Salário para o cargo de Auxiliar de escrituração fiscal
Auxiliares de contabilidade > CBO 4131-10

Auxiliar de escrituração fiscal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil, geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras, realizam o arquivo de documentos.

Quanto ganha um Auxiliar de escrituração fiscal

Um Auxiliar de escrituração fiscal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.778,33 e R$ 3.973,24, com a média salarial de R$ 2.368,34 e o salário mediana em R$ 2.137,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de escrituração fiscal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.368,34 28.420,08 592,09 11,02
1º Quartil 1.778,33 21.339,96 444,58 8,27
Salário Mediana 2.137,00 25.644,00 534,25 9,94
3º Quartil 3.280,33 39.363,96 820,08 15,26
Teto Salarial 3.973,24 47.678,88 993,31 18,48


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Auxiliares de contabilidade

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de contabilidade

Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de escrituração fiscal

Auxiliares de contabilidade devem:

  • registrar atos e fatos contábeis;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar demonstrações financeiras;
  • organizar documentos;
  • preparar documentações;
  • calcular impostos;

Atividades

  • elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre);
  • preencher formulários e requerimentos;
  • apurar valores referentes ao icms;
  • apurar valores referentes ao iss;
  • elaborar balancete de verificação;
  • digitar dados e informações;
  • elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido;
  • acompanhar legislação trabalhista;
  • reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;
  • preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento;
  • preencher contrato social;
  • calcular imposto de empresas classificadas no regime simples;
  • utilizar telefone e fax;
  • requisitar documentos junto ao arquivo;
  • utilizar e-mail e intranet;
  • depreciar bens;
  • registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;
  • dar manutenção em plano de contas;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • trabalhar em equipe;
  • efetuar lançamentos contábeis;
  • controlar entrada e saída de documentos no arquivo;
  • preencher a declaração de irpf;
  • levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar);
  • escriturar os livros fiscais e auxiliares;
  • demonstrar iniciativa;
  • contabilizar valores referentes à folha de pagamento;
  • solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social;
  • relacionar documentos;
  • preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas;
  • levantar informações relacionadas a custos;
  • solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;
  • utilizar recursos de informática;
  • classificar documentos segundo o plano de contas;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar capacidade de participação;
  • verificar a consistência das contas;
  • preencher guias de recolhimento;
  • arquivar documentos;
  • enviar documentos para arquivo morto;
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • demonstrar conhecimentos técnicos específicos;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • calcular contribuição social;
  • apurar valores referentes ao ipi;
  • preencher declaração de irpj;
  • consultar normas e procedimentos internos;
  • manter-se dinâmico;
  • demonstrar capacidade de crítica;
  • auxiliar na elaboração do balanço;
  • montar processos administrativos da empresa;
  • cultivar a ética;
  • calcular imposto de renda;
  • conciliar contas contábeis;
  • buscar auto desenvolvimento;
  • calcular pis-pasep;
  • elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf);
  • calcular cofins;
  • demonstrar habilidade em cálculos;
  • preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf);


Setores que mais contratam Auxiliar de escrituração fiscal no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Construção de edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Confecção de peças do vestuário




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