Salário para o cargo de Supervisor de telefonistas
CBO 4201-30 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de telefonistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de telefonistas

Um Supervisor de telefonistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.319,02 e R$ 3.661,98, com a média salarial de R$ 1.893,05 e o salário mediana em R$ 1.694,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de telefonistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.893,05 22.716,66 473,26 9,34
1º Quartil 1.319,02 15.828,24 329,76 6,51
Salário Mediana 1.694,26 20.331,12 423,57 8,36
3º Quartil 2.792,78 33.513,42 698,20 13,78
Teto Salarial 3.661,98 43.943,80 915,50 18,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Recife - PE 1.087 - 1.926 1.212,54 1.086,56 1.086,56 1.590,47 1.926,43
Curitiba - PR 1.603 - 3.146 1.990,45 1.603,47 1.694,52 2.597,15 3.145,75
São Paulo - SP 1.875 - 4.650 2.736,70 1.875,00 2.708,46 3.839,06 4.649,99
Rio Branco - AC 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Joinville - SC 1.221 - 1.900 1.338,39 1.220,67 1.260,00 1.568,61 1.899,95
Barueri - SP 1.354 - 2.914 1.746,43 1.354,00 1.579,00 2.405,44 2.913,54
Salvador - BA 1.113 - 3.198 1.727,31 1.112,77 1.635,50 2.640,04 3.197,70
Rio de Janeiro - RJ 1.312 - 3.149 2.032,11 1.311,72 1.904,00 2.600,00 3.149,20
Brasília - DF 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Fortaleza - CE 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Belo Horizonte - MG 1.428 - 3.028 1.715,26 1.427,91 1.512,00 2.500,00 3.028,08
Goiânia - GO 1.355 - 3.212 2.024,64 1.355,14 2.146,11 2.651,70 3.211,81
Santo Antônio de Goiás - GO 1.622 - 2.059 1.680,40 1.621,61 1.700,00 1.700,00 2.059,09
São Caetano do Sul - SP 1.576 - 1.974 1.622,35 1.576,42 1.630,00 1.630,00 1.974,30
Varginha - MG 1.230 - 1.928 1.358,22 1.230,00 1.284,00 1.591,77 1.928,00
João Pessoa - PB 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Santarém - PA 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99
Osasco - SP 3.727 - 14.383 5.285,33 3.726,88 3.726,88 11.875,00 14.383,36
Valparaiso de Goiás - GO 1.694 - 2.052 1.694,26 1.694,26 1.694,26 1.694,26 2.052,14
Guarulhos - SP 1.550 - 2.519 1.715,33 1.550,00 1.550,00 2.080,00 2.519,36


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 4.776 2.401,77 1.437,09 2.086,37 3.943,02 4.775,91
Paraná 1.554 - 3.251 1.995,01 1.554,43 1.694,52 2.684,15 3.251,12
Pernambuco 1.087 - 1.930 1.214,22 1.086,56 1.086,56 1.593,14 1.929,66
Acre 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Minas Gerais 1.245 - 3.492 1.798,06 1.244,68 1.512,00 2.883,13 3.492,14
Santa Catarina 1.223 - 2.474 1.450,78 1.223,13 1.289,61 2.042,44 2.473,87
Goiás 1.361 - 2.836 1.780,02 1.360,52 1.697,13 2.341,41 2.835,99
Bahia 1.173 - 2.953 1.692,66 1.173,47 1.635,50 2.438,35 2.953,40
Rio de Janeiro 1.359 - 3.145 1.977,94 1.358,93 1.833,34 2.596,33 3.144,76
Rio Grande do Sul 1.274 - 2.739 1.675,47 1.274,31 1.485,90 2.261,61 2.739,33
Distrito Federal 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Ceará 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Pará 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99
Paraíba 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de telefonistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • qualificar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • controlar as emoções;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • confrontar dados coletados;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • treinar novos funcionários;
    • orçar custos;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • agir com criatividade;
    • selecionar pessoal;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor admissões de funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • identificar prioridades;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • liderar equipe;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • promover reuniões;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • agir com empatia;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • controlar movimentação de questionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • tabular dados;
    • conferir faturas;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir perfil para cargos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • atuar com dinamismo;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • agir com desenvoltura;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor promoções de funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • manter-se atualizado;
    • justificar diferenças de caixa;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor fechamento de contratos;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • definir rotinas de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • agir com flexibilidade;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • promover rodízio de funções;
    • elaborar programação de férias;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • analisar relatórios;
    • recolher numerário dos guichês;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;


    Setores que mais contratam Supervisor de telefonistas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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