Salário para o cargo de Supervisor de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bar

Um Supervisor de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,21 e R$ 32.925,30, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.261,21 15.134,50 315,30 5,84
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 25.110,24 301.322,90 6.277,56 116,26
Teto Salarial 32.925,30 395.103,63 8.231,33 152,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • motivar funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • verificar estado das instalações;
    • pesquisar preços de produtos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • liderar equipe;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • recepcionar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • executar trabalho de subordinados;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • atender reclamações;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • acompanhar visitações;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • participar de programas de treinamento;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • orientar execução dos serviços;
    • executar preparação de bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • acomodar clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • encaminhar clientes;
    • registrar pedido do cliente;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;

    Setores que mais contratam Supervisor de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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