Salário para o cargo de Maître - no serviço de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - no serviço de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître - no serviço de alimentação

Um Maître - no serviço de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître - no serviço de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître - no serviço de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • pesquisar preços de produtos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • registrar pedido do cliente;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • orientar execução dos serviços;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • acomodar clientes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar bom senso;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • encaminhar clientes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • acompanhar visitações;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • verificar estado das instalações;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • atender reclamações;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • manter-se atualizado;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • liderar equipe;
    • recepcionar clientes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • manter boa postura pessoal;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • executar trabalho de subordinados;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • escolher matéria-prima;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • executar preparação de bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • aplicar normas do condomínio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • distribuir funcionários em setores;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • supervisionar horários de portaria;
    • motivar funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • demonstrar agilidade;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • demonstrar senso de organização;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • controlar emissão de comandas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;


    Setores que mais contratam Maître - no serviço de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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