Salário para o cargo de Supervisor de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de bar

Um Supervisor de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,21 e R$ 32.925,30, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.261,21 15.134,50 315,30 5,84
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 25.110,24 301.322,90 6.277,56 116,26
Teto Salarial 32.925,30 395.103,63 8.231,33 152,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • verificar estado das instalações;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • escolher matéria-prima;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • liderar equipe;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • demonstrar bom senso;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • atender reclamações;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • planejar operações para datas especiais;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • manter boa postura pessoal;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • orientar pedido do cliente;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • executar preparação de bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • demonstrar senso de organização;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • recepcionar clientes;
    • motivar funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • acompanhar visitações;
    • participar de programas de treinamento;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • registrar pedido do cliente;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar agilidade;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • controlar emissão de comandas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • orientar execução dos serviços;
    • encaminhar clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Supervisor de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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