Salário para o cargo de Encarregado de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de portaria de hotel

Um Encarregado de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Foz do Iguaçu - PR 1.396 - 4.254 2.260,42 1.396,36 1.811,13 3.512,05 4.253,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;

  • Atividades

    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • registrar pedido do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • pesquisar preços de produtos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acompanhar visitações;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • controlar emissão de comandas;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • verificar estado das instalações;
    • escolher matéria-prima;
    • encaminhar clientes;
    • atender reclamações;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • executar preparação de bebidas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • liderar equipe;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • participar de programas de treinamento;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • implementar sanções disciplinares;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • recepcionar clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • programar abastecimento dos setores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • acomodar clientes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orientar pedido do cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • executar trabalho de subordinados;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • manter-se atualizado;
    • distribuir funcionários em setores;
    • supervisionar horários de portaria;


    Setores que mais contratam Encarregado de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista