Salário para o cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural
CBO 3532-15 > Técnicos em operações e serviços bancários

Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Processam operações de crédito, investimento e serviços bancários, obedecendo normas externas, emanadas de órgãos governamentais, e internas, da instituição que os empregam. Controlam as operações de concessão de crédito, investimento e serviços a pessoas físicas ou jurídicas, a fim de cumprir e fazer cumprir as normas e regras internas e de órgãos regulamentadores, tais como: banco central do brasil e secretaria da receita federal, entre outros. Atendem aos demais setores do banco, como seus clientes internos, e a órgãos governamentais, outros bancos e ao público em geral, como clientes externos, prestando-lhes informações sobre assuntos de sua competência. Podem coordenar recursos humanos, sob sua responsabilidade e exercer o monitoramento de serviços prestados por terceiros.

Quanto ganha um Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural

Um Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.588,06 e R$ 4.042,66, com a média salarial de R$ 2.244,87 e o salário mediana em R$ 2.117,43 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.244,87 26.938,50 561,22 11,18
1º Quartil 1.588,06 19.056,74 397,02 7,91
Salário Mediana 2.117,43 25.409,16 529,36 10,54
3º Quartil 3.083,10 36.997,23 770,78 15,35
Teto Salarial 4.042,66 48.511,88 1.010,66 20,13


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Porto Alegre - RS 2.370 - 3.380 2.536,89 2.369,68 2.464,29 2.790,30 3.379,70
Sumaré - SP 1.119 - 1.756 1.166,29 1.119,00 1.119,00 1.450,00 1.756,28
Viamão - RS 1.773 - 2.208 1.802,48 1.773,42 1.821,13 1.823,32 2.208,46
Cachoeira do Sul - RS 2.153 - 3.741 2.835,84 2.153,43 3.088,34 3.088,34 3.740,69
Santa Maria - RS 1.773 - 2.682 2.089,47 1.773,42 2.211,35 2.213,97 2.681,63
Florianópolis - SC 2.805 - 8.762 3.865,13 2.805,46 3.072,39 7.233,97 8.762,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 1.733 - 3.988 2.325,23 1.733,20 2.066,77 3.292,43 3.987,89
Rio Grande do Sul 1.802 - 3.502 2.329,88 1.802,19 2.403,26 2.891,66 3.502,46
São Paulo 1.119 - 3.270 1.577,85 1.119,00 1.119,00 2.700,00 3.270,32


Principais locais de trabalho

Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operações e serviços bancários

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural

Técnicos em operações e serviços bancários devem:

  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • atender clientes internos e externos;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • preparar movimento para compensação;
  • coordenar recursos humanos;
  • administrar movimento dos caixas e da tesouraria;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
    • montar lotes de documentos;
    • enviar malotes;
    • efetuar transações entre contas;
    • delegar funções;
    • demonstrar comunicabilidade;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • cumprir normas e regras internas e externas;
    • cobrar cumprimento das tarefas diárias;
    • recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência;
    • assimilar mudanças;
    • registrar ocorrências no sistema;
    • participar do desligamento de funcionários;
    • demonstrar visão estratégica;
    • prever necessidade de numerário;
    • transmitir arquivos via sistema;
    • demonstrar iniciativa;
    • conferir documentação de clientes (pessoas física e jurídica) e da operação;
    • retirar documentos dos caixas;
    • distribuir tarefas;
    • recolher excedente dos caixas;
    • executar baixa ou liquidação de operação;
    • demonstrar comprometimento;
    • dar suporte para outras áreas;
    • remanejar recursos humanos;
    • fechar os caixas;
    • avaliar desempenho de funcionários;
    • proceder lançamentos de acertos;
    • sugerir promoção de funcionários;
    • registrar operações de renda fixa e variável (bmf, cetip, selic);
    • orientar clientes;
    • tutelar objetos e documentos;
    • registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central (sisbacen);
    • solicitar numerário;
    • controlar utilização do fundo de garantia por tempo de serviço (fgts);
    • trocar moedas entre bancos (câmbio e hedge);
    • contatar instituições ou clientes internacionais;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • demonstrar segurança;
    • inspecionar aplicação de normas e regras;
    • obter autorização de cliente para operações;
    • conceder crédito dentro dos limites estabelecidos;
    • trabalhar em equipe;
    • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
    • repactuar dívidas;
    • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
    • processar transações dos meios remotos (caixa expresso);
    • participar da seleção de funcionários;
    • demonstrar persuasão;
    • acompanhar inadimplência;
    • administrar saldo de reserva (limite para pernoite);
    • emitir carta de crédito;
    • separar documentos;
    • conciliar movimento físico e contábil;
    • suprir caixas eletrônicos da agência;
    • atender às solicitações de reserva para saques;
    • receber malotes;
    • supervisionar operações dos caixas;
    • monitorar caixas eletrônicos da agência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • notificar clientes em débito;
    • fiscalizar assiduidade e pontualidade;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
    • demonstrar dinamismo;
    • disponibilizar funcionários para outras áreas;
    • calcular saldos devedores e juros;
    • controlar prazo de validade de carta de crédito;
    • tomar decisões;
    • efetuar controle contábil;
    • verificar documentação pendente;
    • contar numerário;
    • suprir caixas;
    • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
    • fechar malotes;
    • coordenar trabalhos dos funcionários;
    • monitorar fluxo de numerário e de cheques;
    • demonstrar capacidade de análise técnica;
    • motivar equipe (prêmios, folgas, benefícios);
    • custodiar documentação de exportação;
    • encaminhar processos para cobrança judicial;
    • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
    • registrar operações de crédito em carteira de cobrança;
    • classificar documentos;
    • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
    • enquadrar operações às normas internas e externas;
    • demonstrar criatividade;
    • treinar funcionários;
    • fornecer troco;
    • monitorar serviços de terceiros (transportadora de valores);
    • recolher numerário à tesouraria;
    • devolver cheques irregulares;
    • sanar dúvidas sobre rotinas;
    • separar numerário em lotes;
    • processar borderôs;
    • estabelecer horários para entrega de numerário;
    • checar documentos recebidos;
    • abrir caixas;
    • contatar órgãos governamentais (bc, bndes, srf);
    • atualizar sistema de normas e regras;
    • interpretar normas e regras internas e externas;
    • administrar situações adversas;
    • zelar pela segurança do numerário da agência;
    • controlar processos enviados para cobrança judicial;


    Setores que mais contratam Técnico de operações e serviços bancários - crédito rural no mercado de trabalho

    • Cooperativas de crédito rural
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Bancos múltiplos, sem carteira comercial
    • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
    • Cooperativas centrais de crédito
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Instalação e manutenção elétrica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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