Salário para o cargo de Supervisor de bilheteira de transportes
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bilheteira de transportes - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bilheteira de transportes

Um Supervisor de bilheteira de transportes trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.431,59 e R$ 6.742,95, com a média salarial de R$ 2.867,89 e o salário mediana em R$ 2.440,77 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bilheteira de transportes

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.867,89 34.414,65 716,97 13,25
1º Quartil 1.431,59 17.179,07 357,90 6,62
Salário Mediana 2.440,77 29.289,24 610,19 11,28
3º Quartil 5.142,46 61.709,51 1.285,61 23,77
Teto Salarial 6.742,95 80.915,36 1.685,74 31,16


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.741 - 9.137 3.897,34 1.740,69 3.000,00 7.543,25 9.136,61
Rio de Janeiro - RJ 1.301 - 6.389 2.682,26 1.300,57 2.055,15 5.274,82 6.389,02
Guarulhos - SP 2.152 - 6.997 3.643,12 2.152,17 3.221,97 5.776,97 6.997,24
Fortaleza - CE 1.444 - 4.185 2.121,41 1.443,67 1.775,40 3.455,33 4.185,20
Curitiba - PR 1.717 - 5.605 3.057,04 1.716,72 3.000,00 4.627,81 5.605,34
Jundiaí - SP 1.940 - 6.245 3.228,50 1.940,44 3.000,00 5.156,23 6.245,38
Videira - SC 1.320 - 2.240 1.469,01 1.320,33 1.354,50 1.849,54 2.240,22
Belo Horizonte - MG 1.425 - 6.323 3.076,52 1.424,88 2.497,00 5.219,94 6.322,54
Vinhedo - SP 1.667 - 3.407 2.042,63 1.666,67 1.879,86 2.813,10 3.407,31
São Bernardo do Campo - SP 1.849 - 4.131 2.627,86 1.849,14 2.787,18 3.410,48 4.130,88
Duque de Caxias - RJ 1.650 - 6.304 2.821,25 1.650,21 2.195,00 5.204,63 6.304,01
Brasília - DF 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Barueri - SP 2.012 - 6.262 3.392,71 2.011,89 3.132,00 5.170,22 6.262,33
Colinas do Tocantins - TO 1.513 - 1.832 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.832,13
Goiânia - GO 1.760 - 6.817 3.225,61 1.759,60 2.839,97 5.628,34 6.817,21
Contagem - MG 1.801 - 5.543 3.029,61 1.800,90 2.857,15 4.576,27 5.542,92
Itajaí - SC 1.677 - 7.601 3.231,94 1.676,54 2.500,00 6.275,35 7.600,90
Manaus - AM 1.582 - 4.868 2.479,93 1.582,23 2.143,00 4.019,18 4.868,15
Osasco - SP 1.762 - 7.717 3.619,14 1.762,36 2.838,00 6.371,55 7.717,41
Cajamar - SP 1.930 - 8.468 3.593,01 1.930,42 2.189,70 6.991,43 8.468,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 7.077 3.319,27 1.731,50 2.895,04 5.843,18 7.077,44
Minas Gerais 1.500 - 5.940 2.918,01 1.499,62 2.589,15 4.903,73 5.939,55
Rio de Janeiro 1.308 - 6.316 2.763,38 1.307,65 2.215,61 5.214,84 6.316,37
Paraná 1.542 - 6.120 2.839,61 1.542,47 2.275,66 5.052,81 6.120,11
Santa Catarina 1.321 - 5.987 2.570,89 1.320,51 1.959,52 4.942,88 5.986,96
Bahia 1.238 - 6.356 2.745,12 1.237,72 2.157,30 5.247,66 6.356,12
Pernambuco 1.183 - 5.875 2.515,48 1.183,33 2.013,72 4.850,40 5.874,95
Goiás 1.354 - 5.922 2.817,33 1.353,54 2.540,00 4.889,31 5.922,08
Rio Grande do Sul 1.285 - 4.902 2.394,35 1.285,00 2.157,58 4.046,82 4.901,63
Ceará 1.408 - 5.297 2.457,22 1.408,11 2.020,00 4.373,38 5.297,17
Mato Grosso 1.697 - 5.391 2.736,16 1.697,01 2.351,30 4.451,18 5.391,40
Espírito Santo 1.396 - 6.297 2.894,85 1.396,02 2.500,00 5.199,21 6.297,44
Tocantins 1.489 - 2.515 1.641,22 1.489,25 1.512,62 2.076,11 2.514,64
Pará 1.506 - 4.888 2.538,78 1.505,86 2.305,60 4.035,51 4.887,94
Distrito Federal 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Maranhão 1.508 - 5.423 2.608,18 1.508,44 2.072,50 4.477,55 5.423,34
Rio Grande do Norte 1.256 - 4.252 2.195,36 1.255,99 2.130,32 3.510,52 4.252,04
Mato Grosso do Sul 1.463 - 7.753 3.120,78 1.462,54 2.230,80 6.400,94 7.753,01
Amazonas 1.594 - 4.831 2.525,83 1.594,23 2.171,50 3.988,26 4.830,70
Alagoas 1.215 - 4.939 2.232,78 1.215,24 1.717,07 4.078,00 4.939,39
Paraíba 1.384 - 4.952 2.427,19 1.383,62 2.090,00 4.088,17 4.951,71
Piauí 1.346 - 5.632 2.710,66 1.345,71 2.000,00 4.650,00 5.632,22
Sergipe 1.209 - 5.549 2.558,03 1.208,91 2.142,00 4.581,34 5.549,06
Acre 1.045 - 3.804 2.108,72 1.045,00 2.308,00 3.140,54 3.803,91
Rondônia 1.450 - 3.210 2.007,24 1.450,00 2.000,00 2.650,00 3.209,76
Roraima 1.500 - 4.863 2.099,00 1.500,00 1.660,89 4.015,00 4.863,09


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bilheteira de transportes

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • motivar funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • demonstrar agilidade;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • encaminhar clientes;
    • manter-se atualizado;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar preparação de bebidas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • orientar execução dos serviços;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar guarda de valores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar bom senso;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • manter boa postura pessoal;
    • programar abastecimento dos setores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • orientar pedido do cliente;
    • liderar equipe;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • escolher matéria-prima;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar estado das instalações;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • acomodar clientes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • participar de programas de treinamento;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • controlar emissão de comandas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • recepcionar clientes;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • atender reclamações;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • pesquisar preços de produtos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;


    Setores que mais contratam Supervisor de bilheteira de transportes no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Terminais rodoviários e ferroviários
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Organização logística do transporte de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Locação de automóveis sem condutor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: