Salário para o cargo de Encarregado de edifício
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Encarregado de edifício - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Encarregado de edifício

Um Encarregado de edifício trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de edifício

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de edifício

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • encaminhar clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • planejar operações para datas especiais;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • programar abastecimento dos setores;
    • manter-se atualizado;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar emissão de comandas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • registrar pedido do cliente;
    • orientar pedido do cliente;
    • orientar execução dos serviços;
    • manter boa postura pessoal;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • demonstrar bom senso;
    • motivar funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • recepcionar clientes;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • participar de programas de treinamento;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • executar trabalho de subordinados;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • verificar estado das instalações;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • atender reclamações;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • liderar equipe;
    • acomodar clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • executar preparação de bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;


    Setores que mais contratam Encarregado de edifício no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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