Salário para o cargo de Encarregado de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de cobrança

Um Encarregado de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.549,71 e R$ 5.742,27, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.549,71 18.596,57 387,43 7,23
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 4.379,30 52.551,61 1.094,83 20,44
Teto Salarial 5.742,27 68.907,24 1.435,57 26,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;

  • Atividades

    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • agir com empatia;
    • estimar volume de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • promover reuniões;
    • controlar ligações telefônicas;
    • confrontar dados coletados;
    • agir com criatividade;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • tabular dados;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir rotinas de trabalho;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • liderar equipe;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • controlar as emoções;
    • identificar prioridades;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • definir perfil para cargos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • elaborar programação de férias;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • promover rodízio de funções;
    • propor fechamento de contratos;
    • analisar relatórios;
    • controlar movimentação de questionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • orçar custos;
    • agir com flexibilidade;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • manter-se atualizado;
    • criticar questionários preenchidos;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • selecionar pessoal;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • atuar com dinamismo;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • conferir faturas;
    • rever rotinas de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com desenvoltura;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • definir recursos de trabalho;


    Setores que mais contratam Encarregado de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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