Salário para o cargo de Supervisor de hospedagem
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de hospedagem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de hospedagem

Um Supervisor de hospedagem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de hospedagem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Santo André - SP 1.663 - 4.419 2.269,51 1.662,88 1.754,74 3.648,42 4.419,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de hospedagem

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • registrar pedido do cliente;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • acomodar clientes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • pesquisar preços de produtos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • distribuir funcionários em setores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • encaminhar clientes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • planejar operações para datas especiais;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acompanhar visitações;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • manter boa postura pessoal;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • executar preparação de bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • supervisionar guarda de valores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • liderar equipe;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • implementar sanções disciplinares;
    • demonstrar senso de organização;
    • motivar funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • participar de programas de treinamento;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • atender reclamações;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar bom senso;
    • orientar execução dos serviços;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • recepcionar clientes;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • executar trabalho de subordinados;
    • aplicar normas do condomínio;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • escolher matéria-prima;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;


    Setores que mais contratam Supervisor de hospedagem no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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