Salário para o cargo de Professor de amostragem estatística (no ensino superior)
CBO 2341-15 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de amostragem estatística (no ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Quanto ganha um Professor de amostragem estatística (no ensino superior)

Um Professor de amostragem estatística (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.277,49 e R$ 11.503,18, com a média salarial de R$ 4.376,87 e o salário mediana em R$ 2.851,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de amostragem estatística (no ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.376,87 52.522,46 1.094,22 33,56
1º Quartil 1.277,49 15.329,93 319,37 9,79
Salário Mediana 2.851,10 34.213,20 712,78 21,86
3º Quartil 8.772,82 105.273,79 2.193,20 67,26
Teto Salarial 11.503,18 138.038,15 2.875,79 88,19


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.425 - 10.573 3.840,20 1.425,20 2.850,40 8.729,35 10.573,25
Ribeirão Preto - SP 1.754 - 8.183 5.725,97 1.754,40 6.473,50 6.756,20 8.183,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.220 - 8.487 3.084,91 1.219,83 2.494,10 7.007,23 8.487,37
São Paulo 1.560 - 8.183 5.114,38 1.560,19 6.166,40 6.756,20 8.183,31


Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de amostragem estatística (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • realizar pesquisas;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • orientar alunos;
  • comunicar-se;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;

  • Atividades

    • elaborar projetos pedagógicos;
    • realizar diagnósticos sociodemográficos;
    • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
    • orientar mestrandos;
    • elaborar cursos de especialização;
    • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
    • escrever artigos técnicos científicos;
    • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
    • levantar questões a serem investigadas;
    • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
    • definir o perfil do corpo docente e discente;
    • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
    • utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
    • participar de comissões;
    • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
    • coordenar cursos de extensão;
    • investigar o estado da arte do tema proposto;
    • criar lista de discussão;
    • participar de eventos científicos;
    • relacionar teoria à prática;
    • assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
    • dominar sua área de conhecimento;
    • orientar estudantes para competições acadêmicas;
    • disponibilizar material didático ´on line´;
    • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
    • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
    • elaborar critérios para admissão de alunos;
    • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
    • implantar laboratórios;
    • coordenar a política científica de laboratórios;
    • orientar alunos para a criação de novos empreendimentos;
    • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
    • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
    • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
    • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
    • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
    • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
    • avaliar o desempenho do aluno;
    • orientar doutorandos;
    • avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
    • revisar periodicamente a grade curricular;
    • dirigir unidades acadêmicas;
    • reformular suas ideias;
    • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
    • elaborar cursos de extensão;
    • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
    • produzir software e hardware;
    • participar de comissões de organização de eventos;
    • orientar estágios de pós-doutorado;
    • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
    • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
    • construir protótipos de modelos e produtos;
    • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
    • assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
    • coordenar cursos de pós-graduação;
    • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
    • proferir palestras;
    • demonstrar objetividade;
    • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
    • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
    • participar da administração de associações científicas;
    • empreender projetos em negócios;
    • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
    • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
    • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
    • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
    • propor novos métodos de ensino;
    • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
    • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
    • implementar laboratórios de ensino;
    • assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
    • orientar alunos monitores (graduandos);
    • realizar visitas científicas;
    • interpretar resultados;
    • assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa;
    • averiguar adequação de modelos visando à validação;
    • editar livros e revistas;
    • testar hipóteses;
    • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
    • assessorar profissionais de diversas áreas;
    • elaborar projetos;
    • escrever resenhas;
    • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
    • orientar auxiliares de ensino (graduados);
    • dar concretude aos conceitos abstratos;
    • coordenar eventos científicos;
    • orientar estágios docentes (ped-capes);
    • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
    • orientar estágios;
    • montar bancos de dados;
    • orientar a vida acadêmica dos alunos;
    • coordenar a política científica de bibliotecas;
    • escrever artigos de opinião na imprensa;
    • modelar fenômenos, dados e processos;
    • desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • buscar fontes de financiamento;
    • coletar e analisar dados;
    • manter-se atualizado;
    • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
    • projetar laboratórios de ensino;
    • orientar monografias de conclusão de curso;
    • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
    • produzir textos didáticos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • disseminar resultados de pesquisa;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar aulas e avaliações;
    • assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais;
    • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
    • transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
    • assessorar as atividades das empresas-júniores;
    • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
    • assessorar pesquisas da comunidade;
    • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
    • participar da administração de órgãos de classe;
    • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
    • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
    • chefiar departamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • utilizar correio eletrônico (e-mail);
    • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
    • realizar intercâmbios técnico-científicos;
    • planejar disciplinas;
    • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
    • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
    • coordenar cursos de graduação;
    • representar a categoria em órgãos colegiados;
    • desenvolver teorias;
    • assessorar a criação de empresas-júniores;
    • participar da organização de processos de seleção;
    • manifestar empatia;
    • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
    • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
    • assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados;


    Setores que mais contratam Professor de amostragem estatística (no ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Cursos preparatórios para concursos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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