Salário para o cargo de Maître de hotel
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de hotel

Um Maître de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de hotel

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • encaminhar clientes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • manter-se atualizado;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • recepcionar clientes;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • executar trabalho de subordinados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • demonstrar bom senso;
    • distribuir funcionários em setores;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • verificar estado das instalações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • acomodar clientes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • atender reclamações;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • supervisionar horários de portaria;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • liderar equipe;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • executar preparação de bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • manter boa postura pessoal;
    • registrar pedido do cliente;
    • motivar funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • controlar emissão de comandas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • acompanhar visitações;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;


    Setores que mais contratam Maître de hotel no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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