Salário para o cargo de Supervisor de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de andar

Um Supervisor de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.435,78 e R$ 3.367,03, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.435,78 17.229,33 358,94 6,66
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.567,84 30.814,06 641,96 11,91
Teto Salarial 3.367,03 40.404,32 841,76 15,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • orientar execução dos serviços;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • manter boa postura pessoal;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • implementar sanções disciplinares;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • distribuir funcionários em setores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • liderar equipe;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • acompanhar visitações;
    • escolher matéria-prima;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • encaminhar clientes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • acomodar clientes;
    • manter-se atualizado;
    • recepcionar clientes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • registrar pedido do cliente;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • verificar estado das instalações;
    • planejar operações para datas especiais;
    • orientar pedido do cliente;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • demonstrar senso de organização;
    • motivar funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • atender reclamações;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • participar de programas de treinamento;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;


    Setores que mais contratam Supervisor de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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