Salário para o cargo de Encarregado de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de portaria de hotel

Um Encarregado de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.907,67 e R$ 5.032,24, com a média salarial de R$ 2.765,89 e o salário mediana em R$ 2.326,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.765,89 33.190,68 691,47 12,86
1º Quartil 1.907,67 22.892,04 476,92 8,87
Salário Mediana 2.326,00 27.912,00 581,50 10,82
3º Quartil 4.154,66 49.855,92 1.038,67 19,32
Teto Salarial 5.032,24 60.386,88 1.258,06 23,41


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

Atividades

  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • solicitar autoavaliação dos funcionários;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • acomodar clientes;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • demonstrar senso de organização;
  • orientar pedido do cliente;
  • encaminhar clientes;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • participar de programas de treinamento;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • orientar execução dos serviços;
  • registrar pedido do cliente;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • motivar funcionários;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • examinar padrão de arrumação dos quartos;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • acompanhar visitações;
  • atender reclamações;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • manter-se atualizado;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • liderar equipe;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • verificar estado das instalações;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • manter boa postura pessoal;
  • supervisionar horários de portaria;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • demonstrar agilidade;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
  • programar abastecimento dos setores;
  • recepcionar clientes;
  • controlar venda de bilhetes;
  • demonstrar bom senso;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • executar trabalho de subordinados;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • distribuir funcionários em setores;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • supervisionar acesso às bilheterias;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;


Setores que mais contratam Encarregado de portaria de hotel no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Condomínios prediais
  • Motéis
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Restaurantes e similares
  • Atividades de vigilância e segurança privada
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Outros alojamentos
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Agências de viagens




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