Salário para o cargo de Professor de computação (no ensino superior)
CBO 2341-20 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de computação (no ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Quanto ganha um Professor de computação (no ensino superior)

Um Professor de computação (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.281,10 e R$ 26.960,15, com a média salarial de R$ 7.028,91 e o salário mediana em R$ 2.840,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de computação (no ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.028,91 84.346,98 1.757,23 52,12
1º Quartil 1.281,10 15.373,25 320,28 9,50
Salário Mediana 2.840,40 34.084,80 710,10 21,06
3º Quartil 20.560,96 246.731,51 5.140,24 152,46
Teto Salarial 26.960,15 323.521,75 6.740,04 199,91


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.384 - 6.345 2.818,28 1.383,60 2.189,78 5.238,86 6.345,46
Guarulhos - SP 3.700 - 15.297 8.140,68 3.700,18 8.322,60 12.629,32 15.297,01
Belo Horizonte - MG 1.396 - 10.563 3.702,97 1.396,08 2.365,60 8.721,26 10.563,45
Fortaleza - CE 1.406 - 105.812 23.340,24 1.406,13 2.212,25 87.359,20 105.812,08
Rio de Janeiro - RJ 1.397 - 21.643 6.963,75 1.396,60 2.348,28 17.868,88 21.643,33
Sorocaba - SP 1.200 - 8.873 4.553,19 1.200,00 4.564,40 7.325,83 8.873,26
Blumenau - SC 8.322 - 14.490 9.279,81 8.322,29 8.422,95 11.963,31 14.490,32
Marilia - SP 1.204 - 14.603 6.075,31 1.203,87 4.083,30 12.056,22 14.602,86
Presidente Prudente - SP 1.196 - 9.554 3.523,50 1.196,00 3.588,00 7.888,10 9.554,30
Maringá - PR 1.280 - 10.973 3.609,83 1.280,00 1.426,00 9.059,71 10.973,39
Teresópolis - RJ 1.059 - 3.595 2.017,48 1.058,76 2.141,58 2.968,34 3.595,34
Ponta Grossa - PR 1.087 - 2.428 1.576,52 1.087,00 1.450,00 2.004,60 2.428,03
Caxias do Sul - RS 4.201 - 6.415 4.539,00 4.201,00 4.366,00 5.296,00 6.414,67
Praia Grande - SP 1.278 - 4.213 1.718,04 1.278,00 1.278,00 3.478,20 4.212,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.414 - 12.851 4.882,79 1.413,50 3.588,00 10.609,55 12.850,60
Minas Gerais 1.183 - 9.205 3.280,89 1.183,29 2.365,60 7.599,63 9.204,90
Rio Grande do Sul 1.818 - 25.088 7.737,38 1.817,59 4.577,46 20.712,50 25.087,60
Paraná 1.212 - 86.717 18.182,54 1.212,37 1.891,25 71.593,94 86.716,73
Ceará 1.471 - 90.158 19.530,06 1.471,40 2.445,46 74.435,11 90.158,04
Rio de Janeiro 1.185 - 17.851 5.262,13 1.184,60 2.401,36 14.737,56 17.850,57
Santa Catarina 2.178 - 13.356 7.286,52 2.178,33 8.322,29 11.027,05 13.356,29
Pará 1.100 - 13.055 3.713,12 1.100,00 2.478,33 10.778,70 13.055,48
Bahia 1.045 - 4.810 2.336,23 1.045,00 1.664,25 3.971,00 4.809,79


Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de computação (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • colaborar em atividades institucionais;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • comunicar-se;
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • orientar alunos;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • realizar pesquisas;

  • Atividades

    • escrever resenhas;
    • avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações;
    • buscar fontes de financiamento;
    • produzir textos didáticos;
    • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
    • realizar diagnósticos sociodemográficos;
    • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
    • participar da administração de órgãos de classe;
    • reformular suas ideias;
    • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
    • implantar laboratórios;
    • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
    • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
    • coordenar cursos de extensão;
    • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
    • orientar estágios docentes (ped-capes);
    • assessorar pesquisas da comunidade;
    • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
    • implementar laboratórios de ensino;
    • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
    • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
    • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
    • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
    • avaliar o desempenho do aluno;
    • demonstrar criatividade;
    • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
    • realizar intercâmbios técnico-científicos;
    • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
    • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
    • assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias;
    • relacionar teoria à prática;
    • orientar a vida acadêmica dos alunos;
    • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
    • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
    • editar livros e revistas;
    • dirigir unidades acadêmicas;
    • manter-se atualizado;
    • propor novos métodos de ensino;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • averiguar adequação de modelos visando à validação;
    • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
    • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
    • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
    • trabalhar em equipe;
    • empreender projetos em negócios;
    • escrever artigos de opinião na imprensa;
    • elaborar projetos;
    • elaborar critérios para admissão de alunos;
    • desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais;
    • demonstrar objetividade;
    • coordenar cursos de graduação;
    • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
    • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
    • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
    • participar da administração de associações científicas;
    • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
    • participar de comissões de organização de eventos;
    • definir o perfil do corpo docente e discente;
    • participar de comissões;
    • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
    • proferir palestras;
    • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
    • assessorar a criação de empresas-júniores;
    • coordenar cursos de pós-graduação;
    • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
    • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • orientar alunos para a criação de novos empreendimentos;
    • orientar auxiliares de ensino (graduados);
    • orientar estágios;
    • orientar estágios de pós-doutorado;
    • elaborar cursos de extensão;
    • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
    • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
    • dominar sua área de conhecimento;
    • assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos;
    • realizar visitas científicas;
    • elaborar projetos pedagógicos;
    • orientar mestrandos;
    • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
    • planejar disciplinas;
    • disseminar resultados de pesquisa;
    • testar hipóteses;
    • coordenar eventos científicos;
    • orientar monografias de conclusão de curso;
    • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
    • chefiar departamentos;
    • levantar questões a serem investigadas;
    • criar lista de discussão;
    • escrever artigos técnicos científicos;
    • produzir software e hardware;
    • representar a categoria em órgãos colegiados;
    • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
    • coletar e analisar dados;
    • desenvolver teorias;
    • assessorar as atividades das empresas-júniores;
    • disponibilizar material didático ´on line´;
    • orientar estudantes para competições acadêmicas;
    • participar de eventos científicos;
    • assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa;
    • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
    • assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados;
    • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
    • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
    • utilizar correio eletrônico (e-mail);
    • interpretar resultados;
    • investigar o estado da arte do tema proposto;
    • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
    • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
    • manifestar empatia;
    • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
    • assessorar profissionais de diversas áreas;
    • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
    • modelar fenômenos, dados e processos;
    • elaborar cursos de especialização;
    • assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios;
    • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
    • montar bancos de dados;
    • projetar laboratórios de ensino;
    • construir protótipos de modelos e produtos;
    • dar concretude aos conceitos abstratos;
    • revisar periodicamente a grade curricular;
    • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
    • coordenar a política científica de bibliotecas;
    • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
    • assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais;
    • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
    • transferir conhecimento para empresas e outros órgãos;
    • preparar aulas e avaliações;
    • coordenar a política científica de laboratórios;
    • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
    • participar da organização de processos de seleção;
    • utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos;
    • orientar alunos monitores (graduandos);
    • orientar doutorandos;


    Setores que mais contratam Professor de computação (no ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Treinamento em informática
    • Ensino médio
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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