Salário para o cargo de Encarregado de portaria de hotel
CBO 5101-20 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de portaria de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de portaria de hotel

Um Encarregado de portaria de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.427,02 e R$ 4.756,16, com a média salarial de R$ 2.272,14 e o salário mediana em R$ 1.862,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de portaria de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,14 27.265,71 568,04 10,60
1º Quartil 1.427,02 17.124,20 356,75 6,66
Salário Mediana 1.862,00 22.344,00 465,50 8,68
3º Quartil 3.627,25 43.526,97 906,81 16,92
Teto Salarial 4.756,16 57.073,87 1.189,04 22,18


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.574 - 5.717 2.824,36 1.574,42 2.100,00 4.719,75 5.716,70
São Paulo - SP 1.771 - 7.153 3.589,00 1.770,76 3.447,73 5.905,28 7.152,65
Porto Seguro - BA 1.099 - 3.343 1.724,52 1.098,85 1.345,00 2.760,33 3.343,39
Sorocaba - SP 1.310 - 2.025 1.436,72 1.309,79 1.387,50 1.671,52 2.024,60
Belo Horizonte - MG 1.593 - 7.162 3.197,31 1.592,76 3.000,00 5.913,40 7.162,49
Recife - PE 1.180 - 4.116 2.008,16 1.180,05 1.716,18 3.398,10 4.115,88
Florianópolis - SC 1.492 - 3.989 2.050,20 1.491,75 1.700,00 3.293,10 3.988,70
Porto Alegre - RS 1.273 - 3.530 1.966,73 1.272,91 1.860,64 2.914,49 3.530,12
Manaus - AM 1.076 - 3.587 1.666,98 1.076,40 1.160,00 2.961,73 3.587,34
Brasília - DF 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Natal - RN 1.100 - 3.449 1.786,96 1.100,33 1.605,85 2.847,12 3.448,51
Salvador - BA 1.045 - 4.482 2.032,01 1.045,00 1.800,00 3.700,46 4.482,10
Mata de São Joao - BA 1.549 - 7.099 3.790,66 1.548,89 4.065,50 5.861,32 7.099,40
Gramado - RS 1.269 - 5.930 2.565,38 1.268,60 2.310,00 4.895,52 5.929,59
Curitiba - PR 1.617 - 5.363 2.961,72 1.617,15 2.728,99 4.428,00 5.363,33
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.107 - 2.195 1.252,53 1.107,21 1.114,42 1.812,18 2.194,96
João Pessoa - PB 1.050 - 3.604 1.477,89 1.050,00 1.050,00 2.975,50 3.604,01
Caldas Novas - GO 1.881 - 5.789 3.373,18 1.881,28 3.500,00 4.779,44 5.789,00
Ribeirão Preto - SP 1.365 - 3.923 2.461,56 1.364,81 2.900,00 3.239,23 3.923,45
Fortaleza - CE 1.174 - 3.137 1.651,43 1.174,45 1.439,00 2.590,33 3.137,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.449 - 5.543 2.614,58 1.448,63 2.061,71 4.576,25 5.542,89
Rio de Janeiro 1.403 - 5.327 2.593,97 1.402,90 2.064,01 4.397,68 5.326,60
Bahia 1.075 - 4.512 2.072,35 1.074,97 1.618,67 3.725,46 4.512,39
Rio Grande do Sul 1.224 - 4.102 2.050,53 1.223,70 1.720,10 3.386,80 4.102,20
Minas Gerais 1.171 - 4.588 2.126,84 1.170,68 1.795,40 3.787,65 4.587,71
Santa Catarina 1.414 - 4.069 2.134,33 1.414,21 1.905,00 3.359,09 4.068,63
Pernambuco 1.094 - 4.180 1.943,48 1.093,98 1.392,35 3.450,83 4.179,75
Paraná 1.291 - 4.500 2.190,29 1.290,82 1.886,00 3.715,05 4.499,78
Goiás 1.415 - 4.917 2.454,98 1.414,84 2.000,00 4.059,49 4.916,98
Mato Grosso 1.154 - 4.309 2.093,82 1.154,33 1.700,00 3.557,58 4.309,05
Rio Grande do Norte 1.087 - 3.003 1.616,69 1.086,80 1.500,00 2.479,47 3.003,21
Amazonas 1.076 - 5.076 2.101,93 1.076,40 1.392,24 4.191,00 5.076,27
Pará 1.073 - 3.888 1.912,11 1.072,50 1.450,00 3.210,36 3.888,48
Distrito Federal 1.272 - 6.122 2.451,85 1.271,86 1.741,50 5.054,15 6.121,74
Paraíba 1.048 - 3.449 1.477,07 1.048,33 1.050,00 2.847,75 3.449,28
Ceará 1.124 - 3.389 1.689,48 1.124,00 1.400,00 2.798,31 3.389,40
Espírito Santo 1.153 - 4.643 2.090,68 1.152,88 1.620,59 3.833,33 4.643,05
Alagoas 1.536 - 6.021 2.800,05 1.536,00 2.500,00 4.971,22 6.021,29
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.386 1.794,47 1.400,00 1.463,00 2.795,29 3.385,74
Sergipe 1.330 - 4.382 2.418,51 1.330,17 2.413,00 3.617,88 4.382,08


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de portaria de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • liderar equipe;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar venda de bilhetes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • registrar pedido do cliente;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • encaminhar clientes;
    • motivar funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar senso de organização;
    • atender reclamações;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • orientar pedido do cliente;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • verificar estado das instalações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • manter boa postura pessoal;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • participar de programas de treinamento;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • distribuir funcionários em setores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • orientar execução dos serviços;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • recepcionar clientes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • controlar emissão de comandas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • pesquisar preços de produtos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • escolher matéria-prima;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • implementar sanções disciplinares;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • manter-se atualizado;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • executar preparação de bebidas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • acomodar clientes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;


    Setores que mais contratam Encarregado de portaria de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Clubes sociais, esportivos e similares
    • Apart-hotéis
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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