Salário para o cargo de Supervisor de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bar

Um Supervisor de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.386,24 e R$ 25.342,70, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.386,24 16.634,90 346,56 6,42
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 19.327,42 231.929,09 4.831,86 89,48
Teto Salarial 25.342,70 304.112,38 6.335,67 117,33


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • motivar funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter boa postura pessoal;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • escolher matéria-prima;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • implementar sanções disciplinares;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • verificar estado das instalações;
    • executar trabalho de subordinados;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • encaminhar clientes;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • liderar equipe;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • demonstrar agilidade;
    • orientar pedido do cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • atender reclamações;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • demonstrar bom senso;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • manter-se atualizado;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • pesquisar preços de produtos;
    • orientar execução dos serviços;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • registrar pedido do cliente;
    • programar abastecimento dos setores;
    • supervisionar guarda de valores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;


    Setores que mais contratam Supervisor de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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