Salário para o cargo de Encarregado de cantina
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de cantina - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de cantina

Um Encarregado de cantina trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.386,24 e R$ 25.342,70, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de cantina

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.386,24 16.634,90 346,56 6,42
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 19.327,42 231.929,09 4.831,86 89,48
Teto Salarial 25.342,70 304.112,38 6.335,67 117,33


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de cantina

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • pesquisar preços de produtos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • programar abastecimento dos setores;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • aplicar normas do condomínio;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • encaminhar clientes;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • orientar execução dos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • recepcionar clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • liderar equipe;
    • implementar sanções disciplinares;
    • verificar estado das instalações;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • escolher matéria-prima;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • manter boa postura pessoal;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • acomodar clientes;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar agilidade;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • motivar funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • atender reclamações;
    • acompanhar visitações;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • controlar emissão de comandas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • demonstrar senso de organização;


    Setores que mais contratam Encarregado de cantina no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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