Salário para o cargo de Administrador de edifícios
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Administrador de edifícios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Administrador de edifícios

Um Administrador de edifícios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de edifícios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador de edifícios

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • controlar guarda de bilhetes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • supervisionar horários de portaria;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • escolher matéria-prima;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • verificar estado das instalações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar emissão de comandas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • registrar pedido do cliente;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar bom senso;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • demonstrar senso de organização;
    • atender reclamações;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • implementar sanções disciplinares;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • acomodar clientes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • executar preparação de bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar venda de bilhetes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • orientar pedido do cliente;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • acompanhar visitações;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • liderar equipe;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • motivar funcionários;


    Setores que mais contratam Administrador de edifícios no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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