Salário para o cargo de Encarregado de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de andar

Um Encarregado de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.290,48 e R$ 3.597,01, com a média salarial de R$ 1.876,65 e o salário mediana em R$ 1.697,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.876,65 22.519,75 469,16 8,70
1º Quartil 1.290,48 15.485,72 322,62 5,99
Salário Mediana 1.697,00 20.364,00 424,25 7,87
3º Quartil 2.743,23 32.918,78 685,81 12,72
Teto Salarial 3.597,01 43.164,09 899,25 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.493 - 3.665 2.065,31 1.493,50 1.786,70 3.025,56 3.664,65
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.268 1.849,35 1.277,13 1.638,40 2.698,07 3.267,99
Porto Alegre - RS 1.155 - 2.330 1.525,49 1.155,29 1.511,84 1.924,03 2.330,44
Brasília - DF 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Salvador - BA 1.307 - 2.774 1.779,75 1.306,71 1.773,33 2.290,61 2.774,46
Duque de Caxias - RJ 1.393 - 2.189 1.567,98 1.392,75 1.547,53 1.807,36 2.189,13
Porto Seguro - BA 1.289 - 3.802 1.918,97 1.289,12 1.677,00 3.138,63 3.801,60
Belo Horizonte - MG 1.337 - 2.736 1.809,38 1.336,75 1.750,00 2.259,16 2.736,36
Maceió - AL 1.236 - 2.404 1.598,37 1.236,13 1.602,00 1.985,14 2.404,46
Natal - RN 1.093 - 2.406 1.499,96 1.092,57 1.499,66 1.986,39 2.405,98
Curitiba - PR 1.453 - 4.192 2.255,42 1.453,41 2.035,46 3.461,10 4.192,19
Recife - PE 1.165 - 2.822 1.655,90 1.164,70 1.631,28 2.330,03 2.822,20
Fortaleza - CE 1.150 - 3.144 1.670,94 1.150,28 1.526,68 2.595,38 3.143,60
Caldas Novas - GO 1.737 - 2.673 1.898,07 1.737,12 1.784,97 2.206,60 2.672,70
Ipojuca - PE 1.610 - 2.979 1.910,19 1.609,82 1.810,79 2.459,30 2.978,78
São Luís - MA 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Goiânia - GO 1.239 - 3.028 1.850,60 1.238,70 1.859,12 2.500,00 3.028,08
Florianópolis - SC 1.804 - 2.914 2.066,77 1.803,53 1.985,00 2.405,87 2.914,06
João Pessoa - PB 1.081 - 1.938 1.251,12 1.081,43 1.195,37 1.600,00 1.937,97
Aparecida de Goiânia - GO 1.062 - 2.328 1.475,32 1.062,00 1.432,00 1.921,93 2.327,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.493 - 3.631 2.068,40 1.493,42 1.805,38 2.997,72 3.630,93
Rio de Janeiro 1.294 - 3.174 1.808,11 1.293,79 1.547,59 2.620,25 3.173,73
Bahia 1.305 - 3.191 1.833,93 1.305,33 1.700,00 2.634,83 3.191,38
Rio Grande do Sul 1.220 - 2.701 1.651,54 1.220,18 1.589,64 2.229,69 2.700,66
Minas Gerais 1.249 - 3.257 1.844,00 1.249,27 1.650,39 2.689,25 3.257,30
Pernambuco 1.172 - 2.906 1.751,74 1.172,45 1.700,00 2.399,48 2.906,32
Santa Catarina 1.465 - 2.840 1.888,43 1.465,32 1.904,02 2.344,90 2.840,22
Goiás 1.259 - 2.934 1.825,90 1.259,08 1.784,97 2.422,23 2.933,88
Distrito Federal 1.243 - 2.835 1.612,59 1.242,65 1.413,72 2.340,94 2.835,42
Paraná 1.385 - 3.760 2.063,65 1.384,95 1.904,94 3.104,30 3.760,02
Alagoas 1.270 - 2.539 1.658,23 1.269,84 1.606,80 2.096,13 2.538,90
Rio Grande do Norte 1.078 - 2.317 1.462,31 1.078,23 1.466,50 1.912,56 2.316,54
Ceará 1.205 - 3.107 1.802,91 1.204,77 1.608,49 2.565,30 3.107,17
Espírito Santo 1.363 - 4.085 2.110,87 1.363,06 1.767,50 3.372,57 4.084,96
Maranhão 1.330 - 5.922 2.394,26 1.330,07 1.710,11 4.889,01 5.921,72
Mato Grosso 1.145 - 2.671 1.644,37 1.145,12 1.500,00 2.205,57 2.671,45
Paraíba 1.097 - 1.903 1.265,74 1.097,16 1.195,37 1.571,27 1.903,17
Pará 1.072 - 3.739 1.959,27 1.072,45 2.224,56 3.086,83 3.738,86
Mato Grosso do Sul 1.183 - 2.991 1.845,54 1.183,33 1.816,88 2.469,22 2.990,79
Sergipe 1.123 - 2.488 1.370,90 1.122,50 1.233,27 2.054,38 2.488,32
Amazonas 1.392 - 4.533 2.251,58 1.391,52 1.949,83 3.742,50 4.533,03
Piauí 1.045 - 1.566 1.106,88 1.045,00 1.045,00 1.292,50 1.565,51


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • controlar venda de bilhetes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • encaminhar clientes;
    • executar preparação de bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • aplicar normas do condomínio;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • manter-se atualizado;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • pesquisar preços de produtos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • motivar funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • acomodar clientes;
    • atender reclamações;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar bom senso;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • manter boa postura pessoal;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • supervisionar guarda de valores;
    • orientar pedido do cliente;
    • escolher matéria-prima;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • orientar execução dos serviços;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • liderar equipe;
    • executar trabalho de subordinados;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • programar abastecimento dos setores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • registrar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • participar de programas de treinamento;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • verificar estado das instalações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;


    Setores que mais contratam Encarregado de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Motéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Restaurantes e similares
    • Planos de saúde
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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