Salário para o cargo de Higienista industrial
CBO 2149-40 > Engenheiros de produção, qualidade, segurança

Higienista industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente, gerenciam exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho. Os Engenheiros de Logística também gerenciam as operações de logística em três eixos: transportes, armazenamento e inteligência, inclusive no que se refere à logística reversa.

Quanto ganha um Higienista industrial

Um Higienista industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.083,32 e R$ 39.803,95, com a média salarial de R$ 8.166,10 e o salário mediana em R$ 1.392,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Higienista industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.166,10 97.993,16 2.041,52 38,71
1º Quartil 1.083,32 12.999,84 270,83 5,13
Salário Mediana 1.392,00 16.704,00 348,00 6,60
3º Quartil 30.356,20 364.274,35 7.589,05 143,88
Teto Salarial 39.803,95 477.647,46 9.950,99 188,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Engenheiros, arquitetos
        • Engenheiros de produção, qualidade, segurança

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.065 - 1.555 1.128,68 1.064,67 1.088,40 1.283,71 1.554,86
Chapeco - SC 1.316 - 1.817 1.380,44 1.315,50 1.331,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.071 - 3.129 1.432,40 1.070,50 1.101,01 2.583,73 3.129,49
Santa Catarina 1.316 - 1.817 1.380,44 1.315,50 1.331,00 1.500,00 1.816,85
Bahia 1.500 - 10.759 4.195,00 1.500,00 1.800,00 8.882,50 10.758,75
Minas Gerais 2.300 - 4.360 2.716,89 2.300,40 2.300,40 3.599,75 4.360,13
Paraná 1.392 - 382.918 64.854,00 1.392,00 1.846,00 316.140,00 382.918,25


Principais locais de trabalho

Engenheiros de produção, qualidade, segurança o trabalho é exercido em empresas dos mais diversos ramos, embora predomine o ramo industrial onde podemos destacar a metalurgia, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, produtos alimentares e refino de petróleo. As instituições empregadoras são de diversos portes, públicas ou privadas. Os profissionais trabalham em equipe, com supervisão ocasional. Eventualmente, em algumas atividades, podem estar expostos a condições especiais de trabalho, tais como ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Engenheiros de produção, qualidade, segurança

As ocupações da família requerem curso de Engenharia ou de Tecnologia nas áreas de Produção Industrial e Segurança do Trabalho, com registro no CREA, seguido ou não de cursos de especialização. Na área de processos e métodos, tempos e movimentos, é comum a formação em engenharia de produção ou industrial. É cada vez mais frequente a presença de profissionais com pós-graduação. A ocupação Higienista Ocupacional requer formação superior em engenharia, física, química, tecnologia, bioquímica, medicina, biologia, ou em outras ciências exatas ou biológicas correlatas seguido de curso de especialização na área de Higiene Ocupacional. O exercício pleno da atividade se dá, em média, após quatro anos de exercício profissional no caso dos engenheiros e dos tecnólogos em segurança do trabalho e de um a dois anos para os tecnólogos em produção industrial.


Funções e atividades do Higienista industrial

Engenheiros de produção, qualidade, segurança devem:

  • supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos;
  • gerir operações logísticas;
  • emitir documentação técnica;
  • desenvolver métodos, processos, produtos e serviços;
  • coordenar equipe e atividades de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar perdas de processos, produtos e serviços;
  • gerenciar exposições a fatores ocupacionais de risco À saúde;
  • planejar empreendimentos e atividades produtivas e de logística;
  • gerenciar segurança no trabalho e do meio ambiente;

