Salário para o cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chef executivo nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chef executivo nos serviços de alimentação

Um Chef executivo nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chef executivo nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • liderar equipe;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • manter boa postura pessoal;
    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter-se atualizado;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • participar de programas de treinamento;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • demonstrar bom senso;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • degustar alimentos e bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar senso de organização;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar venda de bilhetes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • encaminhar clientes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • atender reclamações;
    • motivar funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • registrar pedido do cliente;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • orientar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • escolher matéria-prima;
    • orientar execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;


    Setores que mais contratam Chef executivo nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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