Salário para o cargo de Supervisor de recepção de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de recepção de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de recepção de hotel

Um Supervisor de recepção de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de recepção de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Goiânia - GO 1.559 - 4.410 2.322,90 1.558,80 2.009,50 3.640,87 4.409,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de recepção de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • orientar pedido do cliente;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acompanhar visitações;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • atender reclamações;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • implementar sanções disciplinares;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar emissão de comandas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar senso de organização;
    • executar trabalho de subordinados;
    • aplicar normas do condomínio;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • motivar funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • executar preparação de bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter-se atualizado;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • orientar execução dos serviços;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • encaminhar clientes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • escolher matéria-prima;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • acomodar clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • liderar equipe;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;


    Setores que mais contratam Supervisor de recepção de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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