Salário para o cargo de Administrador de edifícios
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Administrador de edifícios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Administrador de edifícios

Um Administrador de edifícios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de edifícios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador de edifícios

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • controlar emissão de comandas;
    • executar preparação de bebidas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • manter boa postura pessoal;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • atender reclamações;
    • participar de programas de treinamento;
    • manter-se atualizado;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • implementar sanções disciplinares;
    • registrar pedido do cliente;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • demonstrar bom senso;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • supervisionar horários de portaria;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • orientar execução dos serviços;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • motivar funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • liderar equipe;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • distribuir funcionários em setores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • verificar estado das instalações;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • acomodar clientes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;

    Setores que mais contratam Administrador de edifícios no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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