Salário para o cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.392,41 e R$ 4.634,70, com a média salarial de R$ 2.220,90 e o salário mediana em R$ 1.985,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.220,90 26.650,75 555,22 10,75
1º Quartil 1.392,41 16.708,91 348,10 6,74
Salário Mediana 1.985,50 23.826,00 496,38 9,61
3º Quartil 3.534,62 42.415,45 883,66 17,12
Teto Salarial 4.634,70 55.616,41 1.158,68 22,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.952 - 2.787 2.054,37 1.952,40 1.985,50 2.300,72 2.786,71
São Paulo - SP 1.676 - 4.773 2.393,28 1.676,42 1.845,00 3.940,73 4.773,13
Belo Horizonte - MG 1.330 - 4.076 2.254,00 1.330,46 2.136,00 3.364,94 4.075,72
Goiânia - GO 1.196 - 4.241 2.367,79 1.196,33 2.447,90 3.501,44 4.241,04
São Luís - MA 1.099 - 3.117 1.512,20 1.098,61 1.251,70 2.573,23 3.116,77
Curitiba - PR 1.370 - 3.329 1.952,25 1.370,00 1.827,82 2.748,57 3.329,14
Brasília - DF 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Camaçari - BA 2.444 - 2.960 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.960,48
Porto Alegre - RS 1.349 - 3.179 1.687,07 1.349,00 1.388,19 2.624,74 3.179,17
Manaus - AM 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ourinhos - SP 1.441 - 1.785 1.468,00 1.441,00 1.474,00 1.474,00 1.785,35
Salvador - BA 1.231 - 4.414 2.285,40 1.231,25 2.400,00 3.644,29 4.414,07
Guarulhos - SP 1.713 - 2.353 1.851,31 1.713,32 1.888,37 1.942,72 2.353,07
Barueri - SP 1.657 - 13.324 4.779,00 1.657,34 2.500,00 11.000,00 13.323,53
Cotia - SP 3.933 - 7.873 5.466,57 3.933,00 5.800,00 6.500,00 7.873,00
Canoas - RS 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Itaquaquecetuba - SP 2.300 - 3.634 2.703,49 2.300,00 2.710,46 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.600 - 5.847 2.656,77 1.599,51 2.000,00 4.827,33 5.847,01
Rio de Janeiro 1.804 - 2.785 2.018,58 1.804,06 1.985,50 2.299,25 2.784,92
Minas Gerais 1.307 - 4.205 2.328,46 1.306,54 2.224,00 3.471,90 4.205,27
Rio Grande do Sul 1.349 - 3.466 1.919,69 1.349,00 1.701,57 2.861,70 3.466,18
Bahia 1.359 - 3.633 2.308,49 1.358,85 2.444,19 2.999,34 3.632,89
Paraná 1.444 - 3.438 2.032,25 1.443,72 1.904,52 2.838,27 3.437,80
Goiás 1.243 - 4.108 2.334,21 1.243,06 2.395,80 3.391,92 4.108,39
Maranhão 1.099 - 3.310 1.537,87 1.098,61 1.251,70 2.732,52 3.309,71
Distrito Federal 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Amazonas 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ceará 1.300 - 4.409 1.854,10 1.300,00 1.417,25 3.640,00 4.408,88
Espírito Santo 1.455 - 4.235 2.491,84 1.454,83 2.523,59 3.496,76 4.235,38
Santa Catarina 1.821 - 3.971 2.156,20 1.821,38 1.960,80 3.278,45 3.970,96
Pará 1.141 - 3.338 1.593,06 1.140,54 1.336,34 2.756,00 3.338,15


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;

  • Atividades

    • promover rodízio de funções;
    • propor admissões de funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • demonstrar atitude proativa;
    • controlar movimentação de questionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar programação de férias;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir rotinas de trabalho;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • orçar custos;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • rever rotinas de trabalho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • conferir faturas;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • atuar com dinamismo;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • promover reuniões;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • agir com empatia;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • tabular dados;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • agir com criatividade;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • liderar equipe;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir perfil para cargos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • elaborar escalas de trabalho;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • identificar prioridades;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • agir com flexibilidade;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • treinar novos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • analisar relatórios;
    • justificar diferenças de caixa;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • agir com desenvoltura;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • manter-se atualizado;
    • criticar questionários preenchidos;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • selecionar pessoal;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • controlar as emoções;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • confrontar dados coletados;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • relatar falhas do processo de trabalho;


    Setores que mais contratam Supervisor de entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Comércio varejista de livros
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Administração pública em geral
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (glp)




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo