Salário para o cargo de Maître de restaurante
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de restaurante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de restaurante

Um Maître de restaurante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de restaurante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de restaurante

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar bom senso;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar emissão de comandas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • escolher matéria-prima;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • orientar execução dos serviços;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • encaminhar clientes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • manter boa postura pessoal;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • atender reclamações;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • acompanhar visitações;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • motivar funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • acomodar clientes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • liderar equipe;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • aplicar normas do condomínio;
    • orientar pedido do cliente;
    • distribuir funcionários em setores;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar venda de bilhetes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • registrar pedido do cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • verificar estado das instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;

    Setores que mais contratam Maître de restaurante no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: