Salário para o cargo de Supervisor de recepção de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de recepção de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de recepção de hotel

Um Supervisor de recepção de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepção de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Goiânia - GO 1.559 - 4.410 2.322,90 1.558,80 2.009,50 3.640,87 4.409,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepção de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • implementar sanções disciplinares;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • orientar execução dos serviços;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • planejar operações para datas especiais;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • acomodar clientes;
    • recepcionar clientes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • encaminhar clientes;
    • atender reclamações;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • orientar pedido do cliente;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • registrar pedido do cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar senso de organização;
    • escolher matéria-prima;
    • controlar emissão de comandas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • demonstrar bom senso;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • manter boa postura pessoal;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • motivar funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • liderar equipe;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • programar abastecimento dos setores;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • supervisionar guarda de valores;

    Setores que mais contratam Supervisor de recepção de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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