Salário para o cargo de Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
CBO 2151-20 > Oficiais de convés

Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário

Um Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.625,63 e R$ 12.363,60, com a média salarial de R$ 4.552,68 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.552,68 54.632,14 1.138,17 21,25
1º Quartil 1.625,63 19.507,58 406,41 7,59
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,33
3º Quartil 9.429,01 113.148,13 2.357,25 44,00
Teto Salarial 12.363,60 148.363,23 3.090,90 57,70


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.042 - 11.995 4.646,99 2.041,55 3.500,00 9.903,21 11.995,06
Rio de Janeiro - RJ 2.761 - 13.486 6.870,76 2.761,46 6.792,20 11.134,09 13.485,94
Brasília - DF 1.300 - 12.718 3.872,75 1.299,83 2.500,00 10.500,00 12.717,92
Barueri - SP 6.282 - 16.352 10.629,69 6.281,90 12.000,00 13.500,00 16.351,61
Camaçari - BA 3.036 - 11.204 6.446,51 3.036,05 6.500,00 9.250,00 11.203,88
Salvador - BA 1.572 - 10.557 5.048,85 1.571,89 4.657,91 8.715,61 10.556,61
Belo Horizonte - MG 2.000 - 15.680 8.696,08 2.000,00 11.170,00 12.945,53 15.680,01
Goiânia - GO 1.250 - 5.296 2.845,16 1.250,00 2.919,99 4.372,62 5.296,25
São Luís - MA 1.132 - 6.232 3.113,71 1.132,05 3.000,00 5.144,86 6.231,61
Cabreúva - SP 2.067 - 3.634 2.477,83 2.067,00 2.450,00 3.000,00 3.633,69
Recife - PE 1.197 - 4.925 2.088,54 1.196,64 1.581,00 4.065,94 4.924,79
Belém - PA 1.625 - 4.845 3.322,55 1.625,45 3.825,34 4.000,00 4.844,92
Juazeiro - BA 4.384 - 5.573 4.427,34 4.383,97 4.383,97 4.600,82 5.572,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.884 - 11.994 4.714,39 1.883,80 3.500,00 9.902,09 11.993,70
Rio de Janeiro 2.169 - 13.486 6.550,02 2.169,27 6.635,98 11.134,09 13.485,94
Bahia 1.891 - 10.282 4.891,98 1.890,63 4.383,97 8.488,54 10.281,57
Paraná 1.365 - 3.984 2.085,19 1.365,41 1.653,17 3.288,84 3.983,54
Minas Gerais 2.379 - 15.379 7.026,07 2.379,32 6.604,50 12.696,70 15.378,63
Distrito Federal 1.300 - 12.718 3.872,75 1.299,83 2.500,00 10.500,00 12.717,92
Pernambuco 1.248 - 5.301 2.671,49 1.248,32 2.806,66 4.376,41 5.300,83
Maranhão 1.132 - 6.232 2.883,18 1.132,05 2.000,00 5.144,86 6.231,61
Goiás 1.250 - 5.296 2.845,16 1.250,00 2.919,99 4.372,62 5.296,25
Pará 1.625 - 4.845 3.322,55 1.625,45 3.825,34 4.000,00 4.844,92


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • operar cargas;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • navegar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar operações;

  • Atividades

    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • elaborar material didático;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • coordenar equipe de amarração;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • trabalhar sob pressão;
    • acionar plano de emergência;
    • supervisionar seção de câmara;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • controlar material de diques e comportas;
    • conferir certificação da tripulação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • orientar a navegação;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • elaborar o plano para reboque;
    • controlar material de custeio;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • aplicar legislação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • coordenar equipe de resgate;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • controlar material de combate à poluição;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • transportar passageiros;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • controlar material de passadiço;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • avaliar as condições de calado;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • demonstrar percepção espacial;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • operar guincho de reboque;
    • consultar legislação;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • ministrar treinamento em terra;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • realizar comunicação de bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • coordenar postos de emergência;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • operar cobertas de cargas;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • discriminar cores;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • definir área segura para trabalho;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • realizar o plano de viagem;
    • verificar peação da carga;
    • elaborar apresentações;
    • acionar plano de contingência;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • manobrar a embarcação;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • coordenar operações de resgate;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • efetuar auditorias internas;
    • manusear cargas a bordo;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • avaliar as condições de atracação;
    • elaborar conteúdo programático;
    • operar o sistema de lastro;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • avaliar as condições para amarração;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • testar equipamentos de segurança;
    • controlar epi e epc;
    • operar rampas de acesso;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • demonstrar criatividade;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • coordenar operações de reboque;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • tomar decisões;
    • emitir permissão para trabalho;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • verificar marcação das cargas;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • trabalhar em equipe;
    • operar rampas de cargas;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • supervisionar equipe de convés;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • conferir certificação da embarcação;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • operar tampas de escotilha;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • controlar planos de bordo;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar rancho;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • supervisionar o sms;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • proferir palestras;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • operar equipamentos de navegação;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar medicamento de bordo;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • discriminar sons e ruídos;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • preparar a unidade para reboque;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;


    Setores que mais contratam Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário no mercado de trabalho

    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Serviços de engenharia
    • Construção de edifícios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de instalações em construções
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Restaurantes e similares
    • Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração
    • Cultivo de manga




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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