formação profissional;
Setores que mais contratam Agente de manobra e docagem no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Estacionamento de veículos
- Outras atividades de recreação e lazer
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de agenciamento marítimo
- Fabricação de produtos do refino de petróleo
- Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
- Agências de viagens