Salário para o cargo de Encarregado de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de recepção

Um Encarregado de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.827,27 e R$ 4.906,26, com a média salarial de R$ 2.573,00 e o salário mediana em R$ 2.294,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.573,00 30.875,95 643,25 11,93
1º Quartil 1.827,27 21.927,26 456,82 8,47
Salário Mediana 2.294,75 27.537,00 573,69 10,64
3º Quartil 3.741,73 44.900,72 935,43 17,35
Teto Salarial 4.906,26 58.875,18 1.226,57 22,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.933 - 6.428 3.215,45 1.933,31 2.800,00 5.307,19 6.428,23
Rio de Janeiro - RJ 1.693 - 5.283 2.783,56 1.693,47 2.571,90 4.362,04 5.283,43
Brasília - DF 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Belo Horizonte - MG 1.710 - 4.918 2.576,17 1.709,81 2.200,00 4.060,68 4.918,42
Fortaleza - CE 1.499 - 5.356 2.590,50 1.499,14 2.118,00 4.422,26 5.356,38
Cotia - SP 1.785 - 3.038 2.009,69 1.784,82 1.860,00 2.508,18 3.037,98
Salvador - BA 1.605 - 5.463 2.727,85 1.605,47 2.342,50 4.510,11 5.462,79
Goiânia - GO 1.470 - 4.477 2.392,54 1.470,45 2.129,00 3.696,36 4.477,15
Curitiba - PR 1.831 - 6.081 3.044,51 1.830,57 2.540,00 5.020,15 6.080,55
Recife - PE 1.575 - 5.038 2.541,86 1.574,66 2.120,00 4.159,23 5.037,78
Porto Alegre - RS 1.679 - 4.497 2.571,87 1.678,74 2.453,00 3.712,74 4.496,98
Cuiabá - MT 1.495 - 3.884 2.151,47 1.494,91 1.878,00 3.206,88 3.884,27
Campinas - SP 1.825 - 5.669 2.832,42 1.825,09 2.400,00 4.679,96 5.668,50
Maceió - AL 1.491 - 5.055 2.525,79 1.491,26 2.118,00 4.173,35 5.054,89
Campo Grande - MS 1.429 - 3.677 2.162,70 1.428,61 2.000,00 3.035,61 3.676,82
Guarulhos - SP 1.795 - 4.639 2.638,16 1.795,28 2.317,00 3.829,83 4.638,81
Belém - PA 1.495 - 3.941 2.176,22 1.494,89 1.750,00 3.253,77 3.941,06
Manaus - AM 1.505 - 4.186 2.347,72 1.505,43 2.297,25 3.456,31 4.186,38
Ribeirão Preto - SP 1.939 - 4.239 2.573,13 1.939,32 2.425,00 3.499,35 4.238,52
Florianópolis - SC 1.721 - 5.528 2.976,77 1.720,67 2.644,00 4.563,93 5.527,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.802 - 5.317 2.781,85 1.801,57 2.450,00 4.389,58 5.316,79
Rio de Janeiro 1.647 - 4.975 2.632,54 1.647,45 2.454,00 4.107,51 4.975,14
Minas Gerais 1.604 - 4.299 2.348,14 1.604,26 2.031,50 3.549,31 4.299,03
Rio Grande do Sul 1.690 - 4.806 2.622,75 1.689,90 2.417,00 3.967,46 4.805,51
Paraná 1.701 - 5.037 2.644,79 1.700,61 2.350,00 4.158,49 5.036,88
Bahia 1.492 - 4.524 2.348,16 1.491,88 2.006,50 3.735,22 4.524,21
Santa Catarina 1.807 - 5.195 2.839,15 1.806,85 2.565,00 4.289,27 5.195,30
Distrito Federal 1.544 - 4.538 2.434,65 1.544,05 2.200,00 3.746,54 4.537,93
Goiás 1.490 - 4.689 2.420,37 1.489,69 2.099,37 3.871,18 4.688,89
Ceará 1.484 - 5.095 2.480,56 1.484,44 2.000,00 4.206,43 5.094,95
Mato Grosso 1.474 - 3.932 2.133,21 1.473,75 1.805,00 3.246,55 3.932,32
Pernambuco 1.575 - 4.811 2.533,46 1.574,76 2.266,00 3.972,04 4.811,06
Espírito Santo 1.554 - 5.262 2.518,85 1.553,52 2.000,00 4.344,27 5.261,91
Mato Grosso do Sul 1.438 - 3.733 2.166,14 1.438,18 2.000,00 3.082,15 3.733,19
Pará 1.464 - 3.957 2.190,08 1.464,08 2.000,00 3.266,96 3.957,04
Alagoas 1.499 - 4.767 2.490,45 1.499,04 2.310,00 3.935,61 4.766,93
Paraíba 1.473 - 3.674 2.043,07 1.472,86 1.815,50 3.033,18 3.673,88
Amazonas 1.480 - 4.156 2.295,90 1.479,79 2.120,00 3.430,96 4.155,68
Rio Grande do Norte 1.418 - 3.926 2.116,59 1.418,39 1.938,00 3.241,41 3.926,09
Maranhão 1.544 - 4.390 2.411,65 1.544,45 2.000,00 3.624,06 4.389,57
Sergipe 1.485 - 3.873 2.105,71 1.485,33 1.965,00 3.197,92 3.873,41
Tocantins 1.470 - 4.095 2.132,18 1.470,33 1.837,00 3.381,00 4.095,17
Piauí 1.549 - 3.943 2.325,53 1.549,10 2.130,00 3.255,30 3.942,92
Acre 1.412 - 2.986 1.675,75 1.412,00 1.412,00 2.465,38 2.986,14
Rondônia 1.530 - 3.519 2.053,73 1.529,57 1.858,00 2.905,29 3.518,97
Amapá 1.442 - 3.800 2.087,75 1.441,75 1.650,00 3.137,25 3.799,93
Roraima 1.412 - 6.309 2.554,50 1.412,00 1.808,00 5.208,67 6.308,89


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • controlar atividades financeiras;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • definir preço de vendas de produtos;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir recursos de trabalho;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • definir rotinas de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • identificar prioridades;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • confrontar dados coletados;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • justificar diferenças de caixa;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • treinar novos funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • controlar movimentação de questionários;
    • agir com desenvoltura;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • criticar questionários preenchidos;
    • agir com empatia;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • agir com flexibilidade;
    • promover reuniões;
    • manter-se atualizado;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • controlar as emoções;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • propor promoções de funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • demonstrar atitude proativa;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor admissões de funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • expressar-se com fluência verbal;
    • atuar com dinamismo;
    • agir com criatividade;
    • analisar relatórios;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • liderar equipe;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • elaborar programação de férias;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • tabular dados;
    • conferir faturas;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • orçar custos;
    • selecionar pessoal;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • definir perfil para cargos;


    Setores que mais contratam Encarregado de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Laboratórios clínicos
    • Condomínios prediais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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