Quanto ganha um Primeiro oficial de náutica
Um Primeiro oficial de náutica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.896,39 e R$ 14.088,29, com a média salarial de R$ 8.080,78 e o salário mediana em R$ 6.986,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.080,78 | 96.969,36 | 2.020,20 | 37,59 |
1º Quartil | 5.896,39 | 70.756,68 | 1.474,10 | 27,43 |
Salário Mediana | 6.986,00 | 83.832,00 | 1.746,50 | 32,49 |
3º Quartil | 11.631,39 | 139.576,68 | 2.907,85 | 54,10 |
Teto Salarial | 14.088,29 | 169.059,48 | 3.522,07 | 65,53 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Inspetor naval
- Capitão de longo curso (imediato)
- Agente de manobra e docagem
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de cabotagem (imediato)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Primeiro oficial de náutica
Oficiais de convés devem:
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- administrar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
- navegar com segurança;
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
Atividades
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar material de combate à poluição;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar percepção espacial;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- verificar peação da carga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar conteúdo programático;
- efetuar os registros pertinentes;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- discriminar cores;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- avaliar as condições para desatracação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- acionar plano de contingência;
- controlar planos de bordo;
- operar guincho de reboque;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- definir área segura para trabalho;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- coordenar operação de controle à poluição;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- operar rampas de cargas;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- preparar a unidade para reboque;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- supervisionar equipe de convés;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- trabalhar sob pressão;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- acionar plano de emergência;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar rancho;
- coordenar postos de emergência;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- discriminar sons e ruídos;
- avaliar as condições de atracação;
- tomar decisões;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação da embarcação;
- elaborar apresentações;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- demonstrar percepção cinemática;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- trabalhar em equipe;
- inspecionar equipamentos de convés;
- coordenar operações de reboque;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar as condições para amarração;
- testar equipamentos de salvatagem;
- aplicar legislação;
- controlar atmosfera do tanque;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições meteorológicas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar reuniões de segurança;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- avaliar as condições de calado;
- transportar passageiros;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar certificação da tripulação;
- operar tampas de escotilha;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- consultar legislação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- orientar a navegação;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar epi e epc;
- efetuar auditorias internas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar raciocínio matemático;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- manobrar a embarcação;
- proferir palestras;
- operar o sistema de lastro;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar medicamento de bordo;
- verificar marcação das cargas;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar o sms;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- ministrar treinamento em terra;
- avaliar as condições para desamarração;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar criatividade;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- operar rampas de acesso;
- elaborar material didático;
- conduzir embarcação de salvamento;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar liderança;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- avaliar o preparo da tripulação;
- supervisionar seção de câmara;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- testar equipamentos de segurança;
- conferir certificação da tripulação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- ministrar treinamento a bordo;
- realizar comunicação de bordo;
- realizar o plano de viagem;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- emitir permissão para trabalho;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
Setores que mais contratam Primeiro oficial de náutica no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Obras de montagem industrial
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais