Salário para o cargo de Supervisor de hospedagem
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de hospedagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de hospedagem

Um Supervisor de hospedagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.907,67 e R$ 5.032,24, com a média salarial de R$ 2.765,89 e o salário mediana em R$ 2.326,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de hospedagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.765,89 33.190,68 691,47 12,86
1º Quartil 1.907,67 22.892,04 476,92 8,87
Salário Mediana 2.326,00 27.912,00 581,50 10,82
3º Quartil 4.154,66 49.855,92 1.038,67 19,32
Teto Salarial 5.032,24 60.386,88 1.258,06 23,41


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de hospedagem

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;

Atividades

  • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • executar trabalho de subordinados;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • demonstrar senso de organização;
  • supervisionar acesso às bilheterias;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • programar abastecimento dos setores;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • participar de programas de treinamento;
  • orientar execução dos serviços;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • examinar padrão de arrumação dos quartos;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • demonstrar bom senso;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • manter-se atualizado;
  • verificar estado das instalações;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • solicitar autoavaliação dos funcionários;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • liderar equipe;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • orientar pedido do cliente;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • manter boa postura pessoal;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • supervisionar horários de portaria;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • atender reclamações;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • motivar funcionários;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • encaminhar clientes;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • controlar venda de bilhetes;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • distribuir funcionários em setores;
  • acomodar clientes;
  • demonstrar agilidade;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • acompanhar visitações;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • registrar pedido do cliente;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • recepcionar clientes;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);


Setores que mais contratam Supervisor de hospedagem no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Restaurantes e similares
  • Atividades de vigilância e segurança privada
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Outros alojamentos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Agências de viagens




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de albergue
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue