Salário para o cargo de Chefe de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Santo André - SP 1.663 - 4.419 2.269,51 1.662,88 1.754,74 3.648,42 4.419,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • executar preparação de bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • orientar execução dos serviços;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • encaminhar clientes;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • recepcionar clientes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar estado das instalações;
    • atender reclamações;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • pesquisar preços de produtos;
    • registrar pedido do cliente;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • participar de programas de treinamento;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • manter-se atualizado;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • implementar sanções disciplinares;
    • liderar equipe;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • orientar pedido do cliente;
    • planejar operações para datas especiais;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • motivar funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;

    Setores que mais contratam Chefe de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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