Salário para o cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.392,41 e R$ 4.634,70, com a média salarial de R$ 2.220,90 e o salário mediana em R$ 1.985,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.220,90 26.650,75 555,22 10,75
1º Quartil 1.392,41 16.708,91 348,10 6,74
Salário Mediana 1.985,50 23.826,00 496,38 9,61
3º Quartil 3.534,62 42.415,45 883,66 17,12
Teto Salarial 4.634,70 55.616,41 1.158,68 22,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.952 - 2.787 2.054,37 1.952,40 1.985,50 2.300,72 2.786,71
São Paulo - SP 1.676 - 4.773 2.393,28 1.676,42 1.845,00 3.940,73 4.773,13
Belo Horizonte - MG 1.330 - 4.076 2.254,00 1.330,46 2.136,00 3.364,94 4.075,72
Goiânia - GO 1.196 - 4.241 2.367,79 1.196,33 2.447,90 3.501,44 4.241,04
São Luís - MA 1.099 - 3.117 1.512,20 1.098,61 1.251,70 2.573,23 3.116,77
Curitiba - PR 1.370 - 3.329 1.952,25 1.370,00 1.827,82 2.748,57 3.329,14
Brasília - DF 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Porto Alegre - RS 1.349 - 3.179 1.687,07 1.349,00 1.388,19 2.624,74 3.179,17
Camaçari - BA 2.444 - 2.960 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.960,48
Manaus - AM 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ourinhos - SP 1.441 - 1.785 1.468,00 1.441,00 1.474,00 1.474,00 1.785,35
Salvador - BA 1.231 - 4.414 2.285,40 1.231,25 2.400,00 3.644,29 4.414,07
Guarulhos - SP 1.713 - 2.353 1.851,31 1.713,32 1.888,37 1.942,72 2.353,07
Cotia - SP 3.933 - 7.873 5.466,57 3.933,00 5.800,00 6.500,00 7.873,00
Canoas - RS 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Barueri - SP 1.657 - 13.324 4.779,00 1.657,34 2.500,00 11.000,00 13.323,53
Itaquaquecetuba - SP 2.300 - 3.634 2.703,49 2.300,00 2.710,46 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.600 - 5.847 2.656,77 1.599,51 2.000,00 4.827,33 5.847,01
Rio de Janeiro 1.804 - 2.785 2.018,58 1.804,06 1.985,50 2.299,25 2.784,92
Minas Gerais 1.307 - 4.205 2.328,46 1.306,54 2.224,00 3.471,90 4.205,27
Bahia 1.359 - 3.633 2.308,49 1.358,85 2.444,19 2.999,34 3.632,89
Rio Grande do Sul 1.349 - 3.466 1.919,69 1.349,00 1.701,57 2.861,70 3.466,18
Paraná 1.444 - 3.438 2.032,25 1.443,72 1.904,52 2.838,27 3.437,80
Goiás 1.243 - 4.108 2.334,21 1.243,06 2.395,80 3.391,92 4.108,39
Maranhão 1.099 - 3.310 1.537,87 1.098,61 1.251,70 2.732,52 3.309,71
Distrito Federal 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Amazonas 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ceará 1.300 - 4.409 1.854,10 1.300,00 1.417,25 3.640,00 4.408,88
Santa Catarina 1.821 - 3.971 2.156,20 1.821,38 1.960,80 3.278,45 3.970,96
Espírito Santo 1.455 - 4.235 2.491,84 1.454,83 2.523,59 3.496,76 4.235,38
Pará 1.141 - 3.338 1.593,06 1.140,54 1.336,34 2.756,00 3.338,15


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • selecionar pessoal;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • justificar diferenças de caixa;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • recolher numerário dos guichês;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • agir com flexibilidade;
    • manter-se atualizado;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • definir perfil para cargos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor admissões de funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • treinar novos funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • controlar as emoções;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • propor promoções de funcionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • controlar movimentação de questionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • controlar ligações telefônicas;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • promover reuniões;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • liderar equipe;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • identificar prioridades;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • confrontar dados coletados;
    • definir recursos de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • propor fechamento de contratos;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar programação de férias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • promover rodízio de funções;
    • conferir faturas;
    • agir com desenvoltura;
    • definir rotinas de trabalho;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • criticar questionários preenchidos;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • agir com empatia;
    • orçar custos;
    • atuar com dinamismo;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • agir com criatividade;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • analisar relatórios;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • tabular dados;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;

    Setores que mais contratam Supervisor de entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Comércio varejista de livros
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Administração pública em geral
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (glp)
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador