Salário para o cargo de Técnico de processo petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de processo petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de processo petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • coordenar o processo de produção;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • identificar necessidades de treinamento;
  • implementar ações corretivas;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • implantar programas institucionais;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • tomar decisões;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • coletar amostras de produtos;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • demonstrar criatividade;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • admitir opiniões da equipe;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • promover a motivação da equipe;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • requisitar serviços complementares;
  • divulgar conhecimentos;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • identificar situações de risco;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • controlar o cronograma de produção;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • compartilhar tarefas;
  • buscar autodesenvolvimento;


Setores que mais contratam Técnico de processo petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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