Salário para o cargo de Professor de astronomia (ensino superior)
CBO 2342-15 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de astronomia (ensino superior)

Um Professor de astronomia (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.780,48 e o salário mediana em R$ 2.780,48 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de astronomia (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.780,48 33.365,76 695,12 15,45
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de astronomia (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • atuar em políticas públicas;
  • formar profissionais;
  • atualizar conhecimentos;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • estruturar processos seletivos;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • preparar material didático;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar cursos;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • exercer atividades didáticas;
  • realizar atividades de extensão;

  • Atividades

    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • planejar aula experimental;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • produzir pareceres;
    • entrevistar candidatos;
    • elaborar plano de ensino;
    • participar em bancas examinadoras;
    • elaborar estrutura curricular;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • executar o projeto pedagógico;
    • demonstrar senso crítico;
    • tutorar alunos;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • panejar salas de instrumentos;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • proferir conferências;
    • planejar salas de aula;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • organizar dados;
    • cursar especialização;
    • gerar conhecimento;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • elaborar orçamento;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • coordenar disciplinas;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • gerar patentes;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • dirigir unidades;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • adequar projeto pedagógico;
    • saber expressar-se em público;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • desenvolver instrumentação;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • realizar estágios exógenos;
    • preparar provas;
    • elaborar prestação de contas;
    • elaborar normas;
    • demonstrar curiosidade;
    • produzir relatórios;
    • coordenar cursos;
    • organizar atividades de extensão;
    • prestar consultoria;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • planejar aula teórica;
    • definir procedimentos;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • participar de congressos;
    • avaliar estágio probatório;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • chefiar departamentos;
    • atuar em colegiados;
    • executar perícias;
    • participar de seminários;
    • atender aluno extraclasse;
    • planejar laboratório de ensino;
    • corrigir provas;
    • planejar bibliotecas;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • assessorar órgãos públicos;
    • organizar eventos;
    • supervisionar estágios;
    • coletar dados;
    • propor ementas;
    • dirigir instituições;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • respeitar ética profissional;
    • comunicar-se com eficiência;
    • organizar eventos científicos;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • executar projetos de pesquisa;
    • avaliar textos;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • ministrar cursos de especialização;
    • orientar tese de doutorado;
    • definir diretrizes curriculares;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • selecionar professores;
    • propor projeto pedagógico;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • divulgar método científico;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • orientar iniciação científica;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • orientar monografias;
    • participar em bancas de concurso;
    • participar de atividades de extensão;
    • participar em comissões;
    • formar recursos humanos;
    • atualizar experimentos;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • produzir mídia eletrônica;
    • escrever livros;
    • atualizar curriculum vitae;
    • executar estrutura curricular;
    • formular projetos de pesquisa;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • introduzir experimentos;

    Setores que mais contratam Professor de astronomia (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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