Salário para o cargo de Encarregado de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de recepção

Um Encarregado de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;

  • Atividades

    • propor penalidades aos funcionários;
    • confrontar dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • definir perfil para cargos;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • definir rotinas de trabalho;
    • agir com empatia;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • manter-se atualizado;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • elaborar programação de férias;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • controlar ligações telefônicas;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • liderar equipe;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • estimar volume de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • promover reuniões;
    • analisar relatórios;
    • definir recursos de trabalho;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • recolher numerário dos guichês;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • tabular dados;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • agir com criatividade;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • treinar novos funcionários;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • agir com desenvoltura;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • agir com flexibilidade;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • identificar prioridades;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • controlar as emoções;
    • atuar com dinamismo;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • criticar questionários preenchidos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • propor admissões de funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor fechamento de contratos;
    • selecionar pessoal;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orçar custos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • justificar diferenças de caixa;
    • conferir faturas;
    • rever rotinas de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • propor promoções de funcionários;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • promover rodízio de funções;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;


    Setores que mais contratam Encarregado de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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