Salário para o cargo de Supervisor de hospedagem
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de hospedagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de hospedagem

Um Supervisor de hospedagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de hospedagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Foz do Iguaçu - PR 1.396 - 4.254 2.260,42 1.396,36 1.811,13 3.512,05 4.253,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de hospedagem

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;

  • Atividades

    • finalizar atendimento ao cliente;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • planejar operações para datas especiais;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • demonstrar agilidade;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • liderar equipe;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • demonstrar bom senso;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • recepcionar clientes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • motivar funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • executar trabalho de subordinados;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • atender reclamações;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • supervisionar guarda de valores;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • orientar pedido do cliente;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • controlar emissão de comandas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • participar de programas de treinamento;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • orientar execução dos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar horários de portaria;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • encaminhar clientes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • executar preparação de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • pesquisar preços de produtos;
    • escolher matéria-prima;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;


    Setores que mais contratam Supervisor de hospedagem no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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