Salário para o cargo de Maître
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître

Um Maître trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • simular atividades para aprendizagem;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • executar preparação de bebidas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • liderar equipe;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • verificar estado das instalações;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • recepcionar clientes;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • atender reclamações;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • demonstrar senso de organização;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • orientar execução dos serviços;
    • manter boa postura pessoal;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • encaminhar clientes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • orientar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • acomodar clientes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • motivar funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar bom senso;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • escolher matéria-prima;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • executar trabalho de subordinados;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • registrar pedido do cliente;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • degustar alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Maître no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria