Salário para o cargo de Supervisor de recepção de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de recepção de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de recepção de hotel

Um Supervisor de recepção de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepção de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Foz do Iguaçu - PR 1.396 - 4.254 2.260,42 1.396,36 1.811,13 3.512,05 4.253,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepção de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • distribuir funcionários em setores;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar bom senso;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • acomodar clientes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • orientar pedido do cliente;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • motivar funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • encaminhar clientes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • registrar pedido do cliente;
    • supervisionar horários de portaria;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • liderar equipe;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • atender reclamações;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • orientar execução dos serviços;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • controlar emissão de comandas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • pesquisar preços de produtos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • executar preparação de bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • verificar estado das instalações;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • acompanhar visitações;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepção de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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