Salário para o cargo de Maître
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître

Um Maître trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • registrar ocorrências nos setores;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • liderar equipe;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • distribuir funcionários em setores;
    • demonstrar senso de organização;
    • atender reclamações;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • executar preparação de bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter-se atualizado;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • demonstrar agilidade;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • registrar pedido do cliente;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar bom senso;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • acompanhar visitações;
    • escolher matéria-prima;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • verificar estado das instalações;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • programar abastecimento dos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • encaminhar clientes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • recepcionar clientes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • controlar emissão de comandas;
    • orientar pedido do cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • participar de programas de treinamento;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acomodar clientes;
    • motivar funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;


    Setores que mais contratam Maître no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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