Salário para o cargo de Inspetor de bilheteria de transportes
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Inspetor de bilheteria de transportes - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Inspetor de bilheteria de transportes

Um Inspetor de bilheteria de transportes trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.431,59 e R$ 6.742,95, com a média salarial de R$ 2.867,89 e o salário mediana em R$ 2.440,77 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Inspetor de bilheteria de transportes

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.867,89 34.414,65 716,97 13,25
1º Quartil 1.431,59 17.179,07 357,90 6,62
Salário Mediana 2.440,77 29.289,24 610,19 11,28
3º Quartil 5.142,46 61.709,51 1.285,61 23,77
Teto Salarial 6.742,95 80.915,36 1.685,74 31,16


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.741 - 9.137 3.897,34 1.740,69 3.000,00 7.543,25 9.136,61
Rio de Janeiro - RJ 1.301 - 6.389 2.682,26 1.300,57 2.055,15 5.274,82 6.389,02
Guarulhos - SP 2.152 - 6.997 3.643,12 2.152,17 3.221,97 5.776,97 6.997,24
Fortaleza - CE 1.444 - 4.185 2.121,41 1.443,67 1.775,40 3.455,33 4.185,20
Curitiba - PR 1.717 - 5.605 3.057,04 1.716,72 3.000,00 4.627,81 5.605,34
Jundiaí - SP 1.940 - 6.245 3.228,50 1.940,44 3.000,00 5.156,23 6.245,38
Videira - SC 1.320 - 2.240 1.469,01 1.320,33 1.354,50 1.849,54 2.240,22
São Bernardo do Campo - SP 1.849 - 4.131 2.627,86 1.849,14 2.787,18 3.410,48 4.130,88
Belo Horizonte - MG 1.425 - 6.323 3.076,52 1.424,88 2.497,00 5.219,94 6.322,54
Vinhedo - SP 1.667 - 3.407 2.042,63 1.666,67 1.879,86 2.813,10 3.407,31
Duque de Caxias - RJ 1.650 - 6.304 2.821,25 1.650,21 2.195,00 5.204,63 6.304,01
Brasília - DF 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Colinas do Tocantins - TO 1.513 - 1.832 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.832,13
Barueri - SP 2.012 - 6.262 3.392,71 2.011,89 3.132,00 5.170,22 6.262,33
Goiânia - GO 1.760 - 6.817 3.225,61 1.759,60 2.839,97 5.628,34 6.817,21
Contagem - MG 1.801 - 5.543 3.029,61 1.800,90 2.857,15 4.576,27 5.542,92
Itajaí - SC 1.677 - 7.601 3.231,94 1.676,54 2.500,00 6.275,35 7.600,90
Manaus - AM 1.582 - 4.868 2.479,93 1.582,23 2.143,00 4.019,18 4.868,15
Cajamar - SP 1.930 - 8.468 3.593,01 1.930,42 2.189,70 6.991,43 8.468,23
Osasco - SP 1.762 - 7.717 3.619,14 1.762,36 2.838,00 6.371,55 7.717,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 7.077 3.319,27 1.731,50 2.895,04 5.843,18 7.077,44
Minas Gerais 1.500 - 5.940 2.918,01 1.499,62 2.589,15 4.903,73 5.939,55
Rio de Janeiro 1.308 - 6.316 2.763,38 1.307,65 2.215,61 5.214,84 6.316,37
Paraná 1.542 - 6.120 2.839,61 1.542,47 2.275,66 5.052,81 6.120,11
Santa Catarina 1.321 - 5.987 2.570,89 1.320,51 1.959,52 4.942,88 5.986,96
Bahia 1.238 - 6.356 2.745,12 1.237,72 2.157,30 5.247,66 6.356,12
Pernambuco 1.183 - 5.875 2.515,48 1.183,33 2.013,72 4.850,40 5.874,95
Goiás 1.354 - 5.922 2.817,33 1.353,54 2.540,00 4.889,31 5.922,08
Rio Grande do Sul 1.285 - 4.902 2.394,35 1.285,00 2.157,58 4.046,82 4.901,63
Ceará 1.408 - 5.297 2.457,22 1.408,11 2.020,00 4.373,38 5.297,17
Mato Grosso 1.697 - 5.391 2.736,16 1.697,01 2.351,30 4.451,18 5.391,40
Espírito Santo 1.396 - 6.297 2.894,85 1.396,02 2.500,00 5.199,21 6.297,44
Tocantins 1.489 - 2.515 1.641,22 1.489,25 1.512,62 2.076,11 2.514,64
Pará 1.506 - 4.888 2.538,78 1.505,86 2.305,60 4.035,51 4.887,94
Distrito Federal 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Rio Grande do Norte 1.256 - 4.252 2.195,36 1.255,99 2.130,32 3.510,52 4.252,04
Maranhão 1.508 - 5.423 2.608,18 1.508,44 2.072,50 4.477,55 5.423,34
Mato Grosso do Sul 1.463 - 7.753 3.120,78 1.462,54 2.230,80 6.400,94 7.753,01
Amazonas 1.594 - 4.831 2.525,83 1.594,23 2.171,50 3.988,26 4.830,70
Alagoas 1.215 - 4.939 2.232,78 1.215,24 1.717,07 4.078,00 4.939,39
Paraíba 1.384 - 4.952 2.427,19 1.383,62 2.090,00 4.088,17 4.951,71
Piauí 1.346 - 5.632 2.710,66 1.345,71 2.000,00 4.650,00 5.632,22
Sergipe 1.209 - 5.549 2.558,03 1.208,91 2.142,00 4.581,34 5.549,06
Acre 1.045 - 3.804 2.108,72 1.045,00 2.308,00 3.140,54 3.803,91
Roraima 1.500 - 4.863 2.099,00 1.500,00 1.660,89 4.015,00 4.863,09
Rondônia 1.450 - 3.210 2.007,24 1.450,00 2.000,00 2.650,00 3.209,76


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Inspetor de bilheteria de transportes

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • liderar equipe;
    • orientar execução dos serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • acomodar clientes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • distribuir funcionários em setores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • motivar funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • atender reclamações;
    • manter-se atualizado;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • acompanhar visitações;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar estado das instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar bom senso;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • registrar pedido do cliente;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • encaminhar clientes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • escolher matéria-prima;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar preparação de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • supervisionar horários de portaria;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • executar trabalho de subordinados;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar emissão de comandas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • planejar operações para datas especiais;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar guarda de valores;
    • supervisionar segurança do prédio;


    Setores que mais contratam Inspetor de bilheteria de transportes no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Terminais rodoviários e ferroviários
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Organização logística do transporte de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Locação de automóveis sem condutor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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