Salário para o cargo de Chefe de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.427,02 e R$ 4.756,16, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.427,02 17.124,20 356,75 6,66
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.627,25 43.526,97 906,81 16,92
Teto Salarial 4.756,16 57.073,87 1.189,04 22,18


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Campinas - SP 1.785 - 7.241 3.438,00 1.785,02 3.063,39 5.978,61 7.241,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • acompanhar visitações;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • demonstrar agilidade;
    • implementar sanções disciplinares;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar horários de portaria;
    • demonstrar senso de organização;
    • orientar pedido do cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • executar preparação de bebidas;
    • controlar emissão de comandas;
    • manter boa postura pessoal;
    • registrar pedido do cliente;
    • liderar equipe;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • atender reclamações;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • distribuir funcionários em setores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • motivar funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • manter-se atualizado;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • acomodar clientes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • programar abastecimento dos setores;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • demonstrar bom senso;
    • participar de programas de treinamento;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • pesquisar preços de produtos;
    • recepcionar clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • orientar execução dos serviços;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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