Salário para o cargo de Supervisor de hospedagem
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de hospedagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de hospedagem

Um Supervisor de hospedagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.427,02 e R$ 4.756,16, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de hospedagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.427,02 17.124,20 356,75 6,66
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.627,25 43.526,97 906,81 16,92
Teto Salarial 4.756,16 57.073,87 1.189,04 22,18


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Fortaleza - CE 1.174 - 3.137 1.651,43 1.174,45 1.439,00 2.590,33 3.137,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de hospedagem

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • executar preparação de bebidas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • acomodar clientes;
    • distribuir funcionários em setores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • manter boa postura pessoal;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • participar de programas de treinamento;
    • planejar operações para datas especiais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • acompanhar visitações;
    • programar abastecimento dos setores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar guarda de valores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • demonstrar agilidade;
    • manter-se atualizado;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • orientar pedido do cliente;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • verificar estado das instalações;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • atender reclamações;
    • demonstrar senso de organização;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • motivar funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • liderar equipe;
    • controlar venda de bilhetes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • registrar pedido do cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar emissão de comandas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • aplicar normas do condomínio;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • encaminhar clientes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;


    Setores que mais contratam Supervisor de hospedagem no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: