Salário para o cargo de Maître
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître

Um Maître trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • registrar pedido do cliente;
    • executar preparação de bebidas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar emissão de comandas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • verificar estado das instalações;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • manter boa postura pessoal;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • liderar equipe;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • acompanhar visitações;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • supervisionar guarda de valores;
    • implementar sanções disciplinares;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • motivar funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • demonstrar bom senso;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • encaminhar clientes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • escolher matéria-prima;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • participar de programas de treinamento;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • orientar pedido do cliente;
    • atender reclamações;
    • demonstrar senso de organização;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • planejar operações para datas especiais;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • recepcionar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • planejar cardápios de bebidas;


    Setores que mais contratam Maître no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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