Salário para o cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário
CBO 3532-10 > Técnicos em operações e serviços bancários

Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Processam operações de crédito, investimento e serviços bancários, obedecendo normas externas, emanadas de órgãos governamentais, e internas, da instituição que os empregam. Controlam as operações de concessão de crédito, investimento e serviços a pessoas físicas ou jurídicas, a fim de cumprir e fazer cumprir as normas e regras internas e de órgãos regulamentadores, tais como: banco central do brasil e secretaria da receita federal, entre outros. Atendem aos demais setores do banco, como seus clientes internos, e a órgãos governamentais, outros bancos e ao público em geral, como clientes externos, prestando-lhes informações sobre assuntos de sua competência. Podem coordenar recursos humanos, sob sua responsabilidade e exercer o monitoramento de serviços prestados por terceiros.

Quanto ganha um Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Um Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.186,70 e R$ 4.111,87, com a média salarial de R$ 1.864,79 e o salário mediana em R$ 1.520,70 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.864,79 22.377,44 466,20 8,99
1º Quartil 1.186,70 14.240,39 296,67 5,72
Salário Mediana 1.520,70 18.248,40 380,18 7,33
3º Quartil 3.135,89 37.630,67 783,97 15,12
Teto Salarial 4.111,87 49.342,46 1.027,97 19,83


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.194 - 3.659 1.827,40 1.193,57 1.506,47 3.020,98 3.659,10
Belo Horizonte - MG 1.900 - 7.756 3.271,55 1.900,00 2.906,58 6.403,36 7.755,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.194 - 3.659 1.827,40 1.193,57 1.506,47 3.020,98 3.659,10
Minas Gerais 1.086 - 5.936 2.647,19 1.085,55 2.446,48 4.901,17 5.936,44
Rio Grande do Sul 1.700 - 5.470 3.302,44 1.700,00 3.547,14 4.516,13 5.470,07
Mato Grosso 1.191 - 2.180 1.558,22 1.191,10 1.500,00 1.800,00 2.180,21


Principais locais de trabalho

Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operações e serviços bancários

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário

Técnicos em operações e serviços bancários devem:

  • preparar movimento para compensação;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • administrar movimento dos caixas e da tesouraria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar recursos humanos;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • atender clientes internos e externos;

  • Atividades

    • fechar malotes;
    • controlar processos enviados para cobrança judicial;
    • suprir caixas;
    • tutelar objetos e documentos;
    • efetuar transações entre contas;
    • conceder crédito dentro dos limites estabelecidos;
    • controlar prazo de validade de carta de crédito;
    • estabelecer horários para entrega de numerário;
    • verificar documentação pendente;
    • proceder lançamentos de acertos;
    • transmitir arquivos via sistema;
    • separar numerário em lotes;
    • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
    • coordenar trabalhos dos funcionários;
    • processar transações dos meios remotos (caixa expresso);
    • tomar decisões;
    • avaliar desempenho de funcionários;
    • contar numerário;
    • registrar operações de renda fixa e variável (bmf, cetip, selic);
    • acompanhar inadimplência;
    • calcular saldos devedores e juros;
    • cumprir normas e regras internas e externas;
    • montar lotes de documentos;
    • fiscalizar assiduidade e pontualidade;
    • cobrar cumprimento das tarefas diárias;
    • contatar instituições ou clientes internacionais;
    • administrar saldo de reserva (limite para pernoite);
    • remanejar recursos humanos;
    • devolver cheques irregulares;
    • zelar pela segurança do numerário da agência;
    • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
    • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
    • inspecionar aplicação de normas e regras;
    • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
    • receber malotes;
    • recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência;
    • demonstrar dinamismo;
    • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
    • demonstrar capacidade de análise técnica;
    • fechar os caixas;
    • demonstrar criatividade;
    • atender às solicitações de reserva para saques;
    • checar documentos recebidos;
    • assimilar mudanças;
    • supervisionar operações dos caixas;
    • processar borderôs;
    • solicitar numerário;
    • delegar funções;
    • participar da seleção de funcionários;
    • enquadrar operações às normas internas e externas;
    • notificar clientes em débito;
    • enviar malotes;
    • conciliar movimento físico e contábil;
    • conferir documentação de clientes (pessoas física e jurídica) e da operação;
    • demonstrar iniciativa;
    • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
    • registrar operações de crédito em carteira de cobrança;
    • demonstrar comprometimento;
    • abrir caixas;
    • efetuar controle contábil;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • emitir carta de crédito;
    • demonstrar comunicabilidade;
    • motivar equipe (prêmios, folgas, benefícios);
    • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
    • monitorar fluxo de numerário e de cheques;
    • suprir caixas eletrônicos da agência;
    • recolher numerário à tesouraria;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prever necessidade de numerário;
    • custodiar documentação de exportação;
    • separar documentos;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • trocar moedas entre bancos (câmbio e hedge);
    • obter autorização de cliente para operações;
    • dar suporte para outras áreas;
    • retirar documentos dos caixas;
    • classificar documentos;
    • encaminhar processos para cobrança judicial;
    • recolher excedente dos caixas;
    • sanar dúvidas sobre rotinas;
    • contatar órgãos governamentais (bc, bndes, srf);
    • interpretar normas e regras internas e externas;
    • participar do desligamento de funcionários;
    • disponibilizar funcionários para outras áreas;
    • monitorar caixas eletrônicos da agência;
    • sugerir promoção de funcionários;
    • demonstrar segurança;
    • treinar funcionários;
    • fornecer troco;
    • controlar utilização do fundo de garantia por tempo de serviço (fgts);
    • monitorar serviços de terceiros (transportadora de valores);
    • executar baixa ou liquidação de operação;
    • demonstrar persuasão;
    • registrar ocorrências no sistema;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • administrar situações adversas;
    • orientar clientes;
    • atualizar sistema de normas e regras;
    • trabalhar em equipe;
    • repactuar dívidas;
    • demonstrar visão estratégica;
    • registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central (sisbacen);
    • distribuir tarefas;

    Setores que mais contratam Técnico de operações e serviços bancários - crédito imobiliário no mercado de trabalho

    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Construção de edifícios
    • Corretagem no aluguel de imóveis
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Outras obras de engenharia civil




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Arte educador