Salário para o cargo de Médico higienista
CBO 2251-39 > Médicos clínicos

Médico higienista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam consultas e atendimentos médicos, tratam pacientes e clientes, implementam ações de prevenção de doenças e promoção da saúde tanto individuais quanto coletivas, coordenam programas e serviços em saúde, efetuam perícias, auditorias e sindicâncias médicas, elaboram documentos e difundem conhecimentos da área médica.

Quanto ganha um Médico higienista

Um Médico higienista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.216,26 e R$ 19.564,50, com a média salarial de R$ 7.625,86 e o salário mediana em R$ 6.397,39 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Médico higienista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.625,86 91.510,34 1.906,47 53,81
1º Quartil 1.216,26 14.595,15 304,07 8,58
Salário Mediana 6.397,39 76.768,68 1.599,35 45,14
3º Quartil 14.920,72 179.048,67 3.730,18 105,29
Teto Salarial 19.564,50 234.773,98 4.891,12 138,06


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina
        • Médicos clínicos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
João Monlevade - MG 1.045 - 17.383 6.041,76 1.045,00 1.072,50 14.351,37 17.382,81
Salvador - BA 3.167 - 14.333 7.417,15 3.167,15 8.167,15 11.833,82 14.333,48
São Paulo - SP 5.500 - 23.692 11.733,84 5.500,00 12.608,81 19.560,39 23.692,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.045 - 17.383 5.784,92 1.045,00 2.300,00 14.351,37 17.382,81
São Paulo 1.161 - 20.930 9.895,91 1.160,68 12.608,81 17.280,20 20.930,29
Bahia 3.167 - 14.333 7.417,15 3.167,15 8.167,15 11.833,82 14.333,48


Principais locais de trabalho

Médicos clínicos exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Médicos clínicos

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.


Funções e atividades do Médico higienista

Médicos clínicos devem:

  • efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas;
  • coordenar programas e serviços em saúde;
  • difundir conhecimentos médicos;
  • elaborar documentos médicos;
  • tratar pacientes e clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar consulta e atendimento médico;
  • promover a saúde da família;
  • implementar ações de promoção da saúde;

  • Atividades

    • desenvolver procedimentos;
    • solicitar exames complementares;
    • demonstrar imparcialidade de julgamento;
    • ministrar aulas;
    • emitir pareceres;
    • demonstrar capacidade de acolhimento;
    • realizar exames complementares;
    • monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados;
    • elaborar documentos de imagem;
    • elaborar protocolos de condutas médicas;
    • supervisionar equipe de saúde;
    • mapear área de atuação;
    • prescrever medidas higiênico-dietéticas;
    • reabilitar pacientes e clientes (condições biopsicossociais);
    • rastrear doenças prevalentes;
    • selecionar pacientes em situações específicas;
    • executar tratamento com agentes físicos;
    • cultivar órgãos e tecidos;
    • atender usuários nas ubss, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • levantar hipóteses diagnósticas;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • realizar propedêutica instrumental;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador;
    • gerenciar recursos financeiros;
    • avaliar momento biográfico;
    • executar tratamento com agentes químicos;
    • descrever ações médicas;
    • executar terapêutica genética;
    • preparar material didático;
    • demonstrar altruísmo;
    • participar de encontros, congressos e demais eventos científicos;
    • avaliar conhecimento de especialistas;
    • distribuir tarefas;
    • divulgar informações em mídia;
    • indicar necessidade de internação;
    • redigir trabalhos científicos;
    • executar transplantes de órgãos e tecidos;
    • colher depoimentos;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • arquivar documentos;
    • discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares;
    • realizar atendimentos de urgência e emergência;
    • emitir declarações;
    • avaliar atos médicos;
    • planejar tratamento de clientes e pacientes;
    • estabelecer prognóstico;
    • demonstrar ações médicas;
    • atualizar informações cadastrais;
    • promover atividades educativas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • supervisionar propedêutica instrumental;
    • assistir parto;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • implantar órteses e próteses;
    • demonstrar empatia;
    • guardar órgãos e tecidos;
    • demonstrar tolerância;
    • promover campanhas de saúde;
    • acompanhar plano terapêutico do usuário;
    • retirar órgãos e tecidos;
    • auxiliar normatização de atividades médicas;
    • selecionar equipe de trabalho;
    • indicar tratamento;
    • praticar procedimentos intervencionais;
    • preparar projetos de pesquisa;
    • acompanhar desenvolvimento cognitivo/emocional do educando/educador;
    • responder quesitos periciais;
    • preencher formulários de notificação compulsória;
    • interpretar dados de exame clínico e exames complementares;
    • participar das atividades de planejamento;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de adequar linguagem;
    • despachar expediente;
    • efetuar necropsias;
    • incentivar a participação da comunidade;
    • elaborar material informativo e normativo;
    • organizar encontros científicos;
    • demonstrar capacidade de atenção seletiva;
    • organizar cursos de educação continuada;
    • examinar documentos médicos;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adscrita;
    • estabelecer plano de ações em saúde;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • implementar medidas de biossegurança;
    • encaminhar usuários a outros profissionais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • realizar anamnese;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • prescrever tratamento;
    • realizar atendimento em consultório;
    • supervisionar atos médicos;
    • indicar terapias não medicamentosas;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • realizar exame físico;
    • desenvolver equipamentos;
    • realizar visitas domiciliares;
    • participar das avaliações da equipe;
    • demonstrar rapidez de percepção;
    • fiscalizar treinamento médico;
    • elaborar procedimentos operacionais padrão;
    • demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal;
    • solicitar interconsultas;
    • administrar situações de urgência e emergência;
    • emitir receitas;
    • receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos;
    • demonstrar capacidade de lidar com situações adversas;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • montar escala de serviços;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • realizar diagnóstico de saúde da comunidade;
    • executar tratamento com agentes biológicos;
    • diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes;
    • implementar medidas de saúde ambiental;
    • praticar psicoterapia;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • desenvolver pesquisas em medicina;
    • emitir laudos;
    • ministrar tratamentos preventivos;
    • elaborar relatórios;
    • constituir comissões médico-hospitalares;
    • elaborar prontuários;
    • vistoriar ambientes de trabalho;
    • promover ações de controle de vetores e zoonoses;
    • formular quesitos periciais;
    • definir território de atuação;
    • demonstrar capacidade de preservar sigilo médico;
    • participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde;
    • especificar insumos;
    • praticar intervenções clínicas;
    • redefinir a doença para o paciente individualizando seu significado;
    • prescrever imunização;
    • estimular paciente no desenvolvimento da autonomia e autocuidado;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • realizar visitas hospitalares;
    • emitir atestados;
    • prestar depoimentos;
    • prestar consultorias e assessorias;
    • vistoriar equipamentos e instalações;
    • participar das atividades de educação permanente;


    Setores que mais contratam Médico higienista no mercado de trabalho

    • Administração pública em geral
    • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de limpeza
    • Cultivo de outros cereais não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Chargista