Salário para o cargo de Professor de astronomia (ensino superior)
CBO 2342-15 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de astronomia (ensino superior)

Um Professor de astronomia (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.780,48 e o salário mediana em R$ 2.780,48 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de astronomia (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de astronomia (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • participar do processo de avaliação institucional;
  • formar profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar cursos;
  • realizar atividades de extensão;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • estruturar processos seletivos;
  • atuar em políticas públicas;
  • exercer atividades didáticas;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • atualizar conhecimentos;
  • preparar material didático;

  • Atividades

    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • participar de seminários;
    • orientar monografias;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • orientar iniciação científica;
    • saber expressar-se em público;
    • gerar patentes;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • produzir relatórios;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • orientar tese de doutorado;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • coletar dados;
    • gerar conhecimento;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • divulgar método científico;
    • participar em bancas de concurso;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • definir procedimentos;
    • planejar aula teórica;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • ministrar cursos de especialização;
    • participar de atividades de extensão;
    • participar de congressos;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • panejar salas de instrumentos;
    • coordenar disciplinas;
    • adequar projeto pedagógico;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • avaliar estágio probatório;
    • atualizar experimentos;
    • executar estrutura curricular;
    • elaborar normas;
    • cursar especialização;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • elaborar orçamento;
    • desenvolver instrumentação;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • organizar dados;
    • participar em comissões;
    • introduzir experimentos;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • elaborar prestação de contas;
    • prestar consultoria;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • planejar bibliotecas;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • executar perícias;
    • escrever livros;
    • planejar aula experimental;
    • demonstrar senso crítico;
    • executar o projeto pedagógico;
    • coordenar cursos;
    • dirigir instituições;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • produzir mídia eletrônica;
    • corrigir provas;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • supervisionar estágios;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • entrevistar candidatos;
    • participar em bancas examinadoras;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • proferir conferências;
    • preparar provas;
    • chefiar departamentos;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • organizar eventos científicos;
    • tutorar alunos;
    • avaliar textos;
    • atualizar curriculum vitae;
    • definir diretrizes curriculares;
    • atender aluno extraclasse;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • dirigir unidades;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • realizar estágios exógenos;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • propor ementas;
    • selecionar professores;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • atuar em colegiados;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • assessorar órgãos públicos;
    • comunicar-se com eficiência;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • formar recursos humanos;
    • organizar eventos;
    • elaborar estrutura curricular;
    • organizar atividades de extensão;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • planejar salas de aula;
    • respeitar ética profissional;
    • planejar laboratório de ensino;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • formular projetos de pesquisa;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • demonstrar curiosidade;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • elaborar plano de ensino;
    • produzir pareceres;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • executar projetos de pesquisa;
    • propor projeto pedagógico;


    Setores que mais contratam Professor de astronomia (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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