Salário para o cargo de Maître
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître

Um Maître trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • acompanhar visitações;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar emissão de comandas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • escolher matéria-prima;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • atender reclamações;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • orientar execução dos serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • manter-se atualizado;
    • executar trabalho de subordinados;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • orientar pedido do cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • demonstrar agilidade;
    • encaminhar clientes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • registrar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • supervisionar horários de portaria;
    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • liderar equipe;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • executar preparação de bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • motivar funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • controlar venda de bilhetes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • participar de programas de treinamento;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • recepcionar clientes;
    • acomodar clientes;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • pesquisar preços de produtos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • aplicar normas do condomínio;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • programar abastecimento dos setores;


    Setores que mais contratam Maître no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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