Salário para o cargo de Agente de manobra e docagem
CBO 2151-05 > Oficiais de convés

Agente de manobra e docagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Agente de manobra e docagem

Um Agente de manobra e docagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.277,14 e R$ 11.472,96, com a média salarial de R$ 4.661,57 e o salário mediana em R$ 4.678,98 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de manobra e docagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.661,57 55.938,80 1.165,39 23,36
1º Quartil 1.277,14 15.325,68 319,28 6,40
Salário Mediana 4.678,98 56.147,76 1.169,75 23,45
3º Quartil 8.749,77 104.997,24 2.187,44 43,85
Teto Salarial 11.472,96 137.675,53 2.868,24 57,50


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 2.789 - 11.004 6.157,93 2.788,92 6.008,63 9.085,20 11.004,26
Campinas - SP 1.430 - 1.761 1.448,88 1.430,00 1.453,48 1.453,95 1.761,07
Biguaçu - SC 1.325 - 1.685 1.376,33 1.325,00 1.391,00 1.391,00 1.684,82
Buriti Alegre - GO 1.105 - 2.238 1.400,92 1.105,13 1.300,00 1.847,66 2.237,94
Rio de Janeiro - RJ 2.500 - 10.877 7.043,74 2.500,00 7.735,53 8.980,07 10.876,93
São Luís - MA 1.093 - 1.432 1.156,47 1.092,85 1.181,92 1.181,92 1.431,58
Aracruz - ES 7.893 - 11.333 8.913,14 7.892,92 8.980,07 9.356,33 11.332,67
Simões Filho - BA 2.043 - 2.475 2.043,24 2.043,24 2.043,24 2.043,24 2.474,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.569 - 11.082 6.147,33 2.568,58 6.068,72 9.149,73 11.082,43
São Paulo 1.442 - 8.214 2.737,83 1.441,50 1.453,95 6.781,81 8.214,33
Santa Catarina 1.340 - 1.724 1.386,42 1.340,00 1.391,00 1.423,67 1.724,39
Goiás 1.105 - 2.238 1.400,92 1.105,13 1.300,00 1.847,66 2.237,94
Maranhão 1.093 - 1.432 1.156,47 1.092,85 1.181,92 1.181,92 1.431,58
Espírito Santo 7.736 - 11.333 8.686,49 7.735,53 8.980,07 9.356,33 11.332,67
Bahia 1.565 - 2.475 1.963,48 1.564,68 2.043,24 2.043,24 2.474,83


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Agente de manobra e docagem

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;

  • Atividades

    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar planos de bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • elaborar conteúdo programático;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • efetuar auditorias internas;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • orientar a navegação;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • realizar o plano de viagem;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • trabalhar sob pressão;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • controlar material de diques e comportas;
    • demonstrar percepção espacial;
    • coordenar postos de emergência;
    • controlar material de passadiço;
    • supervisionar equipe de convés;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • conferir certificação da tripulação;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • coordenar equipe de amarração;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar certificação da tripulação;
    • ministrar treinamento em terra;
    • acionar plano de emergência;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • conferir certificação da embarcação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • controlar medicamento de bordo;
    • demonstrar criatividade;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • discriminar cores;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar as condições para amarração;
    • supervisionar seção de câmara;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • avaliar as condições de atracação;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • manusear cargas a bordo;
    • verificar marcação das cargas;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar epi e epc;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • manobrar a embarcação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • verificar peação da carga;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • controlar material de combate à poluição;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • consultar legislação;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • controlar material de custeio;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • operar rampas de acesso;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • aplicar legislação;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • definir área segura para trabalho;
    • coordenar operações de resgate;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • supervisionar o sms;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • operar tampas de escotilha;
    • demonstrar liderança;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • tomar decisões;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • emitir permissão para trabalho;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • elaborar material didático;
    • elaborar apresentações;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • operar cobertas de cargas;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • proferir palestras;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • transportar passageiros;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • coordenar equipe de resgate;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • realizar comunicação de bordo;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • controlar rancho;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • avaliar as condições de calado;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • preparar a unidade para reboque;
    • coordenar operações de reboque;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • operar o sistema de lastro;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • operar equipamentos de navegação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • operar rampas de cargas;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • testar equipamentos de segurança;
    • acionar plano de contingência;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • operar guincho de reboque;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • conferir certificação de equipamentos;


    Setores que mais contratam Agente de manobra e docagem no mercado de trabalho

    • Extração de petróleo e gás natural
    • Navegação de apoio marítimo
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Comércio varejista de embarcações e outros veículos recreativos
    • Navegação de apoio portuário
    • Obras portuárias, marítimas e fluviais
    • Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos
    • Operações de terminais
    • Hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo