Salário para o cargo de Maître de restaurante
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de restaurante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de restaurante

Um Maître de restaurante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de restaurante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de restaurante

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • atender reclamações;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • manter boa postura pessoal;
    • participar de programas de treinamento;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • recepcionar clientes;
    • demonstrar agilidade;
    • orientar execução dos serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • supervisionar guarda de valores;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • motivar funcionários;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar senso de organização;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acomodar clientes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • registrar pedido do cliente;
    • verificar estado das instalações;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar emissão de comandas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • encaminhar clientes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • liderar equipe;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • programar abastecimento dos setores;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;


    Setores que mais contratam Maître de restaurante no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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