Salário para o cargo de Técnico de operações e serviços bancários - leasing
CBO 3532-20 > Técnicos em operações e serviços bancários

Técnico de operações e serviços bancários - leasing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Processam operações de crédito, investimento e serviços bancários, obedecendo normas externas, emanadas de órgãos governamentais, e internas, da instituição que os empregam. Controlam as operações de concessão de crédito, investimento e serviços a pessoas físicas ou jurídicas, a fim de cumprir e fazer cumprir as normas e regras internas e de órgãos regulamentadores, tais como: banco central do brasil e secretaria da receita federal, entre outros. Atendem aos demais setores do banco, como seus clientes internos, e a órgãos governamentais, outros bancos e ao público em geral, como clientes externos, prestando-lhes informações sobre assuntos de sua competência. Podem coordenar recursos humanos, sob sua responsabilidade e exercer o monitoramento de serviços prestados por terceiros.

Quanto ganha um Técnico de operações e serviços bancários - leasing

Um Técnico de operações e serviços bancários - leasing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.380,71 e R$ 4.276,11, com a média salarial de R$ 2.047,44 e o salário mediana em R$ 1.665,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de operações e serviços bancários - leasing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.047,44 24.569,32 511,86 9,85
1º Quartil 1.380,71 16.568,54 345,18 6,64
Salário Mediana 1.665,35 19.984,14 416,34 8,01
3º Quartil 3.261,14 39.133,71 815,29 15,68
Teto Salarial 4.276,11 51.313,30 1.069,03 20,56


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.445 - 2.216 1.623,20 1.444,72 1.684,33 1.829,38 2.215,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.312 - 5.550 2.170,70 1.312,36 1.684,58 4.582,29 5.550,21
Mato Grosso 1.143 - 2.437 1.380,70 1.143,00 1.256,60 2.011,91 2.436,89


Principais locais de trabalho

Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operações e serviços bancários

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de operações e serviços bancários - leasing

Técnicos em operações e serviços bancários devem:

  • preparar movimento para compensação;
  • coordenar recursos humanos;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • administrar movimento dos caixas e da tesouraria;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • atender clientes internos e externos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir sistema de normas internas e externas;

  • Atividades

    • montar lotes de documentos;
    • registrar ocorrências no sistema;
    • solicitar numerário;
    • enviar malotes;
    • registrar operações de crédito em carteira de cobrança;
    • notificar clientes em débito;
    • sugerir promoção de funcionários;
    • tomar decisões;
    • assimilar mudanças;
    • repactuar dívidas;
    • conciliar movimento físico e contábil;
    • acompanhar inadimplência;
    • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
    • participar do desligamento de funcionários;
    • encaminhar processos para cobrança judicial;
    • demonstrar visão estratégica;
    • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
    • disponibilizar funcionários para outras áreas;
    • registrar operações de renda fixa e variável (bmf, cetip, selic);
    • estabelecer horários para entrega de numerário;
    • suprir caixas eletrônicos da agência;
    • processar transações dos meios remotos (caixa expresso);
    • retirar documentos dos caixas;
    • recolher numerário à tesouraria;
    • supervisionar operações dos caixas;
    • trocar moedas entre bancos (câmbio e hedge);
    • interpretar normas e regras internas e externas;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • demonstrar comprometimento;
    • classificar documentos;
    • distribuir tarefas;
    • efetuar transações entre contas;
    • recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência;
    • demonstrar persuasão;
    • contatar instituições ou clientes internacionais;
    • registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central (sisbacen);
    • contatar órgãos governamentais (bc, bndes, srf);
    • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
    • administrar situações adversas;
    • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
    • transmitir arquivos via sistema;
    • motivar equipe (prêmios, folgas, benefícios);
    • contar numerário;
    • cobrar cumprimento das tarefas diárias;
    • prever necessidade de numerário;
    • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
    • delegar funções;
    • conceder crédito dentro dos limites estabelecidos;
    • calcular saldos devedores e juros;
    • tutelar objetos e documentos;
    • avaliar desempenho de funcionários;
    • custodiar documentação de exportação;
    • devolver cheques irregulares;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • administrar saldo de reserva (limite para pernoite);
    • demonstrar capacidade de análise técnica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • demonstrar criatividade;
    • receber malotes;
    • separar numerário em lotes;
    • dar suporte para outras áreas;
    • recolher excedente dos caixas;
    • abrir caixas;
    • proceder lançamentos de acertos;
    • participar da seleção de funcionários;
    • enquadrar operações às normas internas e externas;
    • cumprir normas e regras internas e externas;
    • controlar utilização do fundo de garantia por tempo de serviço (fgts);
    • demonstrar comunicabilidade;
    • zelar pela segurança do numerário da agência;
    • atualizar sistema de normas e regras;
    • monitorar caixas eletrônicos da agência;
    • orientar clientes;
    • remanejar recursos humanos;
    • fornecer troco;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar segurança;
    • emitir carta de crédito;
    • controlar prazo de validade de carta de crédito;
    • controlar processos enviados para cobrança judicial;
    • monitorar fluxo de numerário e de cheques;
    • efetuar controle contábil;
    • processar borderôs;
    • verificar documentação pendente;
    • demonstrar dinamismo;
    • separar documentos;
    • inspecionar aplicação de normas e regras;
    • monitorar serviços de terceiros (transportadora de valores);
    • treinar funcionários;
    • executar baixa ou liquidação de operação;
    • fiscalizar assiduidade e pontualidade;
    • sanar dúvidas sobre rotinas;
    • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
    • coordenar trabalhos dos funcionários;
    • fechar malotes;
    • conferir documentação de clientes (pessoas física e jurídica) e da operação;
    • fechar os caixas;
    • checar documentos recebidos;
    • obter autorização de cliente para operações;
    • suprir caixas;
    • atender às solicitações de reserva para saques;
    • demonstrar iniciativa;


    Setores que mais contratam Técnico de operações e serviços bancários - leasing no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Administração de cartões de crédito
    • Frigorífico - abate de suínos
    • Corretoras de títulos e valores mobiliários
    • Educação infantil - creche
    • Sociedades de fomento mercantil - factoring
    • Comércio varejista de artigos de joalheria
    • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
    • Ensino fundamental
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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