Salário para o cargo de Segundo oficial de náutica (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Segundo oficial de náutica (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Segundo oficial de náutica (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • coordenar manutenção de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar material de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;
  • navegar com segurança;

Atividades

  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar material de custeio;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • elaborar material didático;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • operar cobertas de cargas;
  • tomar decisões;
  • controlar planos de bordo;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • supervisionar o sms;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • operar equipamentos de navegação;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • elaborar apresentações;
  • elaborar o plano para reboque;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • orientar a navegação;
  • operar o sistema de lastro;
  • definir área segura para trabalho;
  • demonstrar criatividade;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • coordenar operações de reboque;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • demonstrar liderança;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • acionar plano de emergência;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar operações de resgate;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • discriminar cores;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar equipe de convés;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • verificar peação da carga;
  • coordenar postos de emergência;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • consultar legislação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • controlar material de combate à poluição;
  • operar rampas de acesso;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • avaliar as condições para amarração;
  • controlar material de passadiço;
  • avaliar as condições de calado;
  • emitir permissão para trabalho;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • testar equipamentos de segurança;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar rancho;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • operar tampas de escotilha;
  • controlar epi e epc;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • verificar marcação das cargas;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • manobrar a embarcação;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • discriminar sons e ruídos;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • conferir certificação da embarcação;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • supervisionar seção de câmara;
  • avaliar as condições de atracação;
  • acionar plano de contingência;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • transportar passageiros;
  • operar guincho de reboque;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • operar rampas de cargas;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • ministrar treinamento em terra;
  • controlar medicamento de bordo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • efetuar auditorias internas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • preparar a unidade para reboque;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • realizar comunicação de bordo;
  • manusear cargas a bordo;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • controlar certificação da tripulação;
  • proferir palestras;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • realizar o plano de viagem;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • aplicar legislação;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • demonstrar percepção espacial;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • elaborar conteúdo programático;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;


Setores que mais contratam Segundo oficial de náutica (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue

Salário para o cargo de Astrônomo
Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

Astrônomo