Salário para o cargo de Encarregado de cantina
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de cantina - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de cantina

Um Encarregado de cantina trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,21 e R$ 32.925,30, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de cantina

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.261,21 15.134,50 315,30 5,84
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 25.110,24 301.322,90 6.277,56 116,26
Teto Salarial 32.925,30 395.103,63 8.231,33 152,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de cantina

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar desempenho de funcionários;

  • Atividades

    • propor treinamento externo para funcionários;
    • atender reclamações;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • implementar sanções disciplinares;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • recepcionar clientes;
    • motivar funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar agilidade;
    • liderar equipe;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • orientar pedido do cliente;
    • escolher matéria-prima;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar emissão de comandas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • acomodar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • manter-se atualizado;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • encaminhar clientes;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • controlar venda de bilhetes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • programar abastecimento dos setores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • orientar execução dos serviços;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar horários de portaria;
    • verificar estado das instalações;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • planejar operações para datas especiais;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • executar preparação de bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • pesquisar preços de produtos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • aplicar normas do condomínio;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;


    Setores que mais contratam Encarregado de cantina no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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