Salário para o cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chef executivo nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chef executivo nos serviços de alimentação

Um Chef executivo nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chef executivo nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • aplicar normas do condomínio;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • orientar pedido do cliente;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • manter boa postura pessoal;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • executar preparação de bebidas;
    • acomodar clientes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • encaminhar clientes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • motivar funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • verificar estado das instalações;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • liderar equipe;
    • registrar pedido do cliente;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • manter-se atualizado;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • demonstrar agilidade;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar horários de portaria;
    • recepcionar clientes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • executar trabalho de subordinados;
    • distribuir funcionários em setores;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • atender reclamações;
    • orientar execução dos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;

    Setores que mais contratam Chef executivo nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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