Salário para o cargo de Supervisor de telefonistas
CBO 4201-30 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de telefonistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de telefonistas

Um Supervisor de telefonistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.137,02 e R$ 3.914,46, com a média salarial de R$ 1.893,05 e o salário mediana em R$ 1.694,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de telefonistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.893,05 22.716,66 473,26 9,34
1º Quartil 1.137,02 13.644,24 284,26 5,61
Salário Mediana 1.694,26 20.331,12 423,57 8,36
3º Quartil 2.985,34 35.824,05 746,33 14,73
Teto Salarial 3.914,46 46.973,58 978,62 19,32


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Recife - PE 1.087 - 1.926 1.212,54 1.086,56 1.086,56 1.590,47 1.926,43
Curitiba - PR 1.603 - 3.146 1.990,45 1.603,47 1.694,52 2.597,15 3.145,75
São Paulo - SP 1.875 - 4.650 2.736,70 1.875,00 2.708,46 3.839,06 4.649,99
Rio Branco - AC 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Joinville - SC 1.221 - 1.900 1.338,39 1.220,67 1.260,00 1.568,61 1.899,95
Barueri - SP 1.354 - 2.914 1.746,43 1.354,00 1.579,00 2.405,44 2.913,54
Salvador - BA 1.113 - 3.198 1.727,31 1.112,77 1.635,50 2.640,04 3.197,70
Rio de Janeiro - RJ 1.312 - 3.149 2.032,11 1.311,72 1.904,00 2.600,00 3.149,20
Brasília - DF 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Fortaleza - CE 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Belo Horizonte - MG 1.428 - 3.028 1.715,26 1.427,91 1.512,00 2.500,00 3.028,08
Goiânia - GO 1.355 - 3.212 2.024,64 1.355,14 2.146,11 2.651,70 3.211,81
Santo Antônio de Goiás - GO 1.622 - 2.059 1.680,40 1.621,61 1.700,00 1.700,00 2.059,09
Santarém - PA 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99
São Caetano do Sul - SP 1.576 - 1.974 1.622,35 1.576,42 1.630,00 1.630,00 1.974,30
João Pessoa - PB 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Varginha - MG 1.230 - 1.928 1.358,22 1.230,00 1.284,00 1.591,77 1.928,00
Guarulhos - SP 1.550 - 2.519 1.715,33 1.550,00 1.550,00 2.080,00 2.519,36
Valparaiso de Goiás - GO 1.694 - 2.052 1.694,26 1.694,26 1.694,26 1.694,26 2.052,14
Porto Alegre - RS 1.239 - 3.171 1.788,28 1.239,46 1.732,97 2.617,83 3.170,79


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 4.776 2.401,77 1.437,09 2.086,37 3.943,02 4.775,91
Paraná 1.554 - 3.251 1.995,01 1.554,43 1.694,52 2.684,15 3.251,12
Pernambuco 1.087 - 1.930 1.214,22 1.086,56 1.086,56 1.593,14 1.929,66
Acre 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Santa Catarina 1.223 - 2.474 1.450,78 1.223,13 1.289,61 2.042,44 2.473,87
Minas Gerais 1.245 - 3.492 1.798,06 1.244,68 1.512,00 2.883,13 3.492,14
Goiás 1.361 - 2.836 1.780,02 1.360,52 1.697,13 2.341,41 2.835,99
Bahia 1.173 - 2.953 1.692,66 1.173,47 1.635,50 2.438,35 2.953,40
Rio de Janeiro 1.359 - 3.145 1.977,94 1.358,93 1.833,34 2.596,33 3.144,76
Rio Grande do Sul 1.274 - 2.739 1.675,47 1.274,31 1.485,90 2.261,61 2.739,33
Distrito Federal 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Ceará 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Paraíba 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Pará 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de telefonistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • verificar consistência de dados coletados;
    • promover rodízio de funções;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • orçar custos;
    • justificar diferenças de caixa;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • agir com empatia;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • conferir faturas;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • selecionar pessoal;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • controlar movimentação de questionários;
    • liderar equipe;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com criatividade;
    • atuar com dinamismo;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • definir perfil para cargos;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • agir com ética e atitude profissional;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • elaborar programação de férias;
    • definir rotinas de trabalho;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • manter-se atualizado;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • criticar questionários preenchidos;
    • analisar relatórios;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • confrontar dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • identificar prioridades;
    • tabular dados;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • treinar novos funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • controlar as emoções;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • promover reuniões;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • rever rotinas de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;


    Setores que mais contratam Supervisor de telefonistas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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