Salário para o cargo de Encarregado de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de andar

Um Encarregado de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,48 e R$ 3.597,01, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.290,48 15.485,72 322,62 5,99
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.743,23 32.918,78 685,81 12,72
Teto Salarial 3.597,01 43.164,09 899,25 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acompanhar visitações;
    • atender reclamações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • executar preparação de bebidas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar emissão de comandas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;
    • escolher matéria-prima;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • demonstrar bom senso;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • motivar funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acomodar clientes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • pesquisar preços de produtos;
    • manter boa postura pessoal;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • supervisionar horários de portaria;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • registrar pedido do cliente;
    • liderar equipe;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • planejar operações para datas especiais;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • participar de programas de treinamento;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • encaminhar clientes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • orientar execução dos serviços;
    • supervisionar guarda de valores;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • verificar estado das instalações;
    • demonstrar agilidade;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;


    Setores que mais contratam Encarregado de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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