Salário para o cargo de Maître de hotel
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de hotel

Um Maître de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • planejar operações para datas especiais;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • verificar estado das instalações;
    • acompanhar visitações;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • manter-se atualizado;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • demonstrar bom senso;
    • implementar sanções disciplinares;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • liderar equipe;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • escolher matéria-prima;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • distribuir funcionários em setores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • recepcionar clientes;
    • encaminhar clientes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • executar preparação de bebidas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • demonstrar agilidade;
    • executar trabalho de subordinados;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • orientar execução dos serviços;
    • atender reclamações;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • motivar funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • acomodar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • participar de programas de treinamento;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • pesquisar preços de produtos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar emissão de comandas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • orientar pedido do cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;


    Setores que mais contratam Maître de hotel no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: