Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)

Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.932,13 83.185,57 1.733,03 33,33
1º Quartil 1.679,37 20.152,41 419,84 8,07
Salário Mediana 5.769,83 69.237,96 1.442,46 27,74
3º Quartil 15.513,98 186.167,75 3.878,49 74,59
Teto Salarial 20.342,39 244.108,74 5.085,60 97,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 4.119 - 18.794 8.858,70 4.118,97 6.627,86 15.516,08 18.793,55
Rio de Janeiro - RJ 2.904 - 15.090 6.901,40 2.904,07 6.515,25 12.458,55 15.090,16
São Luís - MA 1.908 - 10.855 4.673,89 1.907,77 2.061,52 8.962,13 10.855,20
Manaus - AM 1.474 - 2.257 1.570,13 1.474,31 1.479,00 1.863,42 2.257,03
São Paulo - SP 2.782 - 9.326 4.493,94 2.781,79 2.976,45 7.700,00 9.326,47
Porto Velho - RO 7.257 - 9.271 7.562,75 7.257,41 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Niterói - RJ 3.433 - 10.138 6.286,19 3.433,42 6.670,50 8.370,36 10.138,43
São Gonçalo - RJ 5.770 - 8.736 6.346,82 5.769,83 5.769,83 7.212,30 8.735,75
Vitoria - ES 3.219 - 13.169 8.519,95 3.218,75 10.073,13 10.872,32 13.168,87
Guarujá - SP 1.241 - 2.738 1.513,50 1.240,65 1.308,84 2.260,87 2.738,43
São Simão - GO 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Santos - SP 1.600 - 13.335 6.071,60 1.600,00 6.882,30 11.009,69 13.335,27
Aracruz - ES 4.778 - 23.138 8.849,49 4.778,07 4.778,07 19.102,99 23.138,11
Rio Grande - RS 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74
Canindé de São Francisco - SE 1.482 - 1.795 1.482,02 1.481,95 1.482,04 1.482,04 1.795,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.275 - 17.093 7.651,80 3.275,25 6.627,86 14.112,30 17.093,24
Maranhão 1.911 - 10.855 4.708,49 1.910,85 2.061,52 8.962,13 10.855,20
São Paulo 1.449 - 9.901 4.067,14 1.449,18 2.781,79 8.174,18 9.900,82
Amazonas 1.435 - 2.676 1.639,13 1.435,12 1.479,00 2.209,16 2.675,80
Espírito Santo 3.998 - 17.955 8.664,13 3.998,41 8.950,64 14.823,48 17.954,64
Rondônia 5.614 - 9.271 7.201,12 5.613,61 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Ceará 1.048 - 186.814 39.710,78 1.048,33 1.824,86 154.235,09 186.814,17
Goiás 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Sergipe 1.482 - 3.242 1.827,01 1.482,00 1.482,04 2.676,49 3.241,84
Pará 1.286 - 3.056 1.621,69 1.286,12 1.350,43 2.522,90 3.055,81
Rio Grande do Sul 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar material de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • operar cargas;
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • conduzir embarcação de salvamento;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • demonstrar percepção espacial;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • verificar marcação das cargas;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • controlar material de diques e comportas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • tomar decisões;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • transportar passageiros;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • avaliar as condições de calado;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • aplicar legislação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • coordenar postos de emergência;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar operações de resgate;
    • elaborar material didático;
    • supervisionar o sms;
    • emitir permissão para trabalho;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • acionar plano de contingência;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • preparar a unidade para reboque;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • elaborar o plano para reboque;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • ministrar treinamento em terra;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • realizar o plano de viagem;
    • operar cobertas de cargas;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • demonstrar comportamento proativo;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • manusear cargas a bordo;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • supervisionar equipe de convés;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • proferir palestras;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • verificar peação da carga;
    • consultar legislação;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • acionar plano de emergência;
    • realizar comunicação de bordo;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • controlar material de combate à poluição;
    • operar guincho de reboque;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • discriminar cores;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • operar tampas de escotilha;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • conferir certificação da embarcação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • testar equipamentos de segurança;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • manobrar a embarcação;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • operar equipamentos de navegação;
    • definir área segura para trabalho;
    • efetuar auditorias internas;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • avaliar as condições de atracação;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • orientar a navegação;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar operações de reboque;
    • elaborar apresentações;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • discriminar sons e ruídos;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • coordenar equipe de resgate;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • operar o sistema de lastro;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • demonstrar liderança;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • controlar medicamento de bordo;
    • coordenar equipe de amarração;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições para amarração;
    • elaborar conteúdo programático;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • supervisionar seção de câmara;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • operar rampas de cargas;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • controlar material de passadiço;
    • controlar epi e epc;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • controlar material de custeio;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • demonstrar criatividade;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • conferir certificação da tripulação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • operar rampas de acesso;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • trabalhar sob pressão;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar temperatura dos tanques;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • controlar planos de bordo;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • controlar rancho;

    Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Operações de terminais
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor