Salário para o cargo de Chefe de fila nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de fila nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de fila nos serviços de alimentação

Um Chefe de fila nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de fila nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de fila nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • encaminhar clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • manter boa postura pessoal;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • registrar pedido do cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • orientar execução dos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • liderar equipe;
    • verificar estado das instalações;
    • supervisionar guarda de valores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • demonstrar bom senso;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • providenciar atividades de capacitação;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • aplicar normas do condomínio;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • programar abastecimento dos setores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • orientar pedido do cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • acomodar clientes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • acompanhar visitações;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • executar preparação de bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • motivar funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • atender reclamações;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • demonstrar agilidade;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;

    Setores que mais contratam Chefe de fila nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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