Salário para o cargo de Subchefe de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Subchefe de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Subchefe de bar

Um Subchefe de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.386,24 e R$ 25.342,70, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Subchefe de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.386,24 16.634,90 346,56 6,42
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 19.327,42 231.929,09 4.831,86 89,48
Teto Salarial 25.342,70 304.112,38 6.335,67 117,33


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subchefe de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • escolher matéria-prima;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar bom senso;
    • pesquisar preços de produtos;
    • demonstrar agilidade;
    • programar abastecimento dos setores;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • distribuir funcionários em setores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • liderar equipe;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • atender reclamações;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • manter boa postura pessoal;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • participar de programas de treinamento;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • executar preparação de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • encaminhar clientes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • recepcionar clientes;
    • orientar pedido do cliente;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • controlar emissão de comandas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • orientar execução dos serviços;
    • verificar estado das instalações;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • planejar operações para datas especiais;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acomodar clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • aplicar normas do condomínio;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • motivar funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • acompanhar visitações;


    Setores que mais contratam Subchefe de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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