Salário para o cargo de Supervisor de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de andar

Um Supervisor de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,48 e R$ 3.597,01, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.290,48 15.485,72 322,62 5,99
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.743,23 32.918,78 685,81 12,72
Teto Salarial 3.597,01 43.164,09 899,25 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • executar trabalho de subordinados;
    • registrar pedido do cliente;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • recepcionar clientes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • acomodar clientes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • supervisionar guarda de valores;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • manter-se atualizado;
    • liderar equipe;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • encaminhar clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • aplicar normas do condomínio;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • orientar execução dos serviços;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • motivar funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • implementar sanções disciplinares;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;
    • acompanhar visitações;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • manter boa postura pessoal;
    • participar de programas de treinamento;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • demonstrar senso de organização;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • verificar estado das instalações;
    • escolher matéria-prima;
    • atender reclamações;

    Setores que mais contratam Supervisor de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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