Salário para o cargo de Chefe de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Foz do Iguaçu - PR 1.396 - 4.254 2.260,42 1.396,36 1.811,13 3.512,05 4.253,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • planejar operações para datas especiais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar horários de portaria;
    • executar preparação de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • controlar emissão de comandas;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar guarda de valores;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • orientar execução dos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • orientar pedido do cliente;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • acompanhar visitações;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • atender reclamações;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • acomodar clientes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • recepcionar clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • verificar estado das instalações;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • demonstrar bom senso;
    • implementar sanções disciplinares;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • manter-se atualizado;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • pesquisar preços de produtos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • encaminhar clientes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • programar abastecimento dos setores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • liderar equipe;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • motivar funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • registrar pedido do cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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