Salário para o cargo de Professor de astronomia (ensino superior)
CBO 2342-15 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de astronomia (ensino superior)

Um Professor de astronomia (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.780,48 e o salário mediana em R$ 2.780,48 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de astronomia (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de astronomia (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • preparar material didático;
  • atualizar conhecimentos;
  • estruturar processos seletivos;
  • atuar em políticas públicas;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • exercer atividades didáticas;
  • formar profissionais;
  • realizar atividades de extensão;
  • coordenar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • organizar eventos;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • orientar tese de doutorado;
    • comunicar-se com eficiência;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • elaborar prestação de contas;
    • participar de atividades de extensão;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • executar o projeto pedagógico;
    • dirigir instituições;
    • produzir mídia eletrônica;
    • atualizar curriculum vitae;
    • divulgar método científico;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • formar recursos humanos;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • gerar patentes;
    • elaborar orçamento;
    • saber expressar-se em público;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • planejar aula experimental;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • planejar aula teórica;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • executar projetos de pesquisa;
    • planejar salas de aula;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • propor projeto pedagógico;
    • coordenar cursos;
    • executar perícias;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • ministrar cursos de especialização;
    • coletar dados;
    • orientar iniciação científica;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • elaborar estrutura curricular;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • participar de seminários;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • organizar eventos científicos;
    • coordenar disciplinas;
    • demonstrar curiosidade;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • atualizar experimentos;
    • atender aluno extraclasse;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • dirigir unidades;
    • avaliar textos;
    • elaborar normas;
    • adequar projeto pedagógico;
    • assessorar órgãos públicos;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • participar em bancas de concurso;
    • demonstrar senso crítico;
    • elaborar plano de ensino;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • chefiar departamentos;
    • planejar bibliotecas;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • produzir relatórios;
    • prestar consultoria;
    • realizar estágios exógenos;
    • propor ementas;
    • atuar em colegiados;
    • organizar atividades de extensão;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • gerar conhecimento;
    • formular projetos de pesquisa;
    • participar em comissões;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • participar em bancas examinadoras;
    • definir procedimentos;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • preparar provas;
    • selecionar professores;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • corrigir provas;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • escrever livros;
    • cursar especialização;
    • introduzir experimentos;
    • executar estrutura curricular;
    • desenvolver instrumentação;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • avaliar estágio probatório;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • respeitar ética profissional;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • entrevistar candidatos;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • supervisionar estágios;
    • orientar monografias;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • participar de congressos;
    • proferir conferências;
    • panejar salas de instrumentos;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • tutorar alunos;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • definir diretrizes curriculares;
    • organizar dados;
    • planejar laboratório de ensino;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • produzir pareceres;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • aprender de forma autônoma e contínua;


    Setores que mais contratam Professor de astronomia (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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