Salário para o cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário
CBO 3532-10 > Técnicos em operações e serviços bancários

Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Processam operações de crédito, investimento e serviços bancários, obedecendo normas externas, emanadas de órgãos governamentais, e internas, da instituição que os empregam. Controlam as operações de concessão de crédito, investimento e serviços a pessoas físicas ou jurídicas, a fim de cumprir e fazer cumprir as normas e regras internas e de órgãos regulamentadores, tais como: banco central do brasil e secretaria da receita federal, entre outros. Atendem aos demais setores do banco, como seus clientes internos, e a órgãos governamentais, outros bancos e ao público em geral, como clientes externos, prestando-lhes informações sobre assuntos de sua competência. Podem coordenar recursos humanos, sob sua responsabilidade e exercer o monitoramento de serviços prestados por terceiros.

Quanto ganha um Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Um Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.186,70 e R$ 4.111,87, com a média salarial de R$ 1.864,79 e o salário mediana em R$ 1.520,70 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.864,79 22.377,44 466,20 8,99
1º Quartil 1.186,70 14.240,39 296,67 5,72
Salário Mediana 1.520,70 18.248,40 380,18 7,33
3º Quartil 3.135,89 37.630,67 783,97 15,12
Teto Salarial 4.111,87 49.342,46 1.027,97 19,83


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.659 1.827,40 1.193,57 1.506,47 3.020,98 3.659,10
Belo Horizonte - MG 1.900 - 7.756 3.271,55 1.900,00 2.906,58 6.403,36 7.755,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.194 - 3.659 1.827,40 1.193,57 1.506,47 3.020,98 3.659,10
Minas Gerais 1.086 - 5.936 2.647,19 1.085,55 2.446,48 4.901,17 5.936,44
Rio Grande do Sul 1.700 - 5.470 3.302,44 1.700,00 3.547,14 4.516,13 5.470,07
Mato Grosso 1.191 - 2.180 1.558,22 1.191,10 1.500,00 1.800,00 2.180,21


Principais locais de trabalho

Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operações e serviços bancários

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Técnicos em operações e serviços bancários devem:

  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • coordenar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • atender clientes internos e externos;
  • administrar movimento dos caixas e da tesouraria;
  • preparar movimento para compensação;

  • Atividades

    • contar numerário;
    • remanejar recursos humanos;
    • controlar processos enviados para cobrança judicial;
    • suprir caixas;
    • recolher excedente dos caixas;
    • demonstrar comprometimento;
    • coordenar trabalhos dos funcionários;
    • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
    • monitorar fluxo de numerário e de cheques;
    • devolver cheques irregulares;
    • repactuar dívidas;
    • transmitir arquivos via sistema;
    • demonstrar capacidade de análise técnica;
    • abrir caixas;
    • treinar funcionários;
    • calcular saldos devedores e juros;
    • fechar malotes;
    • fechar os caixas;
    • obter autorização de cliente para operações;
    • trabalhar em equipe;
    • cumprir normas e regras internas e externas;
    • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
    • enquadrar operações às normas internas e externas;
    • separar documentos;
    • participar da seleção de funcionários;
    • emitir carta de crédito;
    • montar lotes de documentos;
    • zelar pela segurança do numerário da agência;
    • classificar documentos;
    • notificar clientes em débito;
    • suprir caixas eletrônicos da agência;
    • participar do desligamento de funcionários;
    • demonstrar dinamismo;
    • fiscalizar assiduidade e pontualidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fornecer troco;
    • prever necessidade de numerário;
    • trocar moedas entre bancos (câmbio e hedge);
    • demonstrar persuasão;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • controlar utilização do fundo de garantia por tempo de serviço (fgts);
    • acompanhar inadimplência;
    • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
    • encaminhar processos para cobrança judicial;
    • enviar malotes;
    • contatar órgãos governamentais (bc, bndes, srf);
    • interpretar normas e regras internas e externas;
    • dar suporte para outras áreas;
    • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
    • contatar instituições ou clientes internacionais;
    • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
    • conferir documentação de clientes (pessoas física e jurídica) e da operação;
    • sanar dúvidas sobre rotinas;
    • monitorar serviços de terceiros (transportadora de valores);
    • efetuar transações entre contas;
    • sugerir promoção de funcionários;
    • tutelar objetos e documentos;
    • demonstrar segurança;
    • recolher numerário à tesouraria;
    • registrar ocorrências no sistema;
    • executar baixa ou liquidação de operação;
    • estabelecer horários para entrega de numerário;
    • conceder crédito dentro dos limites estabelecidos;
    • verificar documentação pendente;
    • solicitar numerário;
    • recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência;
    • atender às solicitações de reserva para saques;
    • administrar saldo de reserva (limite para pernoite);
    • separar numerário em lotes;
    • processar borderôs;
    • tomar decisões;
    • avaliar desempenho de funcionários;
    • registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central (sisbacen);
    • demonstrar criatividade;
    • distribuir tarefas;
    • receber malotes;
    • atualizar sistema de normas e regras;
    • monitorar caixas eletrônicos da agência;
    • cobrar cumprimento das tarefas diárias;
    • demonstrar iniciativa;
    • proceder lançamentos de acertos;
    • retirar documentos dos caixas;
    • assimilar mudanças;
    • disponibilizar funcionários para outras áreas;
    • custodiar documentação de exportação;
    • motivar equipe (prêmios, folgas, benefícios);
    • conciliar movimento físico e contábil;
    • administrar situações adversas;
    • controlar prazo de validade de carta de crédito;
    • inspecionar aplicação de normas e regras;
    • efetuar controle contábil;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • delegar funções;
    • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
    • processar transações dos meios remotos (caixa expresso);
    • supervisionar operações dos caixas;
    • registrar operações de crédito em carteira de cobrança;
    • orientar clientes;
    • registrar operações de renda fixa e variável (bmf, cetip, selic);
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • demonstrar visão estratégica;
    • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
    • checar documentos recebidos;
    • demonstrar comunicabilidade;


    Setores que mais contratam Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Construção de edifícios
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços de engenharia
    • Corretagem no aluguel de imóveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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