Salário para o cargo de Agente de manobra e docagem
CBO 2151-05 > Oficiais de convés

Agente de manobra e docagem - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Agente de manobra e docagem

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • orientar a navegação;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • demonstrar liderança;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • avaliar as condições de atracação;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar percepção espacial;
  • realizar comunicação de bordo;
  • discriminar cores;
  • proferir palestras;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • ministrar treinamento em terra;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • orientar a entrada de diques e ou comportas;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • avaliar as condições de calado;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • elaborar apresentações;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • tomar decisões;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • supervisionar o preparo do berço de diques;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar as embarcações de apoio;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • operar equipamentos de navegação;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar equipe de apoio à docagem;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • aplicar legislação;
  • elaborar conteúdo programático;
  • elaborar material didático;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • controlar material de diques e comportas;
  • consultar legislação;


Setores que mais contratam Agente de manobra e docagem no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Estacionamento de veículos
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Fabricação de produtos do refino de petróleo
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
  • Agências de viagens




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