Salário para o cargo de Supervisor de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bar

Um Supervisor de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,21 e R$ 32.925,30, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.261,21 15.134,50 315,30 5,84
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 25.110,24 301.322,90 6.277,56 116,26
Teto Salarial 32.925,30 395.103,63 8.231,33 152,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • demonstrar bom senso;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar emissão de comandas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • recepcionar clientes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • acomodar clientes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • encaminhar clientes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • motivar funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • participar de programas de treinamento;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • orientar pedido do cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • atender reclamações;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • orientar execução dos serviços;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • escolher matéria-prima;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • manter boa postura pessoal;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • implementar sanções disciplinares;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • programar abastecimento dos setores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • liderar equipe;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar visitações;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • supervisionar guarda de valores;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;


    Setores que mais contratam Supervisor de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo