Salário para o cargo de Chefe de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Goiânia - GO 1.559 - 4.410 2.322,90 1.558,80 2.009,50 3.640,87 4.409,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • orientar execução dos serviços;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • recepcionar clientes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • escolher matéria-prima;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • manter-se atualizado;
    • acompanhar visitações;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • encaminhar clientes;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • programar abastecimento dos setores;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • atender reclamações;
    • controlar emissão de comandas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • liderar equipe;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • registrar ocorrências nos setores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar bom senso;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • executar preparação de bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • motivar funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • acomodar clientes;
    • orientar pedido do cliente;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • pesquisar preços de produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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