Salário para o cargo de Encarregado de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de andar

Um Encarregado de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.435,78 e R$ 3.367,03, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.435,78 17.229,33 358,94 6,66
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.567,84 30.814,06 641,96 11,91
Teto Salarial 3.367,03 40.404,32 841,76 15,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • acomodar clientes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar emissão de comandas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • pesquisar preços de produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • orientar pedido do cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • liderar equipe;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • registrar pedido do cliente;
    • manter boa postura pessoal;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • planejar operações para datas especiais;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • encaminhar clientes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • atender reclamações;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • programar abastecimento dos setores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • motivar funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • executar preparação de bebidas;


    Setores que mais contratam Encarregado de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue