Salário para o cargo de Encarregado de edifício
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de edifício - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de edifício

Um Encarregado de edifício trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de edifício

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.458 - 3.150 1.913,61 1.458,35 1.923,74 2.600,55 3.149,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de edifício

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • atender reclamações;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • liderar equipe;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • encaminhar clientes;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • verificar estado das instalações;
    • supervisionar horários de portaria;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • supervisionar guarda de valores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • manter-se atualizado;
    • controlar emissão de comandas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • distribuir funcionários em setores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • escolher matéria-prima;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • demonstrar bom senso;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • implementar sanções disciplinares;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • recepcionar clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • manter boa postura pessoal;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acomodar clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar senso de organização;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • acompanhar visitações;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • participar de programas de treinamento;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • orientar execução dos serviços;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • orientar pedido do cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar preços de produtos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • executar preparação de bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • aplicar normas do condomínio;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;

    Setores que mais contratam Encarregado de edifício no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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