Salário para o cargo de Chefe de fila nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de fila nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de fila nos serviços de alimentação

Um Chefe de fila nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de fila nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de fila nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • supervisionar horários de portaria;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • acomodar clientes;
    • liderar equipe;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • verificar estado das instalações;
    • participar de programas de treinamento;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • executar trabalho de subordinados;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • registrar pedido do cliente;
    • atender reclamações;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • executar preparação de bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • motivar funcionários;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • pesquisar preços de produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar guarda de valores;
    • orientar execução dos serviços;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • distribuir funcionários em setores;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • manter boa postura pessoal;
    • planejar operações para datas especiais;
    • escolher matéria-prima;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • controlar venda de bilhetes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • orientar pedido do cliente;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • providenciar atividades de capacitação;
    • manter-se atualizado;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar emissão de comandas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • demonstrar bom senso;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • encaminhar clientes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;


    Setores que mais contratam Chefe de fila nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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