Salário para o cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior)
CBO 2341-10 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de matemática pura (no ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Quanto ganha um Professor de matemática pura (no ensino superior)

Um Professor de matemática pura (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.497,30 e R$ 12.875,14, com a média salarial de R$ 5.436,73 e o salário mediana em R$ 5.260,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.436,73 65.240,72 1.359,18 43,43
1º Quartil 2.497,30 29.967,56 624,32 19,95
Salário Mediana 5.260,00 63.120,00 1.315,00 42,02
3º Quartil 9.819,13 117.829,60 2.454,78 78,44
Teto Salarial 12.875,14 154.501,71 3.218,79 102,86


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 3.476 - 19.611 8.959,36 3.476,00 8.603,00 16.191,00 19.611,02
Porto Alegre - RS 1.910 - 11.314 6.211,00 1.910,00 8.947,00 9.341,00 11.314,10
São Paulo - SP 2.824 - 7.524 5.202,20 2.824,00 5.435,00 6.212,00 7.524,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.888 - 8.962 4.467,54 1.888,33 5.192,00 7.399,33 8.962,29
Rio de Janeiro 2.760 - 19.474 7.768,95 2.760,00 7.312,50 16.077,77 19.473,88
São Paulo 2.738 - 11.504 5.957,38 2.738,00 5.823,50 9.498,00 11.504,26
Rio Grande do Sul 1.650 - 11.314 5.035,00 1.650,00 2.540,00 9.341,00 11.314,10
Minas Gerais 2.066 - 20.012 6.302,00 2.066,00 4.211,50 16.522,00 20.011,94
Goiás 1.500 - 9.667 3.669,27 1.500,00 1.526,80 7.981,00 9.666,83


Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de matemática pura (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • colaborar em atividades institucionais;
  • orientar alunos;
  • comunicar-se;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • realizar pesquisas;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • escrever artigos técnicos científicos;
    • produzir textos didáticos;
    • orientar alunos monitores (graduandos);
    • utilizar correio eletrônico (e-mail);
    • realizar intercâmbios técnico-científicos;
    • participar da administração de órgãos de classe;
    • participar da organização de processos de seleção;
    • buscar fontes de financiamento;
    • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
    • utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
    • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
    • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
    • assessorar pesquisas da comunidade;
    • manifestar empatia;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar aulas e avaliações;
    • orientar alunos para a criação de novos empreendimentos;
    • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
    • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
    • implantar laboratórios;
    • elaborar projetos;
    • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
    • assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
    • averiguar adequação de modelos visando à validação;
    • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
    • planejar disciplinas;
    • dirigir unidades acadêmicas;
    • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
    • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
    • levantar questões a serem investigadas;
    • propor novos métodos de ensino;
    • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
    • coordenar cursos de graduação;
    • participar de comissões;
    • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
    • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
    • elaborar cursos de especialização;
    • revisar periodicamente a grade curricular;
    • coordenar eventos científicos;
    • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
    • escrever artigos de opinião na imprensa;
    • disponibilizar material didático ´on line´;
    • assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
    • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
    • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
    • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
    • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
    • interpretar resultados;
    • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
    • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
    • definir o perfil do corpo docente e discente;
    • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
    • participar da administração de associações científicas;
    • dominar sua área de conhecimento;
    • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
    • demonstrar objetividade;
    • coletar e analisar dados;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
    • orientar estágios docentes (ped-capes);
    • assessorar profissionais de diversas áreas;
    • desenvolver teorias;
    • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
    • avaliar o desempenho do aluno;
    • orientar auxiliares de ensino (graduados);
    • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
    • dar concretude aos conceitos abstratos;
    • assessorar as atividades das empresas-júniores;
    • elaborar cursos de extensão;
    • orientar estágios;
    • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
    • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
    • coordenar cursos de pós-graduação;
    • editar livros e revistas;
    • projetar laboratórios de ensino;
    • avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
    • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
    • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
    • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
    • relacionar teoria à prática;
    • orientar monografias de conclusão de curso;
    • disseminar resultados de pesquisa;
    • criar lista de discussão;
    • orientar estudantes para competições acadêmicas;
    • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
    • investigar o estado da arte do tema proposto;
    • coordenar a política científica de laboratórios;
    • modelar fenômenos, dados e processos;
    • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
    • transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
    • produzir software e hardware;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais;
    • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
    • elaborar critérios para admissão de alunos;
    • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
    • reformular suas ideias;
    • implementar laboratórios de ensino;
    • realizar diagnósticos sociodemográficos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
    • construir protótipos de modelos e produtos;
    • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
    • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
    • coordenar a política científica de bibliotecas;
    • orientar estágios de pós-doutorado;
    • manter-se atualizado;
    • empreender projetos em negócios;
    • assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa;
    • representar a categoria em órgãos colegiados;
    • realizar visitas científicas;
    • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
    • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
    • coordenar cursos de extensão;
    • chefiar departamentos;
    • escrever resenhas;
    • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
    • orientar a vida acadêmica dos alunos;
    • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
    • orientar mestrandos;
    • elaborar projetos pedagógicos;
    • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
    • testar hipóteses;
    • proferir palestras;
    • assessorar a criação de empresas-júniores;
    • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
    • participar de comissões de organização de eventos;
    • montar bancos de dados;
    • assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
    • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
    • assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados;
    • assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais;
    • orientar doutorandos;
    • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
    • participar de eventos científicos;


    Setores que mais contratam Professor de matemática pura (no ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Outras atividades esportivas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria