Salário para o cargo de Supervisor de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de andar

Um Supervisor de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,48 e R$ 3.597,01, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.290,48 15.485,72 322,62 5,99
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.743,23 32.918,78 685,81 12,72
Teto Salarial 3.597,01 43.164,09 899,25 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar senso de organização;
    • executar trabalho de subordinados;
    • escolher matéria-prima;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • aplicar normas do condomínio;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • verificar estado das instalações;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • atender reclamações;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar visitações;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • participar de programas de treinamento;
    • planejar operações para datas especiais;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • recepcionar clientes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acomodar clientes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • liderar equipe;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • motivar funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • demonstrar bom senso;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • orientar execução dos serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • registrar pedido do cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar emissão de comandas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • encaminhar clientes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Supervisor de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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