Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (comandante) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)

Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (comandante)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.932,13 83.185,57 1.733,03 33,33
1º Quartil 1.679,37 20.152,41 419,84 8,07
Salário Mediana 5.769,83 69.237,96 1.442,46 27,74
3º Quartil 15.513,98 186.167,75 3.878,49 74,59
Teto Salarial 20.342,39 244.108,74 5.085,60 97,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 4.119 - 18.794 8.858,70 4.118,97 6.627,86 15.516,08 18.793,55
Rio de Janeiro - RJ 2.904 - 15.090 6.901,40 2.904,07 6.515,25 12.458,55 15.090,16
São Luís - MA 1.908 - 10.855 4.673,89 1.907,77 2.061,52 8.962,13 10.855,20
Manaus - AM 1.474 - 2.257 1.570,13 1.474,31 1.479,00 1.863,42 2.257,03
São Paulo - SP 2.782 - 9.326 4.493,94 2.781,79 2.976,45 7.700,00 9.326,47
Porto Velho - RO 7.257 - 9.271 7.562,75 7.257,41 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Niterói - RJ 3.433 - 10.138 6.286,19 3.433,42 6.670,50 8.370,36 10.138,43
São Gonçalo - RJ 5.770 - 8.736 6.346,82 5.769,83 5.769,83 7.212,30 8.735,75
Vitoria - ES 3.219 - 13.169 8.519,95 3.218,75 10.073,13 10.872,32 13.168,87
Guarujá - SP 1.241 - 2.738 1.513,50 1.240,65 1.308,84 2.260,87 2.738,43
São Simão - GO 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Santos - SP 1.600 - 13.335 6.071,60 1.600,00 6.882,30 11.009,69 13.335,27
Aracruz - ES 4.778 - 23.138 8.849,49 4.778,07 4.778,07 19.102,99 23.138,11
Canindé de São Francisco - SE 1.482 - 1.795 1.482,02 1.481,95 1.482,04 1.482,04 1.795,09
Rio Grande - RS 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.275 - 17.093 7.651,80 3.275,25 6.627,86 14.112,30 17.093,24
Maranhão 1.911 - 10.855 4.708,49 1.910,85 2.061,52 8.962,13 10.855,20
São Paulo 1.449 - 9.901 4.067,14 1.449,18 2.781,79 8.174,18 9.900,82
Amazonas 1.435 - 2.676 1.639,13 1.435,12 1.479,00 2.209,16 2.675,80
Espírito Santo 3.998 - 17.955 8.664,13 3.998,41 8.950,64 14.823,48 17.954,64
Rondônia 5.614 - 9.271 7.201,12 5.613,61 7.654,35 7.654,35 9.271,18
Ceará 1.048 - 186.814 39.710,78 1.048,33 1.824,86 154.235,09 186.814,17
Sergipe 1.482 - 3.242 1.827,01 1.482,00 1.482,04 2.676,49 3.241,84
Goiás 3.421 - 4.537 3.502,39 3.421,16 3.421,16 3.746,06 4.537,34
Pará 1.286 - 3.056 1.621,69 1.286,12 1.350,43 2.522,90 3.055,81
Rio Grande do Sul 1.542 - 13.909 5.577,60 1.542,29 1.926,40 11.483,15 13.908,74


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • gerenciar material de bordo;
  • gerenciar operações;

  • Atividades

    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • verificar peação da carga;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • controlar material de diques e comportas;
    • aplicar legislação;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • acionar plano de contingência;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • orientar a navegação;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • tomar decisões;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • emitir permissão para trabalho;
    • coordenar postos de emergência;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • operar rampas de acesso;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • elaborar material didático;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar material de custeio;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • transportar passageiros;
    • controlar planos de bordo;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar operações de reboque;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • demonstrar percepção cinemática;
    • operar tampas de escotilha;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • conferir certificação da tripulação;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • testar equipamentos de segurança;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • definir área segura para trabalho;
    • operar rampas de cargas;
    • manobrar a embarcação;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • discriminar cores;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • coordenar equipe de resgate;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • supervisionar o sms;
    • efetuar auditorias internas;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar o plano de viagem;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • elaborar apresentações;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • manusear cargas a bordo;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • ministrar treinamento em terra;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • operar equipamentos de navegação;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar material de passadiço;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • avaliar as condições para amarração;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • operar o sistema de lastro;
    • controlar medicamento de bordo;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • coordenar operações de resgate;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • elaborar conteúdo programático;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • realizar comunicação de bordo;
    • conferir certificação da embarcação;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • demonstrar percepção espacial;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • discriminar sons e ruídos;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • verificar marcação das cargas;
    • controlar material de combate à poluição;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • controlar certificação da tripulação;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • elaborar o plano para reboque;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • supervisionar equipe de convés;
    • supervisionar seção de câmara;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • trabalhar sob pressão;
    • consultar legislação;
    • operar cobertas de cargas;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • controlar epi e epc;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • avaliar as condições de calado;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • controlar rancho;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • acionar plano de emergência;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • operar guincho de reboque;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • demonstrar liderança;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • coordenar equipe de amarração;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • proferir palestras;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • preparar a unidade para reboque;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;


    Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Operações de terminais
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: