Salário para o cargo de Maître - no serviço de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - no serviço de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître - no serviço de alimentação

Um Maître - no serviço de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître - no serviço de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître - no serviço de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;

  • Atividades

    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • manter-se atualizado;
    • motivar funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • implementar sanções disciplinares;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • manter boa postura pessoal;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar preços de produtos;
    • encaminhar clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • participar de programas de treinamento;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • supervisionar guarda de valores;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • verificar estado das instalações;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar bom senso;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • executar preparação de bebidas;
    • acompanhar visitações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • liderar equipe;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • acomodar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • registrar pedido do cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • demonstrar agilidade;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • demonstrar senso de organização;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • atender reclamações;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;


    Setores que mais contratam Maître - no serviço de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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