Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (comandante)
Um Segundo oficial de náutica (comandante) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.679,37 e R$ 20.342,39, com a média salarial de R$ 6.932,13 e o salário mediana em R$ 5.769,83 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.932,13 | 83.185,57 | 1.733,03 | 33,33 |
1º Quartil | 1.679,37 | 20.152,41 | 419,84 | 8,07 |
Salário Mediana | 5.769,83 | 69.237,96 | 1.442,46 | 27,74 |
3º Quartil | 15.513,98 | 186.167,75 | 3.878,49 | 74,59 |
Teto Salarial | 20.342,39 | 244.108,74 | 5.085,60 | 97,81 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Vistoriador naval
- Capitão de cabotagem
- Capitão de longo curso (imediato)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Inspetor naval
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Inspetor de terminal
- Comandante da marinha mercante
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Macaé - RJ | 4.119 - 18.794 | 8.858,70 | 4.118,97 | 6.627,86 | 15.516,08 | 18.793,55 |
Rio de Janeiro - RJ | 2.904 - 15.090 | 6.901,40 | 2.904,07 | 6.515,25 | 12.458,55 | 15.090,16 |
São Luís - MA | 1.908 - 10.855 | 4.673,89 | 1.907,77 | 2.061,52 | 8.962,13 | 10.855,20 |
Manaus - AM | 1.474 - 2.257 | 1.570,13 | 1.474,31 | 1.479,00 | 1.863,42 | 2.257,03 |
São Paulo - SP | 2.782 - 9.326 | 4.493,94 | 2.781,79 | 2.976,45 | 7.700,00 | 9.326,47 |
Porto Velho - RO | 7.257 - 9.271 | 7.562,75 | 7.257,41 | 7.654,35 | 7.654,35 | 9.271,18 |
Niterói - RJ | 3.433 - 10.138 | 6.286,19 | 3.433,42 | 6.670,50 | 8.370,36 | 10.138,43 |
São Gonçalo - RJ | 5.770 - 8.736 | 6.346,82 | 5.769,83 | 5.769,83 | 7.212,30 | 8.735,75 |
Vitoria - ES | 3.219 - 13.169 | 8.519,95 | 3.218,75 | 10.073,13 | 10.872,32 | 13.168,87 |
Guarujá - SP | 1.241 - 2.738 | 1.513,50 | 1.240,65 | 1.308,84 | 2.260,87 | 2.738,43 |
Santos - SP | 1.600 - 13.335 | 6.071,60 | 1.600,00 | 6.882,30 | 11.009,69 | 13.335,27 |
São Simão - GO | 3.421 - 4.537 | 3.502,39 | 3.421,16 | 3.421,16 | 3.746,06 | 4.537,34 |
Aracruz - ES | 4.778 - 23.138 | 8.849,49 | 4.778,07 | 4.778,07 | 19.102,99 | 23.138,11 |
Canindé de São Francisco - SE | 1.482 - 1.795 | 1.482,02 | 1.481,95 | 1.482,04 | 1.482,04 | 1.795,09 |
Rio Grande - RS | 1.542 - 13.909 | 5.577,60 | 1.542,29 | 1.926,40 | 11.483,15 | 13.908,74 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 3.275 - 17.093 | 7.651,80 | 3.275,25 | 6.627,86 | 14.112,30 | 17.093,24 |
Maranhão | 1.911 - 10.855 | 4.708,49 | 1.910,85 | 2.061,52 | 8.962,13 | 10.855,20 |
São Paulo | 1.449 - 9.901 | 4.067,14 | 1.449,18 | 2.781,79 | 8.174,18 | 9.900,82 |
Amazonas | 1.435 - 2.676 | 1.639,13 | 1.435,12 | 1.479,00 | 2.209,16 | 2.675,80 |
Espírito Santo | 3.998 - 17.955 | 8.664,13 | 3.998,41 | 8.950,64 | 14.823,48 | 17.954,64 |
Rondônia | 5.614 - 9.271 | 7.201,12 | 5.613,61 | 7.654,35 | 7.654,35 | 9.271,18 |
Ceará | 1.048 - 186.814 | 39.710,78 | 1.048,33 | 1.824,86 | 154.235,09 | 186.814,17 |
Sergipe | 1.482 - 3.242 | 1.827,01 | 1.482,00 | 1.482,04 | 2.676,49 | 3.241,84 |
Goiás | 3.421 - 4.537 | 3.502,39 | 3.421,16 | 3.421,16 | 3.746,06 | 4.537,34 |
Pará | 1.286 - 3.056 | 1.621,69 | 1.286,12 | 1.350,43 | 2.522,90 | 3.055,81 |
Rio Grande do Sul | 1.542 - 13.909 | 5.577,60 | 1.542,29 | 1.926,40 | 11.483,15 | 13.908,74 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (comandante)
Oficiais de convés devem:
Atividades
- elaborar apresentações;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- emitir permissão para trabalho;
- efetuar auditorias internas;
- transportar passageiros;
- coordenar postos de emergência;
- demonstrar liderança;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar certificação da tripulação;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar raciocínio sintético;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar reuniões de segurança;
- discriminar sons e ruídos;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- supervisionar equipe de lastro;
- operar tampas de escotilha;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- conferir certificação da embarcação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- conferir certificação da tripulação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- orientar a navegação;
- demonstrar criatividade;
- fiscalizar o uso de epi;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar comunicação de bordo;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- preparar a unidade para reboque;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar conteúdo programático;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar as condições de atracação;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- controlar rancho;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- manobrar a embarcação;
- controlar planos de bordo;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação de equipamentos;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- avaliar as condições para desamarração;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- coordenar operação de controle à poluição;
- trabalhar em equipe;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar percepção espacial;
- supervisionar seção de câmara;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- definir área segura para trabalho;
- testar equipamentos de salvatagem;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- elaborar material didático;
- controlar material de diques e comportas;
- avaliar o preparo da tripulação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- verificar compatibilidade de cargas;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar operações de reboque;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- realizar o plano de viagem;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- manusear cargas a bordo;
- discriminar cores;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar material de combate à poluição;
- avaliar as condições para desatracação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- coordenar as embarcações de apoio;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- testar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar epi e epc;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- tomar decisões;
- demonstrar comportamento proativo;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- ministrar aulas de formação profissional;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar temperatura dos tanques;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar raciocínio analítico;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar medicamento de bordo;
- proferir palestras;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- acionar plano de contingência;
- avaliar as condições para amarração;
- avaliar as condições meteorológicas;
- verificar peação da carga;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- coordenar equipe de amarração;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de resgate;
- supervisionar o sms;
- demonstrar percepção cinemática;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- elaborar planos de carregamento descarga;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- conduzir embarcação de salvamento;
- operar rampas de cargas;
- operar cobertas de cargas;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- acionar plano de emergência;
- verificar marcação das cargas;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar o plano para reboque;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições de calado;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- consultar legislação;
- operar rampas de acesso;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- operar o sistema de lastro;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar material de passadiço;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- supervisionar equipe de convés;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- ministrar treinamento em terra;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar material de custeio;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar equipe de resgate;
- trabalhar sob pressão;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- aplicar legislação;
Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (comandante) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Navegação de apoio portuário
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Operações de terminais
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
- Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br