Salário para o cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chef executivo nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chef executivo nos serviços de alimentação

Um Chef executivo nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chef executivo nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chef executivo nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • executar preparação de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar guarda de valores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • controlar emissão de comandas;
    • orientar execução dos serviços;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • manter-se atualizado;
    • atender reclamações;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • aplicar normas do condomínio;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • acompanhar visitações;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar venda de bilhetes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • liderar equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • manter boa postura pessoal;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • distribuir funcionários em setores;
    • encaminhar clientes;
    • acomodar clientes;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • recepcionar clientes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • supervisionar horários de portaria;
    • orientar pedido do cliente;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • motivar funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • registrar pedido do cliente;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • verificar estado das instalações;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;


    Setores que mais contratam Chef executivo nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua