Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)

Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.688,13 e R$ 18.454,67, com a média salarial de R$ 8.077,03 e o salário mediana em R$ 7.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.077,03 96.924,39 2.019,26 37,69
1º Quartil 3.688,13 44.257,55 922,03 17,21
Salário Mediana 7.840,00 94.080,00 1.960,00 36,59
3º Quartil 14.074,32 168.891,80 3.518,58 65,68
Teto Salarial 18.454,67 221.456,00 4.613,67 86,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 4.356 - 19.081 9.434,01 4.355,62 7.982,31 15.753,42 19.081,02
Macaé - RJ 5.738 - 16.816 9.839,87 5.738,25 10.463,00 13.883,64 16.816,28
Manaus - AM 1.805 - 4.105 2.208,19 1.805,23 1.819,00 3.389,45 4.105,40
Porto Velho - RO 9.510 - 11.904 9.583,31 9.510,00 9.510,00 9.827,66 11.903,56
São Simão - GO 3.837 - 17.513 10.023,45 3.837,00 13.838,00 14.459,00 17.513,17
Belém - PA 1.863 - 14.168 5.448,90 1.863,00 1.881,00 11.697,00 14.167,76
Rio das Ostras - RJ 10.175 - 18.561 12.233,25 10.175,42 12.127,00 15.324,50 18.561,49
Barueri - SP 3.593 - 6.646 4.038,59 3.593,00 3.593,00 5.486,75 6.645,72
São Luís - MA 2.037 - 14.472 5.516,82 2.036,50 2.746,00 11.948,50 14.472,38
São João da Barra - RJ 9.991 - 15.563 11.601,23 9.991,09 11.070,00 12.849,00 15.563,09
São Gonçalo - RJ 27.344 - 39.711 31.262,62 27.343,67 32.786,00 32.786,00 39.711,39
São Paulo - SP 3.158 - 12.053 6.777,75 3.158,00 7.001,00 9.951,00 12.052,95
Niterói - RJ 1.770 - 13.258 7.062,10 1.769,50 9.620,00 10.945,50 13.257,52
Barcarena - PA 2.400 - 5.130 3.404,71 2.400,00 3.308,00 4.235,00 5.129,56
Itacoatiara - AM 2.685 - 3.741 2.800,19 2.685,00 2.685,00 3.088,30 3.740,64
Natal - RN 2.600 - 4.324 2.765,67 2.600,00 2.600,00 3.570,00 4.324,09
Corumbá - MS 2.300 - 6.243 4.333,60 2.300,00 5.154,00 5.154,00 6.242,68
Itaguaí - RJ 13.402 - 17.159 13.555,00 13.402,00 13.402,00 14.167,00 17.159,50
Porto do Mangue - RN 4.000 - 4.845 4.000,00 4.000,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 4.838 - 21.558 10.620,00 4.837,62 10.463,00 17.798,40 21.557,95
Amazonas 1.806 - 4.328 2.254,40 1.806,38 1.819,00 3.572,89 4.327,59
São Paulo 2.783 - 10.559 5.036,75 2.782,70 3.593,00 8.717,40 10.558,78
Rondônia 9.510 - 11.904 9.583,31 9.510,00 9.510,00 9.827,66 11.903,56
Pará 1.841 - 12.638 4.709,78 1.841,22 2.629,00 10.433,67 12.637,57
Goiás 3.837 - 17.421 9.472,05 3.837,00 13.838,00 14.383,25 17.421,42
Maranhão 2.037 - 14.472 5.516,82 2.036,50 2.746,00 11.948,50 14.472,38
Rio Grande do Norte 2.600 - 4.845 3.315,27 2.600,00 3.252,48 4.000,00 4.844,92
Santa Catarina 3.578 - 17.159 11.317,98 3.578,00 13.317,00 14.167,00 17.159,50
Bahia 1.610 - 2.140 1.700,07 1.610,00 1.746,00 1.767,00 2.140,24
Mato Grosso do Sul 2.300 - 6.243 4.333,60 2.300,00 5.154,00 5.154,00 6.242,68


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;

  • Atividades

    • verificar compatibilidade de cargas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • verificar marcação das cargas;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • acionar plano de contingência;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • aplicar legislação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • tomar decisões;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • operar o sistema de lastro;
    • controlar material de passadiço;
    • emitir permissão para trabalho;
    • operar cobertas de cargas;
    • discriminar sons e ruídos;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • elaborar material didático;
    • operar rampas de acesso;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • controlar certificação da tripulação;
    • verificar peação da carga;
    • controlar material de custeio;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • transportar passageiros;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • trabalhar sob pressão;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • coordenar equipe de resgate;
    • conferir certificação da embarcação;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • coordenar operações de reboque;
    • avaliar as condições para amarração;
    • manusear cargas a bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • coordenar operações de resgate;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • conferir certificação de equipamentos;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • elaborar conteúdo programático;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • realizar o plano de viagem;
    • operar guincho de reboque;
    • conferir certificação da tripulação;
    • controlar epi e epc;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • realizar comunicação de bordo;
    • avaliar as condições de calado;
    • acionar plano de emergência;
    • orientar a navegação;
    • proferir palestras;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • consultar legislação;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • controlar material de combate à poluição;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • ministrar treinamento em terra;
    • controlar material de diques e comportas;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar percepção espacial;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar equipe de amarração;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • manobrar a embarcação;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • demonstrar liderança;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • operar rampas de cargas;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • avaliar as condições de atracação;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • testar equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • controlar planos de bordo;
    • elaborar apresentações;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • preparar a unidade para reboque;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • supervisionar equipe de convés;
    • controlar rancho;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • controlar medicamento de bordo;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • coordenar postos de emergência;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • discriminar cores;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • elaborar o plano para reboque;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • operar equipamentos de navegação;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • operar tampas de escotilha;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • supervisionar seção de câmara;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • definir área segura para trabalho;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • efetuar auditorias internas;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • supervisionar o sms;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;


    Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte por navegação interior de carga, municipal, exceto travessia
    • Navegação de apoio portuário
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens