Salário para o cargo de Comandante da marinha mercante
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Comandante da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Comandante da marinha mercante

Um Comandante da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.176,65 e R$ 18.328,89, com a média salarial de R$ 8.103,60 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Comandante da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.103,60 97.243,20 2.025,90 37,69
1º Quartil 3.176,65 38.119,80 794,16 14,78
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,56
3º Quartil 15.132,46 181.589,52 3.783,12 70,38
Teto Salarial 18.328,89 219.946,68 4.582,22 85,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Comandante da marinha mercante

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;

Atividades

  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • demonstrar liderança;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • manobrar a embarcação;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • controlar material de passadiço;
  • transportar passageiros;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • tomar decisões;
  • controlar medicamento de bordo;
  • acionar plano de contingência;
  • verificar marcação das cargas;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar apresentações;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • discriminar sons e ruídos;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • trabalhar sob pressão;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições para amarração;
  • definir área segura para trabalho;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • coordenar postos de emergência;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • realizar o plano de viagem;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • preparar a unidade para reboque;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • acionar plano de emergência;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • elaborar material didático;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • consultar legislação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • realizar comunicação de bordo;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • conferir certificação da embarcação;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • operar o sistema de lastro;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • ministrar treinamento em terra;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • coordenar equipe de resgate;
  • supervisionar seção de câmara;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • avaliar as condições de calado;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • operar equipamentos de navegação;
  • testar equipamentos de segurança;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • verificar peação da carga;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • controlar rancho;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • proferir palestras;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • conferir certificação da tripulação;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • coordenar operações de reboque;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • orientar a navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar material de combate à poluição;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar o sms;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • efetuar auditorias internas;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar material de custeio;
  • controlar certificação da tripulação;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • aplicar legislação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • discriminar cores;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • elaborar conteúdo programático;
  • emitir permissão para trabalho;
  • operar guincho de reboque;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • controlar planos de bordo;


Setores que mais contratam Comandante da marinha mercante no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
  • Serviços de engenharia




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