Salário para o cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores
CBO 4201-20 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de entrevistadores e recenseadores - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.640,59 e R$ 4.207,56, com a média salarial de R$ 2.220,90 e o salário mediana em R$ 1.985,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.220,90 26.650,75 555,22 10,75
1º Quartil 1.640,59 19.687,14 410,15 7,94
Salário Mediana 1.985,50 23.826,00 496,38 9,61
3º Quartil 3.208,87 38.506,40 802,22 15,54
Teto Salarial 4.207,56 50.490,75 1.051,89 20,37


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.952 - 2.787 2.054,37 1.952,40 1.985,50 2.300,72 2.786,71
São Paulo - SP 1.676 - 4.773 2.393,28 1.676,42 1.845,00 3.940,73 4.773,13
Belo Horizonte - MG 1.330 - 4.076 2.254,00 1.330,46 2.136,00 3.364,94 4.075,72
São Luís - MA 1.099 - 3.117 1.512,20 1.098,61 1.251,70 2.573,23 3.116,77
Goiânia - GO 1.196 - 4.241 2.367,79 1.196,33 2.447,90 3.501,44 4.241,04
Curitiba - PR 1.370 - 3.329 1.952,25 1.370,00 1.827,82 2.748,57 3.329,14
Brasília - DF 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Porto Alegre - RS 1.349 - 3.179 1.687,07 1.349,00 1.388,19 2.624,74 3.179,17
Camaçari - BA 2.444 - 2.960 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.444,19 2.960,48
Manaus - AM 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ourinhos - SP 1.441 - 1.785 1.468,00 1.441,00 1.474,00 1.474,00 1.785,35
Salvador - BA 1.231 - 4.414 2.285,40 1.231,25 2.400,00 3.644,29 4.414,07
Guarulhos - SP 1.713 - 2.353 1.851,31 1.713,32 1.888,37 1.942,72 2.353,07
Canoas - RS 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Cotia - SP 3.933 - 7.873 5.466,57 3.933,00 5.800,00 6.500,00 7.873,00
Barueri - SP 1.657 - 13.324 4.779,00 1.657,34 2.500,00 11.000,00 13.323,53
Itaquaquecetuba - SP 2.300 - 3.634 2.703,49 2.300,00 2.710,46 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.600 - 5.847 2.656,77 1.599,51 2.000,00 4.827,33 5.847,01
Rio de Janeiro 1.804 - 2.785 2.018,58 1.804,06 1.985,50 2.299,25 2.784,92
Minas Gerais 1.307 - 4.205 2.328,46 1.306,54 2.224,00 3.471,90 4.205,27
Rio Grande do Sul 1.349 - 3.466 1.919,69 1.349,00 1.701,57 2.861,70 3.466,18
Bahia 1.359 - 3.633 2.308,49 1.358,85 2.444,19 2.999,34 3.632,89
Paraná 1.444 - 3.438 2.032,25 1.443,72 1.904,52 2.838,27 3.437,80
Goiás 1.243 - 4.108 2.334,21 1.243,06 2.395,80 3.391,92 4.108,39
Maranhão 1.099 - 3.310 1.537,87 1.098,61 1.251,70 2.732,52 3.309,71
Distrito Federal 1.211 - 3.860 1.981,97 1.211,23 1.930,90 3.186,71 3.859,84
Amazonas 1.123 - 2.572 1.459,50 1.123,33 1.163,00 2.123,33 2.571,85
Ceará 1.300 - 4.409 1.854,10 1.300,00 1.417,25 3.640,00 4.408,88
Espírito Santo 1.455 - 4.235 2.491,84 1.454,83 2.523,59 3.496,76 4.235,38
Santa Catarina 1.821 - 3.971 2.156,20 1.821,38 1.960,80 3.278,45 3.970,96
Pará 1.141 - 3.338 1.593,06 1.140,54 1.336,34 2.756,00 3.338,15


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • controlar ligações telefônicas;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • definir recursos de trabalho;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • elaborar escalas de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • promover reuniões;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • confrontar dados coletados;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir perfil para cargos;
    • definir rotinas de trabalho;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • liderar equipe;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • promover rodízio de funções;
    • analisar relatórios;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar movimentação de questionários;
    • controlar as emoções;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • agir com empatia;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • atuar com dinamismo;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • propor fechamento de contratos;
    • selecionar pessoal;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • agir com criatividade;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • treinar novos funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • propor promoções de funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • elaborar programação de férias;
    • manter-se atualizado;
    • tabular dados;
    • conferir faturas;
    • orçar custos;
    • estimar volume de trabalho;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com desenvoltura;
    • recolher numerário dos guichês;
    • criticar questionários preenchidos;
    • identificar prioridades;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • rever rotinas de trabalho;


    Setores que mais contratam Supervisor de entrevistadores e recenseadores no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Comércio varejista de livros
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Administração pública em geral
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (glp)




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico