Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)

Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.176,65 e R$ 18.328,89, com a média salarial de R$ 8.103,60 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.103,60 97.243,20 2.025,90 37,69
1º Quartil 3.176,65 38.119,80 794,16 14,78
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,56
3º Quartil 15.132,46 181.589,52 3.783,12 70,38
Teto Salarial 18.328,89 219.946,68 4.582,22 85,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • navegar com segurança;

Atividades

  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • manobrar a embarcação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • elaborar material didático;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • trabalhar sob pressão;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • ministrar treinamento em terra;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • acionar plano de emergência;
  • consultar legislação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • emitir permissão para trabalho;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • supervisionar o sms;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • supervisionar seção de câmara;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • elaborar conteúdo programático;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • preparar a unidade para reboque;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • proferir palestras;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • operar o sistema de lastro;
  • discriminar cores;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar postos de emergência;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • coordenar operações de reboque;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • tomar decisões;
  • avaliar as condições de calado;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • operar equipamentos de navegação;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar rancho;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • controlar material de passadiço;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • definir área segura para trabalho;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • operar guincho de reboque;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • verificar marcação das cargas;
  • verificar peação da carga;
  • efetuar auditorias internas;
  • testar equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • discriminar sons e ruídos;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • acionar plano de contingência;
  • controlar material de combate à poluição;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • coordenar equipe de resgate;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar liderança;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar material de custeio;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • avaliar as condições para desamarração;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • conferir certificação da embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • supervisionar equipe de convés;
  • elaborar o plano para reboque;
  • trabalhar em equipe;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • orientar a navegação;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • avaliar as condições de atracação;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • controlar certificação da tripulação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • aplicar legislação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • realizar comunicação de bordo;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • avaliar as condições para amarração;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • realizar o plano de viagem;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar planos de bordo;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • elaborar apresentações;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • transportar passageiros;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes
  • Serviços de engenharia




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