Salário para o cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.640,59 e R$ 4.207,56, com a média salarial de R$ 2.220,90 e o salário mediana em R$ 1.985,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.220,90 26.650,75 555,22 10,75
1º Quartil 1.640,59 19.687,14 410,15 7,94
Salário Mediana 1.985,50 23.826,00 496,38 9,61
3º Quartil 3.208,87 38.506,40 802,22 15,54
Teto Salarial 4.207,56 50.490,75 1.051,89 20,37


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.952 - 2.787 2.054,37 1.952,40 1.985,50 2.300,72 2.786,71
São Paulo - SP 1.676 - 4.773 2.393,28 1.676,42 1.845,00 3.940,73 4.773,13
Belo Horizonte - MG 1.330 - 4.076 2.254,00 1.330,46 2.136,00 3.364,94 4.075,72
São Luís - MA 1.099 - 3.117 1.512,20 1.098,61 1.251,70 2.573,23 3.116,77
Goiânia - GO 1.196 - 4.241 2.367,79 1.196,33 2.447,90 3.501,44 4.241,04
Curitiba - PR 1.370 - 3.329 1.952,25 1.370,00 1.827,82 2.748,57 3.329,14
Brasília - DF 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Porto Alegre - RS 1.349 - 3.179 1.687,07 1.349,00 1.388,19 2.624,74 3.179,17
Camaçari - BA 2.444 - 2.960 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.960,48
Manaus - AM 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ourinhos - SP 1.441 - 1.785 1.468,00 1.441,00 1.474,00 1.474,00 1.785,35
Salvador - BA 1.231 - 4.414 2.285,40 1.231,25 2.400,00 3.644,29 4.414,07
Guarulhos - SP 1.713 - 2.353 1.851,31 1.713,32 1.888,37 1.942,72 2.353,07
Cotia - SP 3.933 - 7.873 5.466,57 3.933,00 5.800,00 6.500,00 7.873,00
Barueri - SP 1.657 - 13.324 4.779,00 1.657,34 2.500,00 11.000,00 13.323,53
Canoas - RS 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Itaquaquecetuba - SP 2.300 - 3.634 2.703,49 2.300,00 2.710,46 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.600 - 5.847 2.656,77 1.599,51 2.000,00 4.827,33 5.847,01
Rio de Janeiro 1.804 - 2.785 2.018,58 1.804,06 1.985,50 2.299,25 2.784,92
Minas Gerais 1.307 - 4.205 2.328,46 1.306,54 2.224,00 3.471,90 4.205,27
Rio Grande do Sul 1.349 - 3.466 1.919,69 1.349,00 1.701,57 2.861,70 3.466,18
Bahia 1.359 - 3.633 2.308,49 1.358,85 2.444,19 2.999,34 3.632,89
Paraná 1.444 - 3.438 2.032,25 1.443,72 1.904,52 2.838,27 3.437,80
Goiás 1.243 - 4.108 2.334,21 1.243,06 2.395,80 3.391,92 4.108,39
Maranhão 1.099 - 3.310 1.537,87 1.098,61 1.251,70 2.732,52 3.309,71
Distrito Federal 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Amazonas 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ceará 1.300 - 4.409 1.854,10 1.300,00 1.417,25 3.640,00 4.408,88
Espírito Santo 1.455 - 4.235 2.491,84 1.454,83 2.523,59 3.496,76 4.235,38
Santa Catarina 1.821 - 3.971 2.156,20 1.821,38 1.960,80 3.278,45 3.970,96
Pará 1.141 - 3.338 1.593,06 1.140,54 1.336,34 2.756,00 3.338,15


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • controlar ligações telefônicas;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • orçar custos;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • promover reuniões;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • tabular dados;
    • agir com desenvoltura;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • analisar relatórios;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • definir rotinas de trabalho;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor admissões de funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • agir com empatia;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • manter-se atualizado;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir recursos de trabalho;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • liderar equipe;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • confrontar dados coletados;
    • propor fechamento de contratos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • atuar com dinamismo;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • conferir faturas;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • justificar diferenças de caixa;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir perfil para cargos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • controlar as emoções;
    • recolher numerário dos guichês;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • elaborar programação de férias;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • agir com flexibilidade;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • rever rotinas de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • selecionar pessoal;
    • agir com criatividade;


    Setores que mais contratam Supervisor de entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Comércio varejista de livros
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Administração pública em geral
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (glp)




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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