Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Segundo oficial de náutica (imediato)

Um Segundo oficial de náutica (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.827,97 e R$ 19.756,21, com a média salarial de R$ 7.204,95 e o salário mediana em R$ 5.346,55 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.204,95 86.459,39 1.801,24 34,90
1º Quartil 2.827,97 33.935,66 706,99 13,70
Salário Mediana 5.346,55 64.158,60 1.336,64 25,90
3º Quartil 15.066,93 180.803,15 3.766,73 72,99
Teto Salarial 19.756,21 237.074,52 4.939,05 95,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.755 - 11.328 5.354,37 2.755,14 3.996,94 9.352,57 11.328,11
Macaé - RJ 4.414 - 10.961 6.976,73 4.413,82 7.677,84 9.049,38 10.960,88
Barra dos Coqueiros - SE 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Niterói - RJ 2.348 - 8.628 4.411,91 2.348,06 4.067,50 7.123,33 8.627,98
Guapimirim - RJ 4.450 - 5.390 4.450,00 4.450,00 4.450,00 4.450,00 5.389,97
São Gonçalo - RJ 5.207 - 8.638 6.238,67 5.207,10 6.508,86 7.131,63 8.638,04
Porto Velho - RO 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
São João da Barra - RJ 5.347 - 6.476 5.346,55 5.346,55 5.346,55 5.346,55 6.475,90
Rio das Ostras - RJ 13.570 - 19.687 15.154,04 13.570,34 15.479,37 16.253,33 19.686,52
São Luís - MA 1.071 - 4.290 3.047,87 1.070,63 3.542,18 3.542,18 4.290,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.051 - 11.727 5.987,44 3.051,39 5.346,55 9.682,22 11.727,39
Sergipe 5.182 - 167.049 33.224,54 5.182,00 5.351,97 137.916,64 167.048,77
Ceará 1.254 - 1.647 1.325,98 1.254,02 1.360,16 1.360,16 1.647,47
Rondônia 8.100 - 10.234 8.349,36 8.100,00 8.449,11 8.449,11 10.233,82
Maranhão 1.071 - 5.451 3.289,89 1.070,63 3.542,18 4.500,00 5.450,54


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;
  • administrar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • gerenciar operações;

  • Atividades

    • tomar decisões;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar planos de bordo;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • verificar marcação das cargas;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • controlar material de combate à poluição;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • demonstrar liderança;
    • aplicar legislação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • ministrar treinamento em terra;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • elaborar o plano para reboque;
    • operar tampas de escotilha;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • acionar plano de emergência;
    • avaliar as condições de calado;
    • coordenar operações de reboque;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • preparar a unidade para reboque;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • operar cobertas de cargas;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • trabalhar em equipe;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • controlar material de passadiço;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • elaborar material didático;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • realizar comunicação de bordo;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • elaborar apresentações;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • conferir certificação da tripulação;
    • supervisionar seção de câmara;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • coordenar postos de emergência;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • manobrar a embarcação;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • operar rampas de cargas;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • operar guincho de reboque;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • controlar epi e epc;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • orientar a navegação;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • controlar material de custeio;
    • operar equipamentos de navegação;
    • demonstrar percepção espacial;
    • controlar medicamento de bordo;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • realizar o plano de viagem;
    • coordenar operações de resgate;
    • proferir palestras;
    • controlar material de diques e comportas;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • discriminar cores;
    • operar o sistema de lastro;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • efetuar auditorias internas;
    • coordenar equipe de amarração;
    • avaliar as condições para amarração;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • operar rampas de acesso;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • controlar certificação da tripulação;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • verificar peação da carga;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • elaborar conteúdo programático;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • trabalhar sob pressão;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • supervisionar equipe de convés;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • definir área segura para trabalho;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • emitir permissão para trabalho;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • manusear cargas a bordo;
    • consultar legislação;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar o sms;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • testar equipamentos de segurança;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • acionar plano de contingência;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • discriminar sons e ruídos;
    • conferir certificação da embarcação;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • transportar passageiros;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar rancho;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • demonstrar criatividade;


    Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades auxiliares dos transportes aquaviários
    • Escafandria e mergulho
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Navegação de apoio portuário




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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