Salário para o cargo de Chefe de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.907,67 e R$ 5.032,24, com a média salarial de R$ 2.765,89 e o salário mediana em R$ 2.326,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.765,89 33.190,68 691,47 12,86
1º Quartil 1.907,67 22.892,04 476,92 8,87
Salário Mediana 2.326,00 27.912,00 581,50 10,82
3º Quartil 4.154,66 49.855,92 1.038,67 19,32
Teto Salarial 5.032,24 60.386,88 1.258,06 23,41


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • supervisionar horários de portaria;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • registrar pedido do cliente;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • supervisionar acesso às bilheterias;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • acompanhar visitações;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • liderar equipe;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • orientar execução dos serviços;
  • verificar estado das instalações;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • recepcionar clientes;
  • atender reclamações;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • participar de programas de treinamento;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • demonstrar agilidade;
  • examinar padrão de arrumação dos quartos;
  • orientar pedido do cliente;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • solicitar autoavaliação dos funcionários;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • controlar venda de bilhetes;
  • motivar funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • demonstrar bom senso;
  • encaminhar clientes;
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • manter boa postura pessoal;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • executar trabalho de subordinados;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • programar abastecimento dos setores;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • demonstrar senso de organização;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • manter-se atualizado;
  • distribuir funcionários em setores;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • acomodar clientes;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;


Setores que mais contratam Chefe de portaria de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Restaurantes e similares
  • Atividades de vigilância e segurança privada
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Outros alojamentos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Agências de viagens




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