Salário para o cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.876,49 e R$ 6.716,09, com a média salarial de R$ 3.117,08 e o salário mediana em R$ 2.360,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.117,08 37.404,92 779,27 14,80
1º Quartil 1.876,49 22.517,91 469,12 8,91
Salário Mediana 2.360,00 28.320,00 590,00 11,21
3º Quartil 5.121,98 61.463,74 1.280,49 24,32
Teto Salarial 6.716,09 80.593,10 1.679,02 31,89


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.884 - 5.541 2.792,61 1.883,67 2.103,20 4.574,88 5.541,23
Belo Horizonte - MG 1.711 - 2.619 1.877,21 1.710,50 1.845,00 2.162,50 2.619,28
Cotia - SP 4.056 - 11.950 6.388,91 4.056,40 5.822,00 9.865,80 11.949,75
Vitoria - ES 1.908 - 3.377 2.096,84 1.908,00 1.908,00 2.788,00 3.376,91
São Luís - MA 1.486 - 2.998 1.760,93 1.486,00 1.590,00 2.475,33 2.998,20
Belém - PA 1.945 - 4.870 2.951,75 1.945,00 2.727,00 4.020,60 4.869,87
Criciúma - SC 2.910 - 3.917 2.974,84 2.910,00 2.910,00 3.234,00 3.917,12
Nova Lima - MG 1.650 - 2.507 1.791,60 1.650,00 1.776,00 2.069,50 2.506,64
Fortaleza - CE 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Joanópolis - SP 2.768 - 4.809 3.273,56 2.767,50 3.098,00 3.970,00 4.808,58
Rio de Janeiro - RJ 1.560 - 7.947 3.286,00 1.560,00 2.656,00 6.561,00 7.946,88
Manaus - AM 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Campo Grande - MS 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Nova Iguaçu - RJ 3.152 - 6.788 4.331,00 3.152,00 4.307,50 5.604,00 6.787,73
Natal - RN 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Florianópolis - SC 2.000 - 11.768 6.703,34 2.000,00 9.253,00 9.716,00 11.768,31
Macapá - AP 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Cuiabá - MT 1.983 - 8.338 2.963,20 1.983,00 1.983,00 6.884,00 8.338,11
Salvador - BA 1.500 - 6.063 3.160,80 1.500,00 3.164,00 5.006,00 6.063,42
Goiânia - GO 1.455 - 4.351 2.381,72 1.455,00 2.087,60 3.592,02 4.350,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.884 - 7.866 3.471,16 1.884,10 2.865,00 6.494,62 7.866,48
Minas Gerais 1.701 - 5.210 2.417,19 1.700,67 1.845,00 4.301,80 5.210,47
Rio de Janeiro 1.529 - 7.023 3.088,26 1.528,60 2.500,00 5.798,40 7.023,20
Espírito Santo 1.908 - 3.676 2.182,86 1.908,00 1.908,00 3.035,20 3.676,33
Maranhão 1.528 - 5.864 2.403,70 1.527,60 1.590,00 4.841,20 5.863,81
Santa Catarina 2.228 - 9.588 3.956,77 2.227,50 2.910,00 7.916,00 9.588,10
Pará 1.689 - 4.660 2.711,44 1.689,33 2.727,00 3.847,07 4.659,68
Rio Grande do Sul 1.671 - 7.694 3.055,62 1.671,00 2.321,00 6.352,00 7.693,73
Bahia 1.969 - 5.707 3.070,67 1.969,33 2.771,50 4.711,67 5.706,91
Paraná 1.667 - 3.331 2.203,78 1.667,00 2.300,00 2.750,00 3.330,88
Ceará 2.000 - 7.877 3.509,99 2.000,00 2.500,00 6.503,48 7.877,20
Goiás 1.518 - 5.547 2.716,39 1.518,00 2.515,00 4.580,01 5.547,45
Mato Grosso 1.983 - 6.489 3.288,25 1.983,00 2.906,50 5.357,00 6.488,56
Rondônia 1.412 - 4.078 2.512,78 1.412,00 2.677,00 3.367,00 4.078,21
Amazonas 1.480 - 4.351 2.183,86 1.480,00 1.480,00 3.592,00 4.350,74
Mato Grosso do Sul 3.000 - 6.115 3.864,09 3.000,00 3.000,00 5.048,64 6.115,06
Amapá 3.132 - 6.662 5.026,40 3.132,00 5.500,00 5.500,00 6.661,77
Rio Grande do Norte 1.604 - 5.372 3.732,60 1.604,00 4.200,00 4.435,00 5.371,81
Pernambuco 1.412 - 4.501 3.164,80 1.412,00 3.559,00 3.716,00 4.500,93


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • promover reuniões;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • definir recursos de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • agir com empatia;
    • analisar relatórios;
    • demonstrar atitude proativa;
    • treinar novos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor fechamento de contratos;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • agir com desenvoltura;
    • controlar as emoções;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • selecionar pessoal;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • confrontar dados coletados;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • identificar prioridades;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • liderar equipe;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • justificar diferenças de caixa;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • manter-se atualizado;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • conferir faturas;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • propor reciclagem de funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • orçar custos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • elaborar programação de férias;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • recolher numerário dos guichês;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir rotinas de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • atuar com dinamismo;
    • agir com flexibilidade;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • tabular dados;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • criticar questionários preenchidos;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • agir com criatividade;
    • reenquadrar funcionários em outra função;


    Setores que mais contratam Supervisor de entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho

    • Serviços de engenharia
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Comércio atacadista de material elétrico
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: