Salário para o cargo de Encarregado de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de recepção

Um Encarregado de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Cotia - SP 1.267 - 2.252 1.499,19 1.266,78 1.478,63 1.859,20 2.251,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • confrontar dados coletados;
    • elaborar programação de férias;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • conferir faturas;
    • estimar volume de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor fechamento de contratos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • justificar diferenças de caixa;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • tabular dados;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • treinar novos funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • controlar as emoções;
    • controlar ligações telefônicas;
    • recolher numerário dos guichês;
    • definir perfil para cargos;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • analisar relatórios;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • agir com desenvoltura;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • orçar custos;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • promover rodízio de funções;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • manter-se atualizado;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • criticar questionários preenchidos;
    • selecionar pessoal;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • propor promoções de funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • agir com criatividade;
    • agir com empatia;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • definir recursos de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • liderar equipe;
    • promover reuniões;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;

    Setores que mais contratam Encarregado de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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