  • Atividades

    • solicitar autorização para aquisição de produtos controlados;
    • identificar a exposição potencial do trabalhador aos fatores de risco;
    • pesquisar normas e legislação;
    • determinar logística de descarte e/ou retorno de produtos;
    • estabelecer plano de ações preventivas e corretivas;
    • planejar gestão de frota;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • inspecionar produtividade de processos e serviços;
    • projetar produtos e processos;
    • caracterizar os grupos de exposição a fatores de risco;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • gerar especificações técnicas e de segurança de produtos e/ou serviços;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar pesquisas;
    • testar métodos e processos de produção e segurança;
    • definir tipo de equipamentos de movimentação e transporte;
    • mapear equipe de trabalho;
    • analisar projetos;
    • determinar fluxo de informações na cadeia de suprimentos;
    • projetar lay-out de armazéns;
    • definir equipe e materiais de trabalho;
    • identificar perdas;
    • elaborar análise de riscos de empreendimentos e atividades produtivas;
    • controlar emissão de efluentes líquidos, gasosos e sólidos;
    • demonstrar capacidade de agir sob pressão;
    • analisar causas de perdas;
    • inspecionar capacidade de instalações e equipamentos;
    • implementar plano de ações preventivas e corretivas;
    • estabelecer estratégia de avaliação e/ou controle da exposição;
    • inspecionar instalações;
    • gerir operações de armazéns;
    • propor adequação de instalações, métodos e processos;
    • projetar fluxo físico de produtos;
    • atualizar dados de registros;
    • recomendar medidas de controle;
    • definir localização e quantidade de instalações logísticas (centros de distribuição, fábricas e etc);
    • negociar condições de prestação de serviço;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • prestar consultoria;
    • divulgar resultados e planos de trabalho;
    • demonstrar capacidade de antecipar problemas;
    • administrar custos e nível de serviço;
    • elaborar estratégia de amostragem;
    • analisar viabilidade técnico-produtiva, econômica e legal;
    • dimensionar taxas, descontos e prêmios de seguros;
    • pesquisar efeitos à saúde dos fatores de risco;
    • organizar treinamentos;
    • medir parâmetros/indicadores de processos, produtos e serviços;
    • contratar prestadores de serviços logísticos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • medir as exposições a fatores ocupacionais de risco;
    • auditorar processos, produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de evidenciar senso crítico;
    • avaliar eficácia/eficiência de ajustes;
    • inspecionar funcionamento de processos, produtos e serviços;
    • demonstrar objetividade;
    • avaliar eficácia de treinamentos;
    • padronizar sistemas e operações;
    • propor sistemas de segurança;
    • emitir laudos e/ou pareceres técnicos;
    • verificar cumprimento de tarefas;
    • pesquisar mercado consumidor;
    • preparar contratos de seguro;
    • determinar procedimentos de segurança para atividades com pressão anormal;
    • ajustar processos e serviços;
    • acompanhar implementação do plano de ações preventivas e corretivas;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • organizar cronograma de equipe de trabalho;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • identificar medidas de controle existentes para os fatores de risco;
    • coletar dados de processo;
    • participar de seleção de pessoal;
    • identificar riscos potenciais à saúde em projetos;
    • definir métodos e etapas de produção;
    • definir objetivos de trabalho;
    • preparar art (anotação de responsabilidade técnica);
    • criar métodos e processos de produção e segurança;
    • delegar tarefas;
    • propor alterações em equipamentos e produtos de segurança;
    • documentar memória técnica de métodos, processos, produtos e serviços;
    • dimensionar equipamentos e recursos;
    • traçar roteiro de cargas (roteirização);
    • classificar exposição a riscos potenciais;
    • participar da elaboração de métodos e procedimentos de segurança;
    • determinar procedimentos para redução ou eliminação de ruídos industriais;
    • estimar perdas;
    • elaborar cronograma físico e financeiro;
    • pesquisar tecnologias;
    • preparar documentos para patentes de produtos e processos;
    • definir necessidades orçamentárias da área;
    • elaborar plano de otimização de uso de recursos logísticos;
    • determinar causas de perdas;
    • elaborar programação de carga (schedule);
    • desenvolver fornecedores (capacitação de fornecedores);
    • interpretar dados e resultados;
    • providenciar avaliação ergonômica de postos de trabalho;
    • prestar assessorias técnicas;
    • analisar informações dos programas dos controles médicos;
    • implantar sistema de gestão da segurança;
    • gerar especificações técnicas e de segurança de processos e/ou serviços;
    • implantar ferramentas de controle de qualidade;
    • testar produtos em campo;
    • analisar indicadores epidemiológicos;
    • verificar eficácia das medidas de controle;
    • capacitar equipe de trabalho;
    • determinar tipos de equipamentos de proteção individual e coletiva conforme riscos;
    • comparar processos, produtos e serviços;
    • assumir riscos;
    • fixar metas;
    • elaborar plano de reaproveitamento de perdas;
    • monitorar desempenho de processos;
    • elaborar propostas técnicas;
    • processar dados de registros;
    • emitir programas de prevenção;
    • elaborar relatórios;
    • determinar procedimentos de segurança em armazenagem, transporte e utilização de produtos químicos;
    • determinar procedimentos de segurança para trabalho com eletricidade;
    • elaborar manual de procedimentos complementares;
    • gerar protótipos;
    • priorizar riscos a serem medidos;
    • definir orçamento e fontes de recursos financeiros;
    • acompanhar perícia técnica;
    • emitir mapa de risco;
    • verificar procedimentos de descarte de rejeitos industriais;
    • elaborar plano de atendimento às emergências (pae);
    • efetuar o tratamento estatístico das medições;
    • participar na elaboração de mapa de risco;
    • testar produtos em laboratório;
    • interpretar resultados da avaliação;
    • providenciar sinalizações de segurança;
    • dimensionar programa de prevenção e combate a incêndios ( ppci );
    • definir modais de transporte;
    • propor remanejamento de pessoal incapacitado para o posto de trabalho;
    • criar banco de dados de processos e projetos;
    • validar métodos, processos, produtos e/ou serviços;
    • participar da elaboração do ppra e/ou ppci;
    • participar do planejamento de gestão de estoque;
    • implantar ferramentas de controle de desempenho e qualidade de processos e serviços;
    • identificar trabalhador mais exposto;
    • definir metodologia de avaliação;
    • compatibilizar métodos, processos, produtos e/ou serviços de acordo com normas e legislação;
    • avaliar desempenho de equipe de trabalho;
    • propor criação de produtos de segurança;
    • analisar projetos de implantação e modificação de instalações, processos, equipamentos e locais de trabalho;
    • demonstrar capacidade de inferência;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • elaborar programas de segurança do trabalho;
    • projetar sistemas de armazenamento e transporte;
    • participar da elaboração do plano de negócio;
    • verificar necessidades de treinamento de equipe;
    • elaborar programas de prevenção de risco ambiental (ppra) e demais programas de prevenção;
    • pesquisar prestadores de serviços logísticos;
    • elaborar estudo técnico e econômico de empreendimentos e atividades de trabalho;
    • demonstrar liderança;
    • participar da definição de perfil de pessoal;
    • reconhecer fatores ocupacionais de risco à saúde;
    • tomar decisões;
    • avaliar aceitabilidade dos resultados;
    • emitir laudos periciais;
    • determinar procedimentos de segurança para espaços confinados;
    • analisar riscos do processo, da atividade e do local de trabalho;
    • demonstrar proatividade;


    Setores que mais contratam Higienista industrial no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fabricação de produtos de carne
    • Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de pescados e frutos do mar
    • Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Fabricação de laticínios
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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