Salário para o cargo de Encarregado de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de portaria de hotel

Um Encarregado de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.225,32 e R$ 5.227,30, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.225,32 14.703,81 306,33 5,71
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.986,56 47.838,75 996,64 18,59
Teto Salarial 5.227,30 62.727,61 1.306,83 24,38


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Santo André - SP 1.663 - 4.419 2.269,51 1.662,88 1.754,74 3.648,42 4.419,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar emissão de comandas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • registrar pedido do cliente;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • controlar venda de bilhetes;
    • motivar funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • acomodar clientes;
    • demonstrar agilidade;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • orientar execução dos serviços;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • verificar estado das instalações;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • escolher matéria-prima;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • implementar sanções disciplinares;
    • executar trabalho de subordinados;
    • encaminhar clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • acompanhar visitações;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • executar preparação de bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • supervisionar guarda de valores;
    • programar abastecimento dos setores;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • liderar equipe;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • supervisionar horários de portaria;
    • demonstrar bom senso;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • atender reclamações;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • recepcionar clientes;


    Setores que mais contratam Encarregado de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Apart-hotéis
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: