Salário para o cargo de Maître de restaurante
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de restaurante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de restaurante

Um Maître de restaurante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de restaurante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de restaurante

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • controlar preparação dos alimentos;
    • escolher matéria-prima;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • liderar equipe;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • participar de programas de treinamento;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • orientar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar venda de bilhetes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • encaminhar clientes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • recepcionar clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar senso de organização;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar estado das instalações;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar trabalho de subordinados;
    • demonstrar bom senso;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • orientar execução dos serviços;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acomodar clientes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • motivar funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar emissão de comandas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • manter boa postura pessoal;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • atender reclamações;
    • supervisionar guarda de valores;
    • registrar pedido do cliente;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • implementar sanções disciplinares;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;


    Setores que mais contratam Maître de restaurante no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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