Salário para o cargo de Professor de amostragem estatística (no ensino superior)
CBO 2341-15 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de amostragem estatística (no ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Quanto ganha um Professor de amostragem estatística (no ensino superior)

Um Professor de amostragem estatística (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.759,22 e R$ 10.747,68, com a média salarial de R$ 4.376,87 e o salário mediana em R$ 2.851,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de amostragem estatística (no ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.376,87 52.522,46 1.094,22 33,56
1º Quartil 1.759,22 21.110,59 439,80 13,49
Salário Mediana 2.851,10 34.213,20 712,78 21,86
3º Quartil 8.196,64 98.359,68 2.049,16 62,84
Teto Salarial 10.747,68 128.972,16 2.686,92 82,40


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.425 - 10.573 3.840,20 1.425,20 2.850,40 8.729,35 10.573,25
Ribeirão Preto - SP 1.754 - 8.183 5.725,97 1.754,40 6.473,50 6.756,20 8.183,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.220 - 8.487 3.084,91 1.219,83 2.494,10 7.007,23 8.487,37
São Paulo 1.560 - 8.183 5.114,38 1.560,19 6.166,40 6.756,20 8.183,31


Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de amostragem estatística (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • orientar alunos;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • comunicar-se;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas;
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;

  • Atividades

    • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
    • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
    • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
    • avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
    • implementar laboratórios de ensino;
    • assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
    • implantar laboratórios;
    • orientar mestrandos;
    • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
    • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
    • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
    • orientar estudantes para competições acadêmicas;
    • assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados;
    • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
    • realizar diagnósticos sociodemográficos;
    • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
    • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
    • elaborar cursos de extensão;
    • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
    • orientar monografias de conclusão de curso;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • propor novos métodos de ensino;
    • construir protótipos de modelos e produtos;
    • dar concretude aos conceitos abstratos;
    • levantar questões a serem investigadas;
    • disseminar resultados de pesquisa;
    • participar de eventos científicos;
    • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
    • utilizar correio eletrônico (e-mail);
    • representar a categoria em órgãos colegiados;
    • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
    • assessorar pesquisas da comunidade;
    • escrever resenhas;
    • preparar aulas e avaliações;
    • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
    • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
    • assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
    • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
    • orientar estágios de pós-doutorado;
    • participar da administração de órgãos de classe;
    • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
    • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
    • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
    • orientar alunos monitores (graduandos);
    • participar da administração de associações científicas;
    • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
    • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
    • assessorar as atividades das empresas-júniores;
    • orientar alunos para a criação de novos empreendimentos;
    • assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais;
    • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
    • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
    • investigar o estado da arte do tema proposto;
    • coordenar a política científica de bibliotecas;
    • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
    • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
    • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
    • elaborar cursos de especialização;
    • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
    • coordenar cursos de extensão;
    • chefiar departamentos;
    • orientar doutorandos;
    • participar da organização de processos de seleção;
    • coordenar eventos científicos;
    • transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
    • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • participar de comissões de organização de eventos;
    • planejar disciplinas;
    • desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais;
    • desenvolver teorias;
    • coordenar a política científica de laboratórios;
    • demonstrar objetividade;
    • produzir software e hardware;
    • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
    • orientar estágios;
    • dirigir unidades acadêmicas;
    • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
    • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
    • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
    • criar lista de discussão;
    • realizar visitas científicas;
    • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
    • realizar intercâmbios técnico-científicos;
    • dominar sua área de conhecimento;
    • utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
    • interpretar resultados;
    • proferir palestras;
    • assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa;
    • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
    • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
    • testar hipóteses;
    • coordenar cursos de graduação;
    • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
    • elaborar critérios para admissão de alunos;
    • manifestar empatia;
    • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
    • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar projetos;
    • relacionar teoria à prática;
    • participar de comissões;
    • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
    • montar bancos de dados;
    • orientar estágios docentes (ped-capes);
    • projetar laboratórios de ensino;
    • avaliar o desempenho do aluno;
    • coletar e analisar dados;
    • reformular suas ideias;
    • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
    • assessorar a criação de empresas-júniores;
    • escrever artigos técnicos científicos;
    • revisar periodicamente a grade curricular;
    • manter-se atualizado;
    • buscar fontes de financiamento;
    • editar livros e revistas;
    • averiguar adequação de modelos visando à validação;
    • empreender projetos em negócios;
    • orientar a vida acadêmica dos alunos;
    • escrever artigos de opinião na imprensa;
    • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
    • orientar auxiliares de ensino (graduados);
    • coordenar cursos de pós-graduação;
    • produzir textos didáticos;
    • modelar fenômenos, dados e processos;
    • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
    • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
    • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
    • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
    • disponibilizar material didático ´on line´;
    • elaborar projetos pedagógicos;
    • assessorar profissionais de diversas áreas;
    • assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
    • definir o perfil do corpo docente e discente;


    Setores que mais contratam Professor de amostragem estatística (no ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Cursos preparatórios para concursos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue