Salário para o cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chef executivo nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chef executivo nos serviços de alimentação

Um Chef executivo nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chef executivo nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • demonstrar bom senso;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • planejar operações para datas especiais;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • pesquisar preços de produtos;
    • acomodar clientes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • controlar venda de bilhetes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • aplicar normas do condomínio;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar horários de portaria;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • registrar pedido do cliente;
    • motivar funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • manter boa postura pessoal;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • implementar sanções disciplinares;
    • orientar pedido do cliente;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • supervisionar guarda de valores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • liderar equipe;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • atender reclamações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • executar preparação de bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;


    Setores que mais contratam Chef executivo nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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