Salário para o cargo de Supervisor de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de andar

Um Supervisor de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,48 e R$ 3.597,01, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.290,48 15.485,72 322,62 5,99
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.743,23 32.918,78 685,81 12,72
Teto Salarial 3.597,01 43.164,09 899,25 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • acompanhar visitações;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • orientar pedido do cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • verificar estado das instalações;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • pesquisar preços de produtos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • manter-se atualizado;
    • atender reclamações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • motivar funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • distribuir funcionários em setores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar horários de portaria;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • executar preparação de bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • demonstrar agilidade;
    • manter boa postura pessoal;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • recepcionar clientes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • liderar equipe;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • acomodar clientes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • escolher matéria-prima;
    • orientar execução dos serviços;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • degustar alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Supervisor de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: