Salário para o cargo de Maître - no serviço de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - no serviço de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître - no serviço de alimentação

Um Maître - no serviço de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître - no serviço de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître - no serviço de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • supervisionar horários de portaria;
    • acomodar clientes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • orientar execução dos serviços;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar agilidade;
    • liderar equipe;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • manter boa postura pessoal;
    • motivar funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • atender reclamações;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar estado das instalações;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • participar de programas de treinamento;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • orientar pedido do cliente;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • demonstrar senso de organização;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • distribuir funcionários em setores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • encaminhar clientes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar emissão de comandas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • programar abastecimento dos setores;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • pesquisar preços de produtos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • escolher matéria-prima;


    Setores que mais contratam Maître - no serviço de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: