Salário para o cargo de Administrador de edifícios
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Administrador de edifícios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Administrador de edifícios

Um Administrador de edifícios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de edifícios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador de edifícios

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • escolher matéria-prima;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar venda de bilhetes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • liderar equipe;
    • atender reclamações;
    • controlar emissão de comandas;
    • manter-se atualizado;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • acomodar clientes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • encaminhar clientes;
    • recepcionar clientes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • pesquisar preços de produtos;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • executar preparação de bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • participar de programas de treinamento;
    • demonstrar senso de organização;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • acompanhar visitações;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • registrar pedido do cliente;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • executar trabalho de subordinados;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • orientar pedido do cliente;


    Setores que mais contratam Administrador de edifícios no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

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