Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)

Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.932,13 83.185,57 1.733,03 33,33
1º Quartil 1.679,37 20.152,41 419,84 8,07
Salário Mediana 5.769,83 69.237,96 1.442,46 27,74
3º Quartil 15.513,98 186.167,75 3.878,49 74,59
Teto Salarial 20.342,39 244.108,74 5.085,60 97,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 4.119 - 18.794 8.858,70 4.118,97 6.627,86 15.516,08 18.793,55
Rio de Janeiro - RJ 2.904 - 15.090 6.901,40 2.904,07 6.515,25 12.458,55 15.090,16
São Luís - MA 1.908 - 10.855 4.673,89 1.907,77 2.061,52 8.962,13 10.855,20
Manaus - AM 1.474 - 2.257 1.570,13 1.474,31 1.479,00 1.863,42 2.257,03
São Paulo - SP 2.782 - 9.326 4.493,94 2.781,79 2.976,45 7.700,00 9.326,47
Porto Velho - RO 7.257 - 9.271 7.562,75 7.257,41 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Niterói - RJ 3.433 - 10.138 6.286,19 3.433,42 6.670,50 8.370,36 10.138,43
São Gonçalo - RJ 5.770 - 8.736 6.346,82 5.769,83 5.769,83 7.212,30 8.735,75
Vitoria - ES 3.219 - 13.169 8.519,95 3.218,75 10.073,13 10.872,32 13.168,87
Guarujá - SP 1.241 - 2.738 1.513,50 1.240,65 1.308,84 2.260,87 2.738,43
Santos - SP 1.600 - 13.335 6.071,60 1.600,00 6.882,30 11.009,69 13.335,27
São Simão - GO 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Aracruz - ES 4.778 - 23.138 8.849,49 4.778,07 4.778,07 19.102,99 23.138,11
Canindé de São Francisco - SE 1.482 - 1.795 1.482,02 1.481,95 1.482,04 1.482,04 1.795,09
Rio Grande - RS 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.275 - 17.093 7.651,80 3.275,25 6.627,86 14.112,30 17.093,24
Maranhão 1.911 - 10.855 4.708,49 1.910,85 2.061,52 8.962,13 10.855,20
São Paulo 1.449 - 9.901 4.067,14 1.449,18 2.781,79 8.174,18 9.900,82
Amazonas 1.435 - 2.676 1.639,13 1.435,12 1.479,00 2.209,16 2.675,80
Espírito Santo 3.998 - 17.955 8.664,13 3.998,41 8.950,64 14.823,48 17.954,64
Rondônia 5.614 - 9.271 7.201,12 5.613,61 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Ceará 1.048 - 186.814 39.710,78 1.048,33 1.824,86 154.235,09 186.814,17
Sergipe 1.482 - 3.242 1.827,01 1.482,00 1.482,04 2.676,49 3.241,84
Goiás 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Pará 1.286 - 3.056 1.621,69 1.286,12 1.350,43 2.522,90 3.055,81
Rio Grande do Sul 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • realizar inspeção naval a bordo;

  • Atividades

    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • conferir certificação da tripulação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • testar equipamentos de segurança;
    • elaborar conteúdo programático;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • elaborar apresentações;
    • supervisionar equipe de convés;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • trabalhar em equipe;
    • controlar epi e epc;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • efetuar auditorias internas;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • discriminar sons e ruídos;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • preparar a unidade para reboque;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • operar tampas de escotilha;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • verificar marcação das cargas;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • coordenar operações de resgate;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • emitir permissão para trabalho;
    • demonstrar percepção espacial;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • coordenar operações de reboque;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • avaliar as condições de atracação;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • aplicar legislação;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • acionar plano de contingência;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • ministrar treinamento em terra;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar postos de emergência;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • avaliar as condições para amarração;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • demonstrar liderança;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • realizar comunicação de bordo;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • definir área segura para trabalho;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • controlar material de passadiço;
    • elaborar material didático;
    • operar equipamentos de navegação;
    • verificar peação da carga;
    • supervisionar seção de câmara;
    • acionar plano de emergência;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • controlar material de custeio;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • operar o sistema de lastro;
    • controlar rancho;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • avaliar as condições de calado;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar material de diques e comportas;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • manobrar a embarcação;
    • controlar medicamento de bordo;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • transportar passageiros;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • controlar certificação da tripulação;
    • consultar legislação;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • realizar o plano de viagem;
    • coordenar equipe de resgate;
    • elaborar o plano para reboque;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • proferir palestras;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • operar rampas de cargas;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • controlar planos de bordo;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • orientar a navegação;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • coordenar equipe de amarração;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • operar rampas de acesso;
    • supervisionar o sms;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • discriminar cores;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • operar guincho de reboque;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • operar cobertas de cargas;
    • manusear cargas a bordo;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar material de combate à poluição;
    • conferir certificação da embarcação;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;


    Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Operações de terminais
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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