Salário para o cargo de Técnico petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • coordenar o processo de produção;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;

Atividades

  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • requisitar serviços complementares;
  • identificar situações de risco;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • implementar ações corretivas;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • controlar o cronograma de produção;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • coletar amostras de produtos;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • tomar decisões;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • compartilhar tarefas;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • comunicar-se;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • promover a motivação da equipe;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • implantar programas institucionais;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • divulgar conhecimentos;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;


Setores que mais contratam Técnico petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